21 Filmes que completam 21 anos em 2021 - Parte 1 - Cinem(ação)
21
Cinema Mundial

21 Filmes que completam 21 anos em 2021 – Parte 1

Em muitos países os 21 anos é considerado a maioridade, quer conhecer alguns filmes que atingiram a maioridade em 2021? Bora lá!

21

21 anos! Em alguns países essa é a idade mais esperada para os jovens. Afinal em países como Alemanha, Escócia, Espanha, Grécia, Inglaterra, Itália e Portugal, embora haja maioridade aos 18 anos, apenas com 21 que um jovem é considerado totalmente adulto. Já em outros países como Japão e Costa Rica a maioridade é 21 mesmo. E como é de conhecimento geral, 21 anos é a idade permitida pelos Estados Unidos para um jovem beber. Ou seja, 21 anos é uma idade importante! E já que estamos em 2021, o 21º ano do século 21, bora fazer uma lista de 21 filmes que estão completando 21 anos em 2021.

Mas já vou avisando, não espere “grandes filmes” porque depois de um ano fenomenal que foi 1999, o ano 2000 ficou bem abaixo em sucesso e qualidade! Mas mesmo assim tem muitos filmes que valem muito a pena! Então entre em minha máquina do tempo e vamos rumo ao ano 2000!

Amor à Flor da Pele (Fa yeung nin wah)
21

Atualmente o cinema coreano está em alta, mas no início da década de 2000 o cinema chinês que estava em alta. E dois grandes nomes desse cinema estarão nessa lista um deles mais pra frente e o primeiro dele aparece agora Amor a Flor da Pele, do diretor Kar-Wai Wong. Premiado com o prêmio de Melhor Ator e do Júri Técnico no Festival de Cannes, é um dos mais premiados e lembrados filmes lançados no ano 2000.

No filme vemos a história Chow e sua mulher que acabaram de se mudar. Logo, ele conhece Li-Zhen, uma jovem que também acabou de se mudar com o marido. Ele trabalha para uma companhia japonesa, o que significa que está freqüentemente viajando. Como sua mulher também fica, muitas vezes, longe de casa, Chow passa muito tempo com Li-zhen. Eles se tornam amigos e, um dia, são forçados a encarar os fatos: seus respectivos parceiros estão tendo um caso.

Com 90% de aprovação no Rotten Tomatoes, Amor a Flor da Pele, é consenso na crítica de que é um romance sutil, com boas atuações de seus protagonistas, é tanto visualmente bonito quanto emocionalmente comovente. Infelizmente o filme não está disponível em nenhum catálogo de streaming no Brasil. A boa notícia é que ele está no catálogo a HBO Max que chega em Maio desse ano no Brasil. Então vamos aguardar.

Gladiador (Gladiator)

21

O segundo filme da lista é ninguém mais ninguém menos que o ganhador do Oscar de melhor filme de 2001, Gladiador. Em 2021 o épico e megasucesso de Ridley Scott completa 21 anos. Ganhador de 5 Oscars incluindo Melhor Filme e Melhor Ator para Russell Crowe, que foi alçado ao estrelato com Gladiador, é um dos filmes mais amados entre a maioria dos cinéfilos.

Se você por um acaso estava em uma caverna, e não conhece a história de Gladiador eis a sinopse do filme: Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius, o imperador desperta a ira de seu filho Commodus ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus, o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.

Com 77% de aprovação no Rotten Tomatoes, e embora seja muito criticado por suas divergências históricas, o consenso da crítica é que Ridley Scott e um elenco excelente transmitem com sucesso a intensidade do combate de gladiadores romanos, bem como a intriga política que se forma nos bastidores. O filme atualmente está disponível no catálogo da Netflix.

Amnésia (Memento)
21

O próximo filme da nossa lista que completa 21 anos em 2021 é Amnésia, um dos melhores filmes de Christopher Nolan. Em seu segundo filme, o diretor explodiu a cabeça de todos, com um filme inovador, contando a história do final para o começo e com um final imprevisível que você nunca imaginou.

No filme, um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que acontece poucos instantes antes. A partir de então ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.

Com aprovação de 93% no Rotten Tomatoes, Amnésia, é consenso na crítica de que Nolan, guia o público de maneira hábil através de uma narrativa fragmentada, dando tornando o seu filme um horror existencial. Com status de cult, Amnésia hoje é considerado um dos melhores filmes de Nolan, e mesmo quem não curte o diretor, reconhece que o filme é excelente. Pra quem não assistiu ao filme, ou quer reassistir, Amnésia está disponível no Prime Video, Youtube Filmes, Goolge Play Filmes e Looke.

Psicopata Americano (American Psycho)
Psicopata Americano

E vamos de mais um filme cult! Agora é hora de relembrar Psicopata Americano, segundo filme da diretora Mary Harron. Com Christian Bale em uma performance inspiradíssima, Psicopata Americano é daqueles filmes subestimados, que são descobertos as vezes por acaso, e se você compra a loucura do personagem e entra na história é difícil esquecer o que assistiu nos 101 minutos do filme.

No filme Christian Bale é Patrick Bateman. Um homem jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

Psicopata Americano, estreou no Festival de Sundance e dividiu o público e a crítica. Após seu lançamento nos cinemas a crítica so tornaram favoráveis isso deu ao filme uma aprovação de 70% no Rotten Tomatoes. Segundo o consenso da crítica embora o filme fique aquém da crítica e sátira social do livro, o filme encontra sua própria mistura de horror e humor graças, em grande parte, a uma performance assustadora de Christian Bale. 21 anos depois o filme continua atual, e se quiser conferir o filme ele está nos catálogos do Prime Video, Looke, Youtube Filmes e Google Play Filmes.

Bicho de Sete Cabeças

O primeiro filme nacional da lista é o multipremiado Bicho de Sete Cabeças, dirigido por Laís Bodanzky. Filme que lançou Rodrigo Santoro no cenário do cinema internacional, o filme ainda têm os excelentes Othon Bastos e Cássia Kiss no elenco. Baseado no livro Canto dos Malditos, autobiografia do escritor Austregésilo Carrano Bueno, o filme foi um grande sucesso, arrecadando R$ 2,1 milhões nos cinemas. Um feito e tanto para um filme nacional, principalmente na época pré-Ancine.

No filme Seu Wilson e seu filho Neto possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

O filme ganhou muitas críticas positivas. A atuação de Rodrigo e a direção de Laís foram elogiadíssimas. O filme foi o grande campeão do Festival de Brasília e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. No Rotten Tomatoes, o filme não tem opinião da crítica especializada, mas entre o público, o filme tem 83% de aprovação com base em mais 250 críticas, isso mostra a força do filme entre o público em geral. O filme atualmente está disponível no Vivo Play e no Now. Caso tenha oportunidade, assista, pois o filme é uma jóia rara, muitas vezes esquecida de nosso cinema.

PS: O filme estrou nos cinemas em 2001, mas ele é de 2000 e passou por todo circuito de festivais de 2000, por esse motivo o filme entra na lista dos 21 filmes que completam 21 anos em 2021.

O Tigre e o Dragão (Wo hu cang long)

Vamos continuar fora do cinema americano, vamos voltar para o cinema chinês. Depois de falar do vencedor da Palma de Ouro de Melhor Ator, vamos falar do Vencedor de Melhor Oscar de Melhor Filme Internacional de 2001, o clássico e obra prima de Ang Lee, O Tigre e o Dragão. O filme que abriu as portas para os filmes do gênero wuxia, ou seja, filmes de lutas de espadas em um mundo medieval imaginário em hollywood, também completa 21 anos em 2021. E claro ele nunca poderia ficar de fora dessa lista.

O filme conta a história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.

O Tigre e o Dragão foi um grande sucesso e ainda é um dos filmes mais bonitos viusalmente já realizados. Com 97% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e é consenso da crítica de que O Tigre e o Dragão apresenta uma hábil mistura de incríveis batalhas de artes marciais, belas paisagens e drama de bom gosto. O filme foi indicado a 10 Oscars incluindo Melhor Filme e Diretor, e levou 4 prêmios Melhor Filme Internacional, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia. Atualmente O Tigre e o Dragão se encontra no catálogo da Netflix e do Looke.

Náufrago (Cast Away)

O próximo filme da lista é um dos mais amados pelos cinéfilos Náufrago, dirigido por Robert Zemeckis e protagonizado por Tom Hanks e, é claro, Wilson. Indicado a dois Oscars, incluindo Melhor Ator, Náufrago foi um dos maiores sucessos do início da década de 2000. Ele, inclusive, apareceu entre as vinte maiores bilheterias de 2000 e 2001.

No filme Chuck Noland é um inspetor do FedEx, multinacional encarregada de enviar cargas e correspondências, que tem por função checar vários escritórios da empresa pelo planeta. Porém, em uma de suas costumeiras viagens ocorre um acidente, que o deixa preso em uma ilha completamente deserta por 4 anos. Com sua noiva e seus amigos imaginando que ele morrera no acidente, Chuck precisa lutar para sobreviver, tanto fisicamente quanto emocionalmente, a fim de que um dia consiga retornar civilização.

O filme além de sucesso com o público também é sucesso entre os críticos. Com 89% de aprovação no Rotten Tomatoes, é consenso da crítica, que Náufrago é um filme fascinante, com roteiro inteligente, direção madura e atuação brilhante de Tom Hanks. O resultado foi 15 prêmios e desses 8 foram para atuação de Tom Hanks, que faz praticamente um monólogo durante o filme! Náufrago se encontra no catálogo da Telecine Play, Prime Video, Youtube Filmes e Google Play Filmes.

https://www.youtube.com/watch?v=OhrjakAt2GI

O que achou da lista até agora? Legal né? Mas pera aí eu falei 21 filmes né? Pois então, eu fiz um texto com 21 filmes mas o texto ficou gigantesco. E resolvi dividir essa lista em 3 partes! Essa é a parte 1 amanhã sai a parte 2!

Até lá!!

Deixe seu comentário