A História do Nosso Lar (2016) - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

A História do Nosso Lar (2016)

A história do Nosso Lar é um filme da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) escrito por Jang Sung Yong e Won Yong-Sil e dirigido por Ri Yun-Ho e Ha Yong Ki lançado em 2016. O longa conta a história de Ri Jong A que acabara de terminar o ensino médio e decide passar a fazer visitas recorrentes na casa de três crianças que acabaram de perder os pais e ficaram órfãs. A irmã mais velha se recusa a ir para a casa de sua tia e decide cuidar de seus irmãos sozinha, sem a ajuda de ninguém. Porém Ri Jong A está disposta a fazer de tudo para ajudá-las e que a irmã mais velha aceite isso e a aceite como parte da família.

O cinema sul-coreano acabara de conquistar o Oscar de melhor filme, direção, entre outros e é reconhecido mundialmente como um dos melhores cinemas do mundo, porém dificilmente ouvimos ou vemos obras ao norte da península. Por isso é interessante notar a qualidade técnica de A História de Nosso Lar, tanto de enquadramentos que parte de uma crueza mostrando a vida simples e pacata do campo, como alguns mais sofisticados que dimensionam a beleza natural do país ao mesmo tempo que há uma preocupação narrativa com essas imagens.

Essa preocupação é notada em vários momentos onde as personagens participam de um mesmo enquadramento. A escolha de não cortar para um plano fechado enquanto um diálogo ocorre, por exemplo, faz parte desta narrativa que o filme quer passar sobre a família não ser algo tradicional de sangue de Pai, Mãe e Filhos e sim que toda a nação representa sua família e todos fazem parte da mesma casa (nação). Isso fica ainda mais claro no terceiro ato que o filme se transporta para a capital Pyongyang e as personagens vão visitar algumas obras de arte sobre a Libertação e Revolução Coreana que exaltam a luta do povo e a principal figura dessas lutas: Kim il Sung.

E por mais que saibamos pouco sobre o estilo de vida das pessoas na RPDC, é interessante notar como a linguagem audiovisual é universal para passar emoções e sentimentos e criar uma obra ao mesmo tempo regional e universal. Afinal, é uma história de superação, amizade, amor e carinho. Porém, em um local diferente, com uma cultura diferente e com suas peculiaridades que conseguimos compreender pela grande habilidade da dupla de diretores e roteiristas que criaram uma excelente obra audiovisual.

Por fim, A História do Nosso Lar é um grande filme sobre temas universais e fortemente recomendado para quem gosta de um bom drama. Mas também pode servir como uma porta de entrada para conhecer uma nova cultura de um povo que age e pensa de forma coletiva e altruísta, não para inflar o próprio ego e sim por ter um pensamento de união familiar em que todos moram num mesmo lar.

Deixe seu comentário