Mostra "Poética da Velhice" traz filmes brasileiros gratuitos online - Cinem(ação)
Lima Duarte no filme curta-metragem A Volta para minha casa, dirigido por Diego Freitas
Cinema Nacional

Mostra “Poética da Velhice” traz filmes brasileiros gratuitos online

A partir do dia 3 de agosto, o Itaú Cultural apresenta em seu site uma programação de filmes que retratam desafios provocados pela velhice na vida das pessoas. Com personagens que sentem na própria pele as adversidades do processo de envelhecimento, como a perda de entes queridos, abandono por parte da família e as barreiras enfrentadas no mercado de trabalho, os filmes da mostra “Poética da Velhice” serão cinco, entre curtas-metragens e longas-metragens. As produções A Volta para casa, Acúmulo, Submarino, Pela Janela e Girimunho ficam disponíveis até o dia 17 de agosto no site www.itaucultural.org.br.

Dirigido por Diego Freitas, A Volta para casa conta com atuação emocionante de Lima Duarte. Neste curta-metragem, o consagrado ator interpreta Plínio, um marceneiro aposentado que está na expectativa de receber a visita de sua família para celebrar o domingo de Páscoa, mas ninguém aparece para buscá-lo na casa de repouso onde vive. Ao vê-lo sozinho e cabisbaixo, Anselmo, jardineiro do lugar, se oferece para levá-lo até sua antiga moradia. Durante o trajeto, cresce a cumplicidade entre os dois e Plínio revisita as memórias de sua vida no bairro onde nasceu e cresceu. Ao chegarem, ele tem uma surpresa que colocará em xeque todas as suas lembranças.

Outra grande artista que está presente nesta mostra é Léa Garcia, atriz indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957, por sua atuação no filme Orfeu Negro, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960. Em Acúmulo, dirigido por Gilson Junior, ela se transforma em Lete, uma senhora frágil que passa os dias recolhendo nas ruas tudo o que seu marido carpinteiro poderia consertar. Em Nilópolis, no Rio de Janeiro, ela é vista nos mais variados lugares, carregando pequenos móveis e objetos quebrados em seu carrinho de feira. Quem conhece a sua história, sabe que ela usa as pedras do caminho para edificar uma realidade repleta de sentido, pois somente o acúmulo de objetos é capaz de trazer à tona as lembranças que não quer esquecer.

Pela direção de Submarino, o cineasta Rafael Aidar ganhou o prêmio de melhor direção pelo 8º festival de curta-metragem ENTRETODOS de 2015. Nessa produção, com o ator Fernando Aidar e atriz Maristela Chelala, ele mostra a história de Olavo, um homem de 85 anos que vive isolado após a morte de seu companheiro. Na solidão do luto, ele se aventura pelo mundo virtual, submergindo em uma grande fantasia entre os espaços públicos e privados da internet.

Rodado pela diretora Caroline Leone, o longa-metragem Pela Janela, tem no elenco a atriz Magali Biff e o ator Cacá Amaral, para contar a história de Rosália, uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ao ser demitida, ela fica deprimida e é consolada pelo irmão José, que resolve levá-la em uma viagem de carro até Buenos Aires. No país vizinho, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, começando então uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma.

Em Girimunho, filme premiado no 68º Festival de Veneza, em 2011, os diretores Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina levam os espectadores a uma viagem para o sertão mineiro, onde o tempo parece andar ao ritmo do rio, com duas senhoras acompanhando o girar do redemoinho. Bastú acaba de perder o marido Feliciano e, sem choro, busca abrigo nos sinais do dia a dia e em suas lembranças. Mas é na liberdade dos sonhos e nas novidades trazidas pelos netos que ela faz sua própria transformação. Enquanto isso, Maria carrega em seu tambor a alegria e a força de seu povo. O batuque ecoa os sons de outros lugares e marca a presença daquilo que não pode morrer. Neste universo onde a tradição é surpreendida pela novidade e a realidade pela invenção, pequenos movimentos podem fantasiar o correr da vida.

SERVIÇO:
Mostra online de cinema: Poética da Velhice
De 3 a 17 de agosto
Em: http://www.itaucultural.org.br/

CURTAS-METRAGENS
A volta para casa (2019)
Submarino (2015)
Acúmulo (2018)

LONGAS-METRAGENS
Pela Janela (2017)
Girimunho (2011)

Deixe seu comentário