Confira 5 séries que investem no protagonismo feminino
Cinema Mundial

Confira 5 séries que investem no protagonismo feminino

Obras recentes trazem um novo olhar para as histórias, tendo mulheres como protagonistas

As produções artísticas, por muito tempo, se pautaram exclusivamente nas narrativas que traziam à tona os conflitos e pontos de vista masculinos. O estilo narrativo de Joseph Campbell, chamado de “Jornada do Herói”, serviu de base para grandes clássicos como a saga Star Wars e Senhor dos Anéis. Com o crescimento da demanda por produtos que trouxessem as mulheres como protagonistas, a indústria cinematográfica precisou se atualizar. 

O novo storytelling mítico, “Jornada da Heroína”, criado por Maureen Murdock, surgiu como uma alternativa no modo de contar histórias. Uma das obras mais recentes a utilizá-la foi o filme “Capitã Marvel”, lançado em 2019. Nas telas menores, pelas séries de TV e streaming, a narrativa que traz o protagonismo feminino amadureceu de maneira impressionante na última década. Vale a pena conferir as produções que constroem novas propostas e enredos. 

1 – Greenleaf

Essa série dramática, produzida por Oprah Winfrey, discute temas relevantes como religião, corrupção, racismo e sexualidade. A maior parte do elenco é composta por pessoas negras, e é protagonizado por Merle Dandridge, no papel de Grace Greenleaf, uma mulher que volta para casa e denuncia as sujeiras que acontecem nos bastidores de uma igreja evangélica.  

2 – Coisa Mais Linda

Com o Rio de Janeiro dos anos 50 como cenário, a série relata, com leveza, a história de 4 mulheres que, à sua maneira, buscam emancipação e enfrentam os desafios de gênero impostos pela sociedade. Racismo, feminicídio, assédio e violência familiar são alguns dos temas que permeiam a história. 

3 – Maravilhosa Sra. Maisel

Também ambientada nos anos 50, essa série entrega um humor sarcástico e boas gargalhadas nos diálogos e nas performances de stand-up de Miriam Midge Maisel, uma dona de casa judia da alta sociedade que se torna comediante após ser traída. A inusitada situação da divertida protagonista traz à tona discussões que atravessam gerações. 

4 – Search WWW

Febre entre o público mais jovem, os k-dramas são produções sul-coreanas que apostam em narrativas envolventes e modernas. Em Search WWW, a trama dessa comédia romântica se concentra na sororidade e nas vidas de três mulheres competitivas, que estão em ascensão na carreira profissional.

5 – Ms. Marvel

Com data prevista de estreia para 8 de junho, essa série da Marvel apresenta Kamala Khan como a nova personagem da Fase 4 do seu universo cinematográfico. A heroína, que é fã da Capitã Marvel, é uma adolescente muçulmana que recebe superpoderes. O enredo promete ser um dos mais progressistas da franquia e atender às cobranças por pautas de grupos minoritários.

Todas essas 5 obras estão disponíveis nas principais plataformas de streaming, e podem ser acessadas pelo celular, smart TV, notebook Samsung ou tablet. Além dessas produções, existem outras que também poderiam estar nesta lista, como, por exemplo, “Aruanas”, “Como defender um Assassino”, “Big Little Lies”, “Cara Gente Branca”, “Grace e Frankie”, entre outros destaques de protagonismo feminino.

Deixe seu comentário