Pinturas famosas que inspiraram o cinema
Pinturas famosas que inspiraram o cinema e que você não percebeu
Cinema Mundial

Pinturas famosas que inspiraram o cinema e que você não percebeu

Descubra alguns filmes que escondem em seus quadros releituras de obras de arte

É inegável que a arte possui um papel muito importante na sociedade. Além de instigar e promover a reflexão, diversas obras marcam as nossas vidas e passam a nos inspirar cotidianamente. No cinema, isso não é diferente. Diretores, roteiristas, atores, figurinistas, maquiadores, diretores de fotografia, diretores de arte, entre outros profissionais que trabalham na produção de um filme, também se inspiram em obras de arte na hora de produzir sua própria obra. Confira, a seguir, algumas produções que trouxeram para as telonas sua própria reinterpretação de obras de arte famosas.

.

Carrie, a Estranha

Nesse clássico do terror, Carrie é repetidamente um alvo de violência e abuso. Na escola, ela sofre bullying de seus colegas. Já em casa, sua mãe, uma fanática religiosa, a maltrata o tempo todo. Tudo muda quando, durante seu baile de formatura, os alunos da escola pregam uma peça nela, levando-a ao limite. É quando Carrie passa a se defender com seus poderes telecinéticos recém-descobertos.

A pintura de Gustave Moreau, Study for Lady Macbeth (1851), inspira um dos quadros do filme. Nessa cena, Carrie é rodeada por chamas e permanece em pé ao centro.

.

Show de Truman

Nesse filme, Jim Carrey dá vida a Truman Burbank, um homem que tem toda a sua vida televisionada sem o seu consentimento. Seus amigos, sua esposa e até mesmo seus pais são atores contratados para enganá-lo e criar um enredo para um programa de TV. Um dia, Truman passa a desconfiar do que está acontecendo, e busca encontrar respostas sobre si mesmo.

Em Show de Truman, uma das sequências finais faz uma releitura de Architecture au Claire de Lune (1956), de René Magritte.

.

A Origem

A ficção científica de Christopher Nolan, A Origem, traz um enredo em que os sonhos e a realidade podem se confundir entre si. O protagonista Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um ladrão muito talentoso, com sua técnica de entrar nos sonhos de suas vítimas. Ele é contratado por Saito (Ken Watanabe) para implantar uma ideia na mente de Robert Fischer (Cillian Murphy), um herdeiro milionário rival. Apesar de um planejamento minucioso, empecilhos podem colocar toda a missão em risco.

Em uma das cenas do longa, o personagem Arthur (Joseph Gordon-Levitt) explica o que é um paradoxo, e a fotografia da sequência remete à obra Relativity (1953), do holandês Escher.

.

Coraline e o Mundo Secreto

Nessa belíssima animação, a protagonista Coraline está desanimada com sua vida normal, até que um dia ela encontra uma porta secreta que a transporta para uma realidade diferente. Nesse novo mundo que se abre, a sua vida é muito melhor que no mundo real. Apesar de no começo esse outro mundo parecer maravilhoso, Coraline logo descobre que nem tudo é perfeito, e antes que seja tarde demais, precisa encontrar uma maneira de escapar.

A Noite Estrelada (1889), de Van Gogh, serve de inspiração e referência para uma das cenas do filme.

Muitos desses filmes podem ser facilmente encontrados para assistir. Você pode buscá-los em plataformas de streaming ou até mesmo ver na televisão, já que existem inúmeros pacotes que incluem canais de TV, net e voz, de maneira acessível para todos os orçamentos.

Deixe seu comentário