Itaú Cultural Play celebra os 90 anos de Ruy Guerra com mostra de filmes dedicada ao cineasta
Cinema Mundial

Itaú Cultural Play celebra os 90 anos de Ruy Guerra com mostra de filmes dedicada ao cineasta

A partir de 13 de agosto (sexta-feira), a plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro Itaú Cultural Play – www.itauculturalplay.com.br –, acrescenta em seu catálogo uma mostra de filmes dedicada especialmente ao cineasta Ruy Guerra. Com dois longas-metragens do diretor, Os cafajestes e Os fuzis, e dois documentários realizados em sua homenagemO homem que matou John Wayne e Cinema de Guerra – o fora de quadro, aprogramação celebra os 90 anos de um dos maiores criadores do cinema brasileiro. No dia 16, ainda, ele participa do podcast +70, programa de entrevistas do site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.

Gravado em 1963, Os fuzis é considerado um marco do cinema brasileiro moderno. Vencedor do prémio Urso de Prata no Festival de Berlim daquele ano, o filme mescla documentário e ficção tendo conquistado a crítica e o público com um retrato da violência, fome, desigualdade e repressão da época.

A história se passa no nordeste do Brasil, onde um grupo de sertanejos famintos come farinha e bebe água na varanda de uma casa humilde. Enquanto isso, um grupo de soldados chega a Milagres, uma pequena cidade da caatinga. A tropa está lá para proteger de saques o armazém de alimentos de um comerciante local, que teme um levante do povo.

Outro clássico do cineasta disponível na plataforma é Os cafajestes. Este filme marcou época pela inovação na linguagem e o envolvimento em escândalos durante o ano de gravação, em 1962. Conhecido por exibir o primeiro nu frontal do cinema brasileiro, a narrativa transcorre entre as histórias de dois homens que vivem realidades totalmente opostas na cidade do Rio de Janeiro. Eles são Jandir, um malandro familiarizado com o submundo da noite carioca, e Vavá, um playboy da zona nobre, preocupado com a mesada e a fortuna da família. Inimigos do trabalho, eles se juntam para aplicar um golpe. Seu plano é fotografar Leda, a amante do tio rico de Vavá, em cenas comprometedoras e vender as imagens.

Documentários

Produção inédita sobre Ruy Guerra, o curta-documental Cinema de Guerra – o fora de quadro foi realizado por Diogo Oliveira, parceiro de trabalho do cineasta. Em três minutos de imagens, o filme capta as ideias do homenageado a respeito da linguagem audiovisual, em especial, a natureza do quadro e sua repercussão na imaginação do espectador.  Em um palco esfumaçado, Guerra empunha uma câmera e, a partir daí, teoriza a respeito do quadro cinematográfico. Para o diretor, a experiência do cinema acontece para além da imagem vista pelo espectador. O que está fora da tela é um espaço desconhecido, cheio de possibilidades.

A Itaú Cultural Play também inclui no catálogo O homem que matou John Wayne. Entre o documentário e a ficção, o filme é uma jornada poética através das ideias de Ruy Guerra, incluindo sua contribuição para a literatura, a música e o teatro. Realizado em 2015, pelos cineastas Bruno Laet e Diogo Oliveira, a produção é conduzida a partir de um encontro imaginário entre Guerra e o ator americano John Wayne. Com depoimentos de Chico Buarque, do escritor Gabriel García Marquez e do cineasta Werner Herzog, o filme viaja pelas ideias e os filmes do diretor, responsável por obras fundamentais do cinema brasileiro.

Podcast +70

No dia 16 de agosto, Ruy Guerra é personagem entrevistado do podcast +70, programa de entrevistas do Itaú Cultural que interpreta o Brasil por meio das histórias, reflexões e realizações de personalidades da música, literatura e cinema. 


Criada em 2015, em entrevistas com vídeo, a série reuniu depoimentos de diferentes personalidades do meio musical que têm mais de 70 anos. Elza Soares, Jair Rodrigues e Leci Brandão foram alguns dos convidados do programa que, agora, estreia em formato de podcast.


Com os bate-papos conduzidos por Edson Natale, gerente do Núcleo de Música da instituição, às segundas-feiras, serão apresentados 10 capítulos no total.  No dia 23 a entrevistada será a educadora Lydia Horélio. Fechando o mês, no dia 30, a conversar será com o jornalista e escritor pernambucano Raimundo Carrero.

Nesta estreia do podcast, Guerra, poeta, dramaturgo e compositor, além de diretor de cinema, como é mais conhecido, fala sobre sua vida em Moçambique, onde nasceu em 21 de agosto de 1931, de sua chegada ao Brasil e de sua vida no país. Ele comenta, ainda, o seu intercâmbio intelectual e artístico com brasileiros que resultou em produções reverenciadas há seis décadas pela crítica e pelos espectadores. O bate-papo fica disponível no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.

A Enciclopédia Itaú Cultural também tem um verbete sobre o diretor, em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa4050/ruy-guerra

SERVIÇO:

Itaú Cultural Play

Mostra Ruy Guerra

13 de agosto de 2021

Em www.itauculturalplay.com.br

.

Os fuzis (1963)
Duração: 84 min

Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria)

.

Os cafajestes (1962)

Duração: 100 min

Classificação indicativa: 14 anos (drogas lícitas e nudez)

.

O homem que matou John Wayne (2015)

De Bruno Laet e Diogo Oliveira

Duração: 70 min

Classificação indicativa: 12 anos (linguagem imprópria, drogas lícitas e nudez)

Cinema de Guerra – o fora de quadro (2020)

De Diogo Oliveira

Duração: 3 min

Classificação indicativa: Livre

Deixe seu comentário