A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas merecia o Oscar
Artigo

Motivos pelos quais A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas merecia o Oscar de Melhor Animação

É fato que as premiações mundiais do cinema nem sempre agradam a todos com seus resultados para certas obras desenvolvidas durante o ano. Este é o caso da cerimônia mais esperada no mundo do entretenimento, o Oscar, o qual entrega polêmicas e muitas controvérsias durante sua transmissão.

Dentre inúmeras discussões sobre os filmes selecionados para a premiação do ano na categoria de Melhor Animação, A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas surpreendeu a todos com sua narrativa extremamente atual, além do visual futurista e impressionantemente contrastante.

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas:

A estória dessa divertida animação baseia-se nas vivências pessoais da jovem Katie Mitchell, que apaixonada por editar vídeos criativos com a participação de seu irmão e cachorro, consegue uma bolsa em uma universidade de cinema fora da cidade.  Entretanto, durante a viagem de ida a faculdade, Katie e sua família se deparam com um acontecimento desastroso: um ataque das máquinas contra os humanos.

Assim, o filme segue as aventuras da jovem, que junto a sua família, precisa salvar a humanidade deste ataque dos robôs inteligentes desenvolvidos por uma grande empresa tecnológica.

Por que A Família Mitchell deveria levar o Oscar?

Durante as entregas dos principais prêmios da noite do Oscar, vários críticos e espectadores torciam para que a Família Mitchell levasse Melhor Animação do ano, principalmente pela quebra da enorme tradição dos estúdios Disney e Pixar como ganhadores oficiais.

Desenvolvida pela Sony Pictures Animation Movies, a Família Mitchell levou para a casa o prêmio de uma das maiores cerimonias especializadas em animação, Annie Awards. O longa da Sony estava ao lado de grandes nomes da categoria, como Encanto, a aclamada animação da Disney sobre a jovem colombiana que precisa lidar com suas frustrações por não ter poderes mágicos. 

Entretanto, na noite do Oscar, Encanto conseguiu levar o prêmio da noite, deixando alguns cinéfilos bem decepcionados com a escolha (entre eles o que vos escreve, rs). E isso se deve à qualidade narrativa da Família Mitchell, que intercala entre os problemas familiares da jovem Mitchell com seu pai durante a adolescência, e a aventura estimulante que traz mensagens fortes ao espectador sobre a dependência humana doentia com a tecnologia.

A Família Mitchell consegue trazer um ar semelhante ao considerado uma das melhores animações já feitas de super-heróis, Homem-Aranha no Aranhaverso, não só por ter sido desenvolvida pelos mesmo produtores, mas pelo visual water paiting (tons azuis), e as linhas orgânicas em todos os quadros- simulando os quadrinhos físicos.

Não só isso, conforme observado pelo chefe supervisor de animação da Sony, Nick Kondo, a equipe desenvolveu novas técnicas de animação para dar vida a alguns dos personagens mais destrutivos do filme. Em particular, os androides (robôs) que transformam o corpo e caçam os Mitchells.

Desta maneira, uma nova ferramenta foi criada pela equipe para cortar os modelos de personagens no software de animação, e juntá-los novamente para obter uma aparência de transição. Com os robôs desmoronando e se reformando, a técnica complexa permitiu que essa escolha de animação realmente fluísse na versão final.

Logo, com toda a capacidade criativa técnica e narrativa, a Família Mitchell foi uma grande injustiçada da noite, mesmo que o prêmio tenha sido entregue para uma grande animação com qualidades técnicas também impecáveis. Entretanto, seria muito interessante uma quebra de padrões Disney no Oscar, e um prazer imenso ver os Mitchells derrotando novamente fortes concorrentes.

Deixe seu comentário