Perigo e muita ação: conheça a profissão de dublê
Cinema Mundial

Perigo e muita ação: conheça a profissão de dublê

Saiba mais sobre o profissional responsável por interpretar cenas de alto risco

Lutas, saltos, perseguições e tiroteios são ingredientes básicos na receita dos filmes de ação modernos. E graças ao sucesso dos filmes de super-heróis, cenas de ação têm se tornado cada vez mais presentes nas produções, tornando ainda mais essencial a profissão de dublê.

Do inglês “body double”, o dublê é um profissional treinado que executa cenas de ação que o ator primário não pode executar, seja por falta de aptidão física ou necessidade de conservar a saúde, evitando riscos.

Por exemplo, em Batman, que estreou recentemente, o ator Robert Pattinson demonstrou resistência para atingir a forma física necessária, mas mesmo assim, as cenas de luta e perseguições sobre rodas do filme continuam impecáveis. Isso se dá pelo uso do dublê, que teve o privilégio de dar vida às habilidades de combate do cavaleiro das trevas.

A profissão exige muita dedicação, tanto para adquirir as habilidades quanto para fazer as escolhas certas, mas para quem gosta de esportes radicais, lutas e afins, vale a pena conferir os detalhes.

Formação

Para ser dublê, no Brasil e em muitos outros países, não é necessário ser formado, mas é importante procurar escolas e centros de treinamento respeitados, pois as produtoras sempre procuram por profissionais que entendam bem do assunto.

Essas instituições dedicadas ao treinamento de dublês oferecem cursos intensos e voltados para o desenvolvimento das aptidões físicas necessárias. Muitos currículos incluem treinos, coreografia de lutas, incêndio corporal, tiro, salto de carros em movimento, perseguição em carro e moto, maquiagem de ferimentos, preparação de elenco e muitas outras atividades relacionadas.

O que é necessário para ingressar?

Muita dedicação e disciplina. No mercado, treinos com armas são realizados com armas verdadeiras, carregadas com bala de festim, que não causam ferimentos, mas é necessário um controle rigoroso de todas as medidas de segurança.

Para estas cenas, estar familiarizado com armas de airsoft, por exemplo, já é um grande passo. Para todas as outras, o rigor é o mesmo, mas para aqueles que praticam esportes do tipo parkour, paraquedas, lutas e outras atividades físicas intensas, a caminhada é muito mais curta.

O mercado

No Brasil, as condições são razoavelmente estáveis. As produções de ação não são tão comuns quanto nos EUA, mas as produtoras ainda procuram por dublês com relativa frequência.

O profissional da área ganha por produção, o que significa que ele recebe por cena, e o cachê costuma ser de, no mínimo, R$ 150, com a remuneração mensal podendo chegar a até R$ 6 mil, após 10 anos de experiência. As produtoras costumam consultar os próprios centros de treinamento à procura desses profissionais.

O dublê precisa estar preparado para entrar no mesmo papel que o ator, mas fazer a parte mais difícil.

Deixe seu comentário