7 atores que mudaram fisicamente para viver um personagem
Cinema Mundial

7 atores que mudaram fisicamente para viver um personagem no cinema

Para passar mais veracidade, atores muitas vezes precisam se despir da vaidade em nome da arte

Quantas vezes um ator aparece em um filme tão irreconhecível que ficamos na dúvida sobre quem é? São as transformações necessárias para que ao olharmos o personagem em cena, esqueçamos que aquilo é ficção. A arte tem esse poder mágico, de nos transportar para aquele momento específico, por isso toda dedicação do ator vale a pena, se for para dar mais veracidade àquele momento.

Quando nos deparamos com os heróis na telona, por exemplo, nem lembramos que eles são de carne e osso e que podem andar tranquilamente por aí. É o poder da musculação e da preparação física que passam para encarnar o personagem, para dar aquele toque quase divino à anatomia do corpo. O mesmo acontece quando é preciso emagrecer bastante, a depender da proposta do papel. Atores muitas vezes precisam se despir da vaidade em nome da arte.

Michael B. Jordan

Uma das histórias mais surpreendentes de superação aconteceu com o ator Michael B. Jordan, quando gravou o filme  Creed – Nascido Para Lutar. Jordan, que tinha um porte físico magro, malhou com muita intensidade nas vésperas da gravação para ficar com o corpo de um lutador de boxe profissional. O resultado foi surpreendente e arrancou elogios do veterano Sylvester Stallone.

Christian Bale

O desafio sempre está no radar do ator Christian Bale. Para viver o protagonista no filme  O Operário, Bale praticamente precisou passar fome. Logo depois, para dar vida ao Batman precisou recuperar o peso, com uma transformação radical em sua dieta, e se dedicar à musculação pesada. O ator transformou seu corpo completamente em pouco tempo.

Hugh Jackman

Quando surgiu a oportunidade do ator Hugh Jackman interpretar um dos heróis mais famosos dos quadrinhos, o Wolverine, ele agarrou com unhas e dentes. Na ocasião, o grande público ainda não conhecia o ator, que nunca tinha feito nenhum trabalho no cinema. Quem viu Jackman cantar e dançar no teatro, não imaginou que ele faria tão bem o mutante, que só foi possível graças a muita dedicação e uma rotina pesada de exercícios.

Gal Gadot

Quem assistiu a israelense Gal Gadot em Velozes e Furiosos, nem imaginou que ela daria vida à Mulher-Maravilha mais tarde, isso porque o tipo físico da atriz é bem magrinho. Mas, para agarrar a oportunidade de viver a guerreira amazona nas telonas, Gal se dedicou muito e precisou ganhar massa muscular, além de fazer uma dieta rigorosa. Lá pelo decorrer das gravações, a atriz descobriu que estava grávida e foi preciso recorrer a efeitos especiais para disfarçar a barriga.

Chris Pratt

O ator Chris Pratt precisou entrar em uma dieta rigorosa para viver o Senhor das Estrelas em Os Guardiões da Galáxia. Para ganhar um pouco de músculos e perder gordura, Pratt precisou malhar pesado e fazer uma dieta um pouco restritiva. Ele, comilão assumido, teve que se adaptar à sua nova realidade, para tirar a camisa nas telonas.

Natalie Portman

A atriz Natalie Portman já havia participado de vários filmes em que seu físico foi muito exigido, mas de acordo com ela própria, nemhum foi como Cisne Negro, o papel mais difícil de sua carreira, quando interpretou uma dançarina atormentada. Portman precisou reforçar sua dieta para ficar bem magra e também sua rotina de exercícios para ficar com um corpo de bailarina, além de praticar ballet para entender os percalços dos profissionais.

Rodrigo Santoro

O ator brasileiro aparece irreconhecível no filme 300 ao interpretar Xerxes. O fato do personagem ser um pouco sobrenatural e ficar a maior parte do tempo semi-nu fez com que o ator precisasse passar por uma verdadeira transformação para interpretá-lo. Além de ter que malhar pesado para conseguir um corpo quase esculpido, Santoro teve que investir em uma dieta rigorosa, passou por horas de maquiagem e caracterização no set de gravação, além de ter que depilar todo o corpo com cera.

O trabalho de preparação corporal é muito intenso e cansativo para os atores, que precisam de muita disciplina, dieta e musculação para ganhar ou perder peso em um curto espaço de tempo. Para ganhar massa muscular, é comum que invistam em suplementação à base de creatina, que ajuda no ganho de massa, dá força ao corpo e melhora a disposição. No final, o sucesso é o melhor retorno para tanto sacrifício.

Deixe seu comentário