Documentários no SESC Digital - Cinem(ação) - cinema
Cinema Mundial

Documentários no SESC Digital

Nesta quinta-feira, 25 de março, a plataforma do Sesc Digital recebe no Cinema #EmCasaComSesc dois documentários que exploram o universo de jovens em diferentes cenários. “Pro Dia Nascer Feliz”, de João Jardim, mergulha na vida de adolescentes de diferentes escolas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, e busca, por meio de depoimentos e observação, entender os anseios e comportamentos desses estudantes. Vencedor de três categorias (Prêmio Especial do Júri, Melhor Filme Júri Popular e Melhor Música) do Festival de Gramado de 2006, o longa marca a carreira do diretor, que criou o hábito de se embrenhar pelo mundo da educação em seus filmes.

Já em “Minha Fortaleza, Os Filhos de Fulano”,  de Tatiana Lohman, traz a realidade de três famílias marcadas pela ausência do pai na Vila Flávia, periferia de São Paulo. A marca das mães, negras, sozinhas, e as consequências dessa falta na vida de seus filhos, jovens que apresentam os diferentes pontos de vista de gratidão e sofrimento dessas e por essas mulheres que tanto lutaram para criá-los, que traduz a realidade de tantas outras famílias no país. O filme foi um dos destaque da programação do Festival do Rio 2019 e tem estreia exclusiva na plataforma do Sesc Digital.

Também no dia 25, chega na plataforma o terceiro longa em homenagem aos 100 anos de Eric Rohmer e 60 do movimento Nouvelle Vague, que o diretor foi pioneiro. Em “Contos de Verão”, filme que traduz a reflexão do diretor sobre jogos amorosos, a história de Gaspar e os dramas de suas escolhas. O filme se aprofunda na efemeridade dos sentimentos e afetos.

Na plataforma de streaming do Sesc Digital ainda seguem disponíveis a Mostra Curta em Francês  (sescsp.org.br/curtaemfrances), até 15 de abril, numa parceria da Aliança Francesa e as Embaixadas da França, Suíça e Wallonie-Bruxelles International (WBI) com o Sesc São Paulo; Mostra Futuros Presentes – Cinemas Europeus  (sescsp.org.br/futurospresentes), uma parceria do Sesc São Paulo com a Eunic (European Union National Institutes for Culture), rede de institutos culturais europeus no mundo, que visa fortalecer a colaboração entre instituições europeias e intensificar a cooperação e o diálogo com as realidades culturais locais nos países nos quais atua. Os filmes da mostra ficam disponíveis até dia 1º de abril; e a 9ª Mostra Tiradentes | SP, uma parceria entre Universo Produção e Sesc São Paulo, no ar até a próxima quarta-feira, 24 de março (sescsp.org.br/mostratiradentes).

Deixe seu comentário