Precisamos falar sobre O Grinch - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
grinch
Artigo

Precisamos falar sobre O Grinch

O Grinch foi o primeiro livro de Dr. Seuss a ser adaptado para o cinema e, apesar de ter recebido críticas não muito favoráveis na época de seu lançamento, hoje é um dos maiores clássicos natalinos.

Ironicamente, a história do filme é sobre um habitante verde que odeia o natal e arma um grande plano para roubar as festividades da sua cidade, a Quemlândia.

Baseado na história infantil “Como o Grinch Roubou o Natal”, em 1998 Audrey Geisel, viúva de Dr. Seuss, estava disposta a vender os direitos para uma adaptação cinematográfica, mas o estúdio responsável teria de seguir duras recomendações. 

Por exemplo, ela só aceitaria que o intérprete do protagonista estivesse no mesmo patamar que um dos seus quatro atores preferidos: Jack Nicholson, Jim Carrey, Robin Williams ou Dustin Hoffman.

Audrey também exigiu um diretor experiente para comandar o filme, sendo escolhido Ron Howard, futuro ganhador do Oscar por Uma Mente Brilhante.

Com isso decidido, o estúdio começou a produção do longa e Geisel tinha grande poder no projeto, por isso o filme passou por diversas revisões de roteiro e atrasos nas filmagens, começando apenas a ser gravado em setembro de 1999.

Enquanto isso, Rick Baker e sua equipe criavam a caracterização do Grinch. Carrey contou recentemente o pesadelo que vivia durante as filmagens, revelando que um especialista que treina agentes da CIA foi contratado para ajudá-lo a passar pela tortura da maquiagem.

Embalados pelo sucesso da adaptação, em 2003 outro livro de Dr. Seuss conseguiu uma nova versão, mas que não conquistou nem o público, nem a crítica. O Gato, The Cat in the Hat, foi um grande fracasso, principalmente por seu humor de mal gosto e piadas com teor adulto.

A partir daquele momento, Audrey proibiu qualquer adaptação live action das obras do marido e seus livros começaram a virar animações. Desde então, chegaram aos cinemas Horton e o mundo dos Quem, Lorax – Em Busca da Trufula Perdida e O Grinch.

A adaptação de 2018 não chegou nem perto do sucesso do original, apesar de ter uma aprovação de 60% no Rotten Tomatoes, enquanto o filme de 2000 conta com apenas 49%.

Completando 20 anos de idade, O Grinch ainda carrega o posto de uma das maiores bilheterias no período do natal, perdendo apenas para Esqueceram de Mim 2. 

Então, caros leitores, feliz natal e até o ano que vem! 🙂

Gif da primeira animação de "Como O Grinch Roubou o Natal"

Deixe seu comentário