Evento de valorização dos negros no audiovisual ocorre em novembro
Como respirar fora d'água - filme
Cinema Mundial

Evento de valorização dos negros brasileiros no audiovisual ocorre em novembro

De 05 a 14 de novembro, o NICHO 54, instituto que trabalha pela promoção e valorização dos negros brasileiros no audiovisual, promove a terceira edição do NICHO NOVEMBRO. Contemplando integralmente os três eixos do instituto – Curadoria, Formação e Mercado – , o evento deste ano e segue gratuito e reúne mostra de filmes, com os destaques nacionais e internacionais da safra anual de obras focadas nas vivências negras; atividades de formação, que buscam o compartilhamento de conhecimento e experiências cinematográficas; e participação no mercado audiovisual, por meio de painéis de discussão sobre temas relevantes do setor e rodada de negócios com players do mercado. 

As atividades de Formação serão realizadas via Zoom, mediante inscrição, e as de Mercado  poderão ser acessadas pelo Facebook e Youtube do NICHO 54. Já os filmes serão exibidos pela plataforma de streaming exclusiva SALA 54 (www.sala54.com.br), que abriga todas as mostras on-line de filmes do instituto.

O tema escolhido para edição deste ano é “Para qual normal voltaremos?”, que está em consonância com os anseios e questionamentos da sociedade surgidos a partir da pandemia da Covid-19, como explica Fernanda Lomba, codiretora do NICHO 54:

“Estamos atravessando um momento de extrema complexidade para o audiovisual e para a sociedade como um todo. Por isso, a nossa proposta durante esses 10 dias de NICHO NOVEMBRO é a de criar um espaço físico e simbólico que possibilite visionarmos novas posições e pertencimento, num exercício coletivo de prospecção para a construção e entendimento deste normal que queremos.”

“Lagarto” (“Lizard”), de Akinola Davies Jr

O que terá no NICHO NOVEMBRO:

Marcando a abertura do NICHO NOVEMBRO no dia 05 de novembro, às 19h, o painel “Conversa com o Instituto” traz Fernanda Lomba e Heitor Augusto, diretores do NICHO 54, para um bate-papo com o público. Na ocasião, serão apresentados oficialmente os conselheiros nacionais e internacionais do instituto. Os painéis prosseguem entre os dias 08 e 10 de novembro com discussões voltadas ao eixo mercado e temático do evento e conduzidas por renomados profissionais do setor audiovisual. Todos os encontros serão transmitidos pelo Youtube e Facebook do NICHO 54.

A mostra de filmes do NICHO NOVEMBRO deste ano traz 16 produções nacionais e internacionais, entre curtas e longas-metragens, vindas de nove países. Cada título ficará disponível para acesso por um período de 42 horas a partir da data de estreia no site, que será sempre às 19 horas.

Os filmes são: “Lagarto” (“Lizard”), de Akinola Davies Jr, “Aquilombados” (“Los Cimarrones”), filme de Dami Sainz, “Entre Fogo e Água” (“Entre Fuego y Agua”), de Viviana Gómez Echeverry e Anton Wenzel e “Apátrida”, dirigido por Michèle Stephenson, sobre as tensões raciais e o comportamento xenofóbico da República Dominicana frente ao Haiti. Tem também o brasileiro “Como respirar fora d’água”, de Júlia Fávero e Victoria Negreiros (foto acima).

O eixo Formação do NICHO NOVEMBRO contempla duas atividades abertas ao público mediante inscrição. A primeira delas é “Perspectivas Pretas: Oficina de Crítica Audiovisual”, que será ministrada pelo projeto Indeterminações a convite do NICHO 54. A formação tem a proposta de fomentar o pensamento crítico e reflexivo acerca do audiovisual.

Sobre o NICHO 54:

Atualmente dirigido por Fernanda Lomba e Heitor Augusto, o Instituto NICHO 54 visa fomentar a presença negra no audiovisual. Incorporando perspectivas de gênero, classe e orientação sexual, atua na estruturação de carreiras de pessoas negras com vistas a posições de liderança criativa, intelectual e econômica.

O projeto está estruturado em três pilares: Formação, que compreende a capacitação para jovens profissionais exercerem distintas funções na cadeia do audiovisual e o fomento de cultura cinematográfica para esses agentes; Curadoria, cuja ênfase está na formação do olhar e de disputa do imaginário, seja por meio da programação de filmes quanto na oferta de oficinas e vivências curatoriais para jovens profissionais negros; e Mercado, com ações de estímulo à aproximação entre profissionais e a indústria, bem como atuando na sensibilização de agentes contratantes e realização de ambientes de mercado para projetos de realizadores negros.

O NICHO 54 nasce em diálogo com experiências internacionais que tratam da reparação dos cenários de exclusão de raça e gênero no audiovisual, como o programa Diversity no European Film Market (Berlinale) e Diversity in Cannes (Festival de Cannes).

.

Serviço:

O quê? Nicho Novembro (3ª edição) – Para qual normal voltaremos?

Quando? De 05 a 14 de novembro de 2021

Onde? Pela plataforma Zoom, Facebook do NICHO 54 (https://www.facebook.com/nicho54brasil) e Youtube e pela SALA 54: https://www.sala54.com.br/

Deixe seu comentário