Drama, o gênero preferido dos brasileiros
Cinema Mundial

Drama, o gênero preferido dos brasileiros

Qual seria a fórmula para o sucesso? No que diz respeito aos gostos do público brasileiro, algumas respostas podem ser óbvias, embora outras exijam estudos um pouco mais aprofundados. Pesquisas de marketing ajudam a compreender o gosto dos consumidores. A indústria do entretenimento se utiliza delas para saber no que investir e monitorar mudanças de hábitos.

No que diz respeito ao consumo on-line de esportes, por exemplo, pesquisas nos ajudam a entender os dados mais recentes. Como podemos ver no infográfico do blog da ExpressVPN, o qual apresenta estatísticas sobre os esportes mais assistidos on-line no Brasil (pesquisa realizada com o auxílio da ferramenta Google Trends), o futebol aparece em primeiro lugar, seguido pelo UFC e a Fórmula 1 (empatados na segunda posição), o vôlei (terceiro lugar) e o tênis (quarto lugar). 

Por sua vez, quando o assunto são as lojas mais frequentadas pelos brasileiros, Centauro (artigos esportivos), Vestcasa (artigos para o lar) e Assaí (atacado) ocuparam as primeiras posições em 2022. A pesquisa foi feita pela FIA Business School e pelo IBEVAR (Insituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo). Todos os participantes foram analisados a partir de um sistema de inteligência artificial, e o resultado nos ajuda a compreender melhor o perfil de consumo da população brasileira.

Igualmente com o objetivo de captar o perfil dos consumidores de conteúdo, desta vez no setor do cinema, a Netflix recentemente realizou uma pesquisa para entender os hábitos do público brasileiro. Revelou-se, desse modo, que o seu gênero preferido é o drama (sobretudo quando inclui uma dose de ação e comédia). Contudo, a gigante do streaming não parou por aí.

A pesquisa revelou, ainda, que se retirarmos as produções dramáticas nacionais, as quais se encontram em segundo lugar na preferência dos brasileiros, estão os melodramas mexicanos e em terceiro os doramas coreanos (termo utilizado para denominar as novelas coreanas). O que isso diz sobre a sociedade brasileira?

As novelas brasileiras e a dramaturgia

É inegável o poder das novelas no Brasil. Podemos afirmar que esse gênero é para os brasileiros o que os sitcoms são para os norte-americanos. Isso diz muito sobre a nossa cultura e preferências para além da televisão. Que jogue a primeira pedra quem não cresceu com a telinha ligada na novela.

Basta lembrarmos que, há 10 anos, o último capítulo da novela Avenida Brasil quase deixou o país às escuras. Na época, a ONS (Operadora Nacional do Sistema Elétrico) divulgou, apreensiva, os riscos de apagão gerados pela telenovela, já que grande parte dos brasileiros estariam na frente da televisão para acompanhar os momentos finais da história. A preocupação não era sem fundamento, uma vez que outras novelas já haviam registrado aumento elétrico durante seus capítulos finais (como Fina Estampa, em 2012, com 926 megawatts extra na Grande São Paulo e Passione, em 2011, com 2.379 megawatts extra).

O que o brasileiro espera de um drama?

Segundo a Netflix, 71% dos brasileiros entrevistados afirmam que a fórmula dramática perfeita envolve conflitos e emoções. E, após essa afirmação, 82% dos estudados confirmaram que consomem telenovelas.

Contudo, a alta porcentagem vem com um público exigente. De acordo com os interrogados, em primeiro lugar um bom drama precisa ter uma história original e inusitada, com plot twists e uma boa dose de romance.

Em segundo lugar, a trama precisa contar com mocinhos e vilões que vivam por seus papéis, ou seja, nada que fique no meio termo. Em terceiro lugar, o drama deve ser acentuado, com exageros e teatralidade intensificada. 

É possível que a preferência do público brasileiro esteja ligada a uma necessidade de associação. Metade dos entrevistados acreditam que suas vidas tiveram episódios dignos da dramaturgia. Portanto, cenas dramáticas seriam, em certo grau, uma espécie de espelho para suas próprias experiências e um modo de revivê-las. Entretanto, segundo a pesquisa, os brasileiros estão cientes de que esta fórmula funciona apenas no campo do entretenimento, isto é, não buscam drama extra na vida real. Os dados revelados funcionam para a Netflix, a qual continua lançando séries e filmes com a aprovação do público. Todos satisfeitos.

Deixe seu comentário