Sétima arte e vinhos: duas criações francesas que harmonizam
Cinema Mundial

Sétima arte e vinhos: duas criações francesas que harmonizam

Conheça obras cinematográficas que retratam toda a paixão e sensibilidade que o vinho significa para seus apreciadores

A arte sempre se fez presente na história da humanidade. Através dela o homem buscou formas de expressar suas vivências, experiências e sentimentos. Na Idade Moderna, uma verdadeira revolução deu mais vida e movimento à arte. Foi através de luzes passando através de filmes fotográficos que dois irmãos franceses criaram o cinema.

É da França também que outro produto que tem tudo a ver com arte teve sua gênese. A associação é quase imediata: os vinhos franceses estão entre os vinhos mais aclamados e famosos do mundo. De combinação perfeita, não foram poucas as vezes que a sétima arte retratou a bebida. Pudera! Nada mais mexe com as sensações do que essas duas criações. Logo, são diversas obras que contaram com essa participação especial em suas tramas.

Entre documentários e obras de ficção, o vinho e seus apreciadores sempre foram retratados nas telinhas e telonas. Fora delas, diversas celebridades expressavam sua paixão pela bebida. O famoso diretor de “O Poderoso Chefão”, Francis Ford Coppola, é proprietário de diversas vinícolas. Brad Pitt e Angelina Jolie, Cameron Diaz, Antonio Banderas e Sarah Jessica Parker estão entre os atores famosos que possuem suas próprias marcas de vinho, alguns de larga produção e mesmo muito aclamados.

Nas telonas, é difícil não lembrar de James Bond que, entre um dry martini e outro, era um grande apreciador do famoso vinho Don Perignon. O champagne, espécie de vinho espumante, também é celebrado por Marilyn Monroe no famosíssimo filme “O Pecado Mora ao Lado”, aquele da cena do golpe de ar que sai do metrô e levanta o vestido de Marilyn.

Um longa que retrata bem a paixão pela bebida é “Sideways: Entre Umas e Outras”. A obra de 2004, vencedora do Oscar do ano seguinte, é um drama que retrata a vida de um apaixonado por vinhos e seu melhor amigo. Os dois saem em viagem para uma despedida de solteiros degustando vinhos pelas vinícolas do estado da Califórnia. É estrelado por Paul Giamatti e Thomas Haden Church, mas é o vinho que é o ator principal da trama.

O premiado ator Alan Rickman estrela “O Julgamento de Paris”, de 2008. Ele vive um sommelier, ou seja, um apreciador e conhecedor de vinhos, que procura ganhar uma competição de vinhos na capital francesa. Ele viaja até os Estados Unidos com a intenção de encontrar um vinho bom e barato que o leve à vitória. Ele encontra o vinho do Vale de Napa, que realiza a façanha.

E para quem deseja se especializar na bebida, o documentário “Somm” é indispensável. Ele mostra a saga de quatro pretendentes ao título máximo do conhecimento mundial na bebida, o de “Mestre Sommelier”. Também retrata toda a dificuldade técnica de se tornar um grande conhecedor de vinhos e mostra os bastidores dessa profissão. Nela, o aspirante deve dominar as técnicas do servir, além de toda teoria envolvendo os rótulos e ainda um teste de olfato.

Do sofá de casa, curtindo uma boa pipoca harmonizada com um bom vinho rosé, não há quem não aprecie essas obras e não fique mais encantado com os prazeres desta bebida. Essas obras e muito mais estão disponíveis nos serviços de streaming e provam que a sétima arte e o vinho tem tudo a ver!

Deixe seu comentário