Festival do Rio chega no Telecine - Cinem(ação) - notícia
DRUK
Cinema Mundial

Festival do Rio chega no Telecine

O Telecine, hub de cinema mais completo do país, e o Festival do Rio, um dos mais tradicionais e prestigiados festivais de cinema da América Latina, se unem para promover uma edição online com filmes inéditos e exclusivos.

Entre os dias 17 e 31 de julho, o Festival do Rio ganha o Brasil por intermédio da plataforma de streaming do Telecine e do Telecine Cult. Na programação, 15 filmes internacionais aclamados de nove países, como Quo Vadis, Aida?, Noite de Reis, DNA, com Fanny Ardant e Louis Garrel, e ganhadores do Globo de Ouro em 2021, como Bela Vingança, Druk – Mais Uma Rodada e O Mauritano. A seleção com todos os títulos que compõem a edição pode ser acessada na cinelist Festival do Rio .

A plataforma de streaming do Telecine será a sala principal de exibições desta edição especial do Festival do Rio. A cada dia, um filme inédito e exclusivo irá estrear no serviço à 0h e ficará disponível para o play por apenas 24 horas. Ou seja, para não perder a oportunidade de conferir nenhum longa, os usuários precisam ficar atentos. Aos sábados, o Telecine Cult reexibirá, sempre às 22h, alguns dos principais longas da seleção.

A abertura do Festival do Rio no Telecine será com Druk – Mais Uma Rodada, no sábado, 17 de julho. O longa foi vencedor do Oscar 2021 de Melhor Filme Estrangeiro. A comédia dramática traz quatro professores que decidem testar a teoria de que ao manter um teor constante de álcool no sangue serão mais felizes e bem-sucedidos. A produção dinamarquesa tem Thomas Vinterberg na direção e Mads Mikkelsen como protagonista.

No dia 20, é a vez do drama The Mauritanian (O Mauritano). O filme é baseado na história real do mauritano Mohamedou Ould Slahi, detido em Guantánamo logo após os ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos. Preso por 14 anos, sem acusações concretas ou julgamento, ele enfrenta diversos obstáculos em busca de liberdade. O filme rendeu à Jodie Foster o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante, além de uma indicação de Melhor Ator Dramático para Tahar Rahim, que vive o prisioneiro.

Longa da Bósnia-Hezergovina indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Quo Vadis, Aida? é o filme do dia 22. No drama de Jasmila Žbanić, Aida é uma tradutora de uma equipe de manutenção da paz. Quando o exército sérvio toma conta da cidade, sua família é detida junto dos milhares de cidadãos bósnios e procura abrigo no acampamento em que ela trabalha.

Já no domingo, 25, é a vez do vencedor do Oscar 2021 de Melhor Roteiro Original, Bela Vingança. Na trama, Cassie trabalha como atendente de um café e toda noite finge estar bêbada nos bares para se vingar de homens mal-intencionados que se aproximam com a desculpa de ajudar.

Programação

17/07 – sábado

Druk – Mais Uma Rodada

(Disponível no Telecine Cult, dia 17, às 22h)

Para alegrar um amigo em crise, um grupo de professores decide testar a ousada teoria de que serão mais felizes e bem-sucedidos vivendo com um pouco de álcool no sangue.

Direção: Thomas Vinterberg

Elenco: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang

Dinamarca, 2020. Drama, Comédia. 1h57m.

Classificação indicativa: 16 anos

18/07 – domingo

Caros Camaradas! – Trabalhadores em Luta (Dear Comrades)

Lyudmila é uma executiva que passa a questionar sua própria visão política quando testemunha um grupo de trabalhadores sendo atacado pelo governo soviético, que ela sempre apoiou.

Direção: Andrei Konchalovsky

Elenco: Yuliya Vysotskaya, Vladislav Komarov, Andrey Gusev

Rússia, 2020. Guerra. 2h10m.

Classificação indicativa: 14 anos

19/07 – segunda-feira

Slalom – Até O Limite (Slalom)

Liz, uma promissora menina de 15 anos, treina como uma estrela do esqui profissional sob orientação de um rigoroso ex-campeão, Fred. A relação dela com o treinador se torna cada vez mais intensa, até se transformar em violência.

Direção: Charlène Favier

Elenco: Noée Abita, Jérémie Renier, Marie Denarnaud

França. Bélgica, 2020. Drama. 1h32.

Classificação indicativa: 14 anos

20/07 – terça-feira

O Mauritano (The Mauritanian)

O Mauritano é a história real da luta de Slahi (Tahar Rahim) pela liberdade depois de ser detido e preso sem provas concretas pelo governo dos EUA durante anos.

Direção: Kevin Macdonald

Elenco: Tahar Rahim, Jodie Foster, Benedict Cumberbatch

Reino Unido. EUA, 2021. Drama, Biografia. 2h09m.

Classificação indicativa: não definido

21/07 – quarta-feira

Edifício Gagarine (Gagarine)

Com a comunidade de Gagarine enfrentando despejo em massa antes da cidade ser demolida, Youri (Alseni Bathily), um jovem amante de ciência, se mantém ocupado preservando o local. Ele encontra Diana (Lyna Khoudri), uma jovem inteligente, que o ajuda a obter equipamentos para continuar sua missão.

Direção: Fanny Liatard, Jérémy Trouilh

Elenco: Alséni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven, Finnegan Oldfield

França, 2020. Drama. 1h38m.

Classificação indicativa: 14 anos

22/07 – quinta-feira

Quo Vadis, Aida?

Aida é uma professora que trabalha como tradutora para a ONU na Guerra da Bósnia. Quando o exército inimigo invade a cidade, ela faz de tudo para ajudar a comunidade enquanto tenta salvar a própria família.

Direção: Jasmila Zbanic

Elenco: Jasna Djuricic, Izudin Bajrovic, Boris Isaković

Bósnia-Herzegovina. Áustria. Romêmia. Países Baixos. Alemanha. Polônia. França. Noruega. Peru, 2020. Drama, Guerra. 1h41m.

Classificação indicativa: 16 anos

23/07 – sexta-feira

De Volta à Itália (Made In Italy)

Um artista boêmio viaja de Londres para a Itália com seu filho afastado para vender a casa que herdou de sua falecida esposa.

Direção: James D’Arcy

Elenco: Liam Neeson, Micheál Richardson, Valeria Bilello, and Lindsay Duncan

Reino Unido, 2020. Comédia, Drama, Romance. 1h34m.

Classificação indicativa: 12 anos

24/07 – sábado

Dias Melhores (Shaonian De Ni) – (Disponível no Telecine Cult, dia 24, às 22h)

A jovem Nian (Dongyu Zhou) decide aceitar a vaga que ganhou para uma prestigiada escola. Ela faz de tudo para não arrumar problema com os valentões e focar apenas nos estudos. No entanto, quando um dos garotos desaparece, ela e seu amigo são os principais acusados.

Direção: Derek Tsang

Elenco: Wing-Sum Lam, Yimeng Xu, Yuan Li

China, 2019. Drama, Romance. 2h15m.

Classificação indicativa: não definido

25/07 – domingo

Bela Vingança (Promising Young Woman)

Cassie (Carey Mulligan) trabalha como atendente de um café e todas as noites ela frequenta bares. Fingindo estar bêbada, ela entra em ação e se vinga de homens mal-intencionados que se aproximam com a desculpa de que vão ajudá-la.

Direção: Emerald Fennell

Elenco: Carey Mulligan, Bo Burnham, Alison Brie

Reino Unido. EUA, 2020. Suspense, Comédia, Drama. 1h48m.

Classificação indicativa: 16 anos.

26/07 – segunda-feira

A Boa Esposa (How to be a Good Wife)

Paulette Van Der Beck (Juliette Binoche) e seu marido dirigem há muitos anos uma escola que treina adolescentes para se tornarem donas de casa perfeitas. Após a morte do marido, ela descobre que a escola está à beira da falência e tem que assumir as responsabilidades. Paulette e suas alunas começam a questionar crenças enquanto os protestos de maio de 1968 em todo o país transformam a sociedade ao seu redor.

Direção: Martin Provost

Elenco: Juliette Binoche, Yolande Moreau, Noémie Lvovsky

França. Bélgica, 2020. Comédia. 1h49m.

Classificação indicativa: 12 anos.

27/07 – terça-feira

DNA

Neige Robert (Maïwenn) é uma mulher ligada ao avô argelino que a protegeu do relacionamento tóxico com os pais durante a infância. Quando ele morre, Neige entra em uma profunda crise de identidade, revelando novos níveis de ressentimento e amargura entre integrantes da família.

Direção: Maïwenn

Elenco: Louis Garrel, Fanny Ardant, Marine Vacth.

França. Argélia, 2020. Drama. 1h30m.

Classificação indicativa: 14 anos

28/07 – quarta-feira

Ainda Há Tempo (Falling)

Willis (Lance Henriksen) é um fazendeiro homofóbico que começa a apresentar sintomas de demência. Ele terá que vender sua fazenda e começar a morar com seu filho gay e o marido dele, em Los Angeles, causando grandes atritos à conturbada relação.

Direção: Viggo Mortensen

Elenco: Viggo Mortensen, Lance Henriksen, Terry Chen

Canadá. Reino Unido. Irlanda, 2020. Drama. 1h52m.

Classificação indicativa: não definido

29/07 – quinta-feira

A Candidata Perfeita (The Perfect Candidate)

Maryam é uma jovem e ambiciosa médica saudita. Apesar de suas qualificações, ela tem que conquistar o respeito dos colegas e pacientes do sexo masculino todos os dias. Uma confusão a faz concorrer a um cargo municipal e ela desafia a comunidade conservadora para provar que é a candidata perfeita.

Direção: Haifaa Al Mansour

Elenco: Mila Alzahrani, Dhay, Khalid Abdulrahim, Sha Al Harthy

Arábia Saudita. Alemanha, 2019. Drama. 1h44m.

Classificação indicativa: 10 anos

30/07 – sexta-feira

Verão de 85 (Summer of 85)

Nos anos 80 durante, no aniversário de 16 anos, Alexis (Félix Lefebvre) cai no mar enquanto navegava e é salvo da morte por David (Benjamin Voisin), de 18 anos. David se torna o amigo dos sonhos de Alexis.

Direção: François Ozon

Elenco: Félix Lefebvre, Benjami Voisin, Philippine Velge

Bélgica, 2020. Drama. 1h30m.

Classificação indicativa: 14 anos

31/07 – sábado

Noite De Reis (La Nuit Des Rois)

(Disponível no Telecine Cult, dia 31, às 22h)

Um jovem é enviado para “La Maca”, uma prisão no meio de uma floresta na Costa do Marfim, que é administrada por seus prisioneiros. Com a lua vermelha nascendo, ele é designado pelo chefe para ser o novo “Roman” tendo que contar uma história para os outros detentos.

Direção: Philippe Lacôte

Elenco: Bakary Koné, Steve Tientcheu, Jean Cyrille

Canadá. Costa do Marfim. França. Senegal, 2020. Drama, Fantasia. 1h33m.

Classificação indicativa: 14 anos

Deixe seu comentário