O que é real e o que é ficção em Spencer, filme sobre a princesa Diana
Artigo

O que é real e o que é ficção em Spencer, filme sobre a princesa Diana

Spencer, filme do renomado diretor chileno já ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013 por NO, Pablo Larraín, vem causando vários questionamentos dos espectadores em sua narrativa voltada para o olhar de Princesa Diana com a Família Real Britânica.

Isso porque Spencer tem como principal enfoque a relação de Diana com toda a tradição de Natal da Família Real, que não só a incomoda pela perda de privacidade com diversos empregados da mansão em Norfolk (Sandringham), como também pelos acontecimentos recentes da traição por parte de seu marido, Príncipe Charles.  

Assim, Diana se aprofunda em um processo psíquico extremamente sensível, o que faz sua mente relembrar acontecimentos de sua infância, ao mesmo tempo que sua infelicidade no presente cresce a cada dia, assim como a sua solidão pelos enormes corredores da mansão.

Neste processo, Diana apresenta transtornos comportamentais intrigantes para o espectador, como por exemplo a bulimia e compulsão alimentar, antes pouco falados abertamente para o público.

Além disso, o longa de Larraín traz curiosidades históricas com tradições nunca antes faladas, e crises matrimoniais camufladas pelos holofotes.

Logo, é natural alguns questionamentos após o filme, entre eles o que é real e o que é ficção.

Vamos tirar essa dúvida agora? Fique com a gente!

Pesagem dos convidados

Uma das curiosidades mais instigantes durante o filme, é a tradição das pesagens dos convidados antes e depois de comemorações natalinas na mansão jacobina.

E, por incrível que pareça, vazaram informações que isso realmente ocorria na época!

A crise matrimonial entre Diana e Charles

Como mencionado anteriormente, o longa evidencia uma grande crise no casamento entre Diana e Charles, e muito disso se deve a traição por parte do príncipe de Gales.

Segundo o tabloide diário britânico Daily Mirror, essa crise aconteceu na vida real dos dois.

Não só isso, na véspera de Ano Novo em 1990, eles se envolveram em uma briga tão ruim que a princesa dirigiu sozinha para uma praia de Norfolk, assim como uma passagem mostrada no filme.

A relação de Diana com bulimia e distúrbios alimentares

Spencer enfatiza a todo momento a luta de Diana contra a bulimia, que lhe causava uma relação extremamente tóxica com a comida, fazendo-a ter momentos de extrema compulsão.  

A Princesa Diana sofreu disso em sua vida. Segundo seu próprio relato ao biógrafo Andrew Morton em 1992, tudo começou após a primeira semana de noivado com Charles.

Diana e sua revolta com a tradição das caçadas no dia do Natal

O longa de Larraín deixa uma questão em aberto que muitos não sabem a verdade: no filme, Diana deixa claro para Charles que ela não quer que seus filhos, William e Harry, cacem. Entretanto, não há prova de que Diana tenha ido ao campo para parar o tiroteio ou que sua posição era tão rígida contra as caçadas.

Deixe seu comentário