Fatos curiosos sobre o cinema - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Fatos curiosos sobre o cinema

O cinema fascina os povos de todo o planeta.  Filmes, orçamentos, grandes pioneiros, técnicas, tudo é motivo de pesquisas, estudos e, principalmente, muita curiosidade pelos fãs da sétima arte. É fascinante ver tudo o que a combinação de fotografia, luz e som pôde produzir, ao longo de mais de 100 anos.

Por causa disso, existem alguns filmes que acabaram entrando em listas diferentes sobre o cinema, uma delas foi muito falada em 2019, por exemplo. Veja se você já sabia alguns destes fatos curiosos:

– Após cerca de uma década liderando o Top10 dos filmes de maior bilheteria de todo os temos, Avatar perdeu a dianteira para Vingadores – Guerra Infinita, por quase de 30 milhões de dólares.

– Star Wars é a franquia de sucesso mais antiga, tem 9 filmes oficiais ate agora, se depender da ganância da Disney. Ainda pode ter mais, mesmo após o fiasco da Ascensão Skywalker. Aliás, você sabia que o cachorro de George Lucas se chama Indiana?

– O Poderoso Chefão já foi escolhido como o mais importante da história da Sétima Arte, seja pelo roteiro, pela técnica ou pela atuação de seus interpretes. Ele acabou influenciando muitos diretores e roteiristas.

– Consegue acreditar que Tim Burton queria Bill Murray como Batman? Será que a gente conseguiria parar de rir ao vê-lo vestido como o homem morcego?

– Antes de Stanley Kubrick conseguir os direitos de Laranja Mecânica, o autor do livro, Anthony Burgess, considerou vender os direitos da adaptação para Mick Jagger com a intenção de fazê-lo interpretar Alex e o resto dos Stones interpretando os outros Droogs. Seria bem engraçado…

– A banda Franz Ferdinand havia sido a escolha original para tocar na festa natalina de Harry Potter, a Hogwarts Yule Ball. Poderia ficar excelente!

– Por falar em atração musical, por muito pouco, não se viu Enya interpretar a musica tema do filme Titanic. O diretor James Cameron é fã da cantora irlandesa.

– E por falar em James Cameron, foi ele quem desenhou Rose seminua, na icônica cena do filme Titanic. Ele domina a técnica de desenho com carvão perfeitamente.

– O diretor Steven Spielberg aparece rapidamente no filme Vanilla Sky usando um boné do filme Minority Report, ambos os filmes estrelados por Tom Cruise. Uma brincadeira entre amigos.

Cinema brasileiro

– Nosso primeiro desenho animado – com técnica antiga, ainda em acetato – foi As Aventuras da Turma da Monica, de 1982.

– Você sabia que o brasileiro Cassiopeia foi o primeiro filme feito totalmente por computador do mundo? Infelizmente, por problemas de financiamento, seu lançamento foi ultrapassado por Toy Story.

– O longa brasileiro com o maior numero de indicações ao Oscar foi Cidade de Deus, em 2002, foram 4.

– O Pagador de Promessas foi o único filme do nosso país a ganhar o prêmio principal, a Palma de Ouro, no festival francês de Cannes. O Brasil já recebeu inúmeras premiações menores e várias Palmas de melhor atriz no evento, mas ainda não repetiu o feito do diretor Anselmo Duarte.

– O filme de maior bilheteria do cinema brasileiro acaba de trocar de dono. Sai Nada a Perder – sobre a vida do Bispo Macedo, da Igreja Universal – e entra Minha Mãe É Uma Peça 3, continuação do sucesso estrondoso do ator Paulo Gustavo, iniciado ainda no teatro e que migrou para as telonas.

– O ator com o maior número de filmes no currículo da história do cinema – cerca de 250 contabilizados, pronto para entrar no Guiness – é o carioca Wilson Grey. Muito conhecido pelos filmes dos Trapalhões, ele faleceu em 1993.

Deixe seu comentário