Vencedor no Festival do Rio, "Paloma" estreia dia 10
Cinema Nacional

Vencedor no Festival do Rio, “Paloma” estreia dia 10

O filme “Paloma” foi consagrado como o Melhor Longa da mostra competitiva da Première Brasil do Festival do Rio de 2022, também levou os troféus de Melhor Atriz, para Kika Sena, que interpreta a personagem-título, e o Prêmio Félix, concedido a obras com temática LGBTQIA+.

Agora, o longa será exibido na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, nos dias 27 e 28 de outubro e na sequência estreia em circuito nacional no dia 10 de novembro.

Arte-educadora, diretora teatral, poeta e performer brasileira, Kika Sena se torna a primeira atriz transexual a receber o prêmio no Festival do Rio, e ela afirma que o Troféu Redentor é “uma oportunidade para os corpes trans estarem em todos os lugares e não só onde a sociedade acha que podemos estar

Produzido pela pernambucana Carnaval Filmes, em coprodução com a portuguesa Ukbar Filmes, o longa será lançado em cinemas pela Pandora Filmes, e já foi exibido em festivais internacionais, em cidades como Londres e Huelva, o filme fez sua première mundial no Festival de Munique em julho passado.

Roteirizado por Gomes, Armando Praça e Gustavo Campos, PALOMA parte de uma história real, que o diretor leu num jornal, e tem como protagonista Kika Sena, arte-educadora, diretora teatral, atriz, poeta e performer, interpretando Paloma, uma mulher trans que trabalha como agricultora no sertão de Pernambuco.

Seu maior sonho é se casar na igreja católica, com seu namorado Zé (Ridson Reis). Eles já vivem juntos, e criam uma filha de 7 anos chamada Jenifer (Anita de Souza Macedo). O padre, porém, recusa o pedido, mas nem por isso Paloma desistirá de realizar seu sonho.

Porém, precisará enfrentar o preconceito e o conservadorismo para realizar esse seu desejo. O roteiro partiu de uma notícia que o diretor leu num jornal sobre uma mulher trans que sonhava em casar numa igreja católica com véu e grinalda.

Em sua equipe artística, PALOMA conta Pierre de Kerchove (“Eu quero voltar sozinho, “Joaquim”), na direção de fotografia; Rita M. Pestana (“Fortaleza Hotel”) assina a montagem; e a direção de arte é de Marcos Pedroso (“Cinema, Aspirinas e Urubus, “Madame Satã”). O casting foi feito por Maria Clara Escobar. E preparação de elenco por Silvia Lourenço. A produção do filme é de João Vieira Jr. e Nara Aragão.

Deixe seu comentário