9 filmes que se destacaram no Festival de Cannes - Cinem(ação)
Cinema Mundial

9 filmes que se destacaram no Festival de Cannes

“Chega! Ninguém mais aguenta aqueles filmes de sempre!”

Se é assim que você pensa de vez em quando, então está na hora de ver algo diferente. Afinal de contas, ninguém mais aguenta aqueles mesmos atores de Hollywood, falando tudo em inglês, com a mesma visão de mundo, certo?

Nessas horas, a melhor forma de definir o próximo filme a ser visto é inspirando-se nos grandes festivais. Afinal, a curadoria dos principais festivais de cinema, bem como os votantes que definem seus vencedores, são bastante focados em diversidade e na escolha de grandes filmes de diversos países e temáticas.

E o Festival de Cannes já é considerado o mais importante de todos os festivais, portanto basear-se nele para escolher os próximos filmes! É por isso que o Telecine se destaca por apresentar uma cinelist com filmes que começaram suas carreiras de sucesso e premiações no festival francês. Eles fazem parte das mais de 2 mil opções de filmes disponíveis na plataforma!

Aqui no Cinem(ação) você confere uma lista selecionada de filmes diferentes que competiram nas premiações do festival. Com isso, você tem a oportunidade de correr atrás de alguns dos filmes antes da realização do festival deste ano, que promete ocorrer de alguma forma.

The Square – A Arte da Discórdia

O filme do diretor sueco Ruben Östlund é tão cheio de minúcias que pode deixar o cérebro fritando! Ele conta a história de um curador de um museu que, enquanto organiza uma exibição artística cheia de quebras de paradigmas, ainda precisa lidar com problemas pessoais e profissionais. O filme, com diálogos em inglês e sueco, conta com a presença de Elisabeth Moss e inúmeras críticas aos privilegiados que produzem e fomentam a arte em ambientes inacessíveis.

Aquarius

"Aquarius", com Sônia Braga, de Kleber Mendonça Filho

Antes de ganhar prêmio em Cannes com Bacurau, Kléber Mendonça Filho já recebia aplausos há tempos, inclusive com este incrível filme estrelado por Sônia Braga. Além de ser uma mulher elegante e fina, ela é a última resistência entre a especulação imobiliária e o patrimônio que é seu prédio. Tem muito elemento a se analisar no filme!

Dheepan: O Refúgio

Apesar de ser uma ficção, este filme do aclamado cineasta Jacques Audiard mostra uma realidade dura: a vida de refugiados que precisam sobreviver após chegar à Europa. Sem contar que o filme tem um pouco de tudo e consegue levar o público a um patamar de tensão que poucos conseguem. É um banho de realidade sobre um tema muito pertinente para o século 21.

Os Guarda-Chuvas do Amor

Sabe o musical La La Land, que fez o maior sucesso há poucos anos? Ele não existiria se não fosse a história de amor entre uma jovem francesa e um mecânico convocado para entrar no exército. O visual todo deste romance é um deleite para os olhos, e a cantoria não para nunca: todos os diálogos são cantados!

Cléo das 5 às 7

Se tem uma injustiça que ocorreu no cinema, foi a falta de valorização das diretoras mulheres ao longo dos anos. Este filme da grande cineasta francesa Agnès Varda deveria ser lembrado com a mesma intensidade que as grandes obras de Truffaut e Godard, especialmente quando se fala da Nouvelle Vague. “Cléo das 5 às 7” é um filme sensível, cheio de questionamentos e com um estilo que prova por que a cineasta mais tarde viria a fazer tantos documentários.

Rafiki

Quem está cansado dos “filmes de sempre” vai adorar Rafiki, filme queniano dirigido pela cineasta Wanuri Kahiu, que conta a história de duas mulheres que começam a se relacionar e precisam enfrentar a sociedade conservadora, além da oposição política entre suas famílias, mas sem pessimismo ou uma visão triste: tudo é tratado com leveza.

Papicha

Papicha – 43ª Mostra de São Paulo

Depois de um filme queniano, é hora de ir um pouco mais para o norte da África: Argélia! O filme da diretora Mounia Meddour conta a história de Nedjma, uma garota que sonha em trabalhar com moda, mas vê seu país mudar de regime e passar a ter que lidar com as dificuldades que isso traz.

Conquistar, Amar e Viver Intensamente

Eis um filme muito francês. Dirigido por Christophe Honoré, o filme conta a história de amor entre Jacques e Arthur, um escritor e um estudante. Os dois vivem uma linda história permeada por uma dificuldade bastante dura de sua época: a presença da AIDS nos anos 1990. Mesmo assim, o filme cheio de otimismo em seus pensamentos reflexivos.

O Passado

O último filme da lista a se destacar no Festival de Cannes é do iraniano Asghar Farhadi. Na história, um homem iraniano, que voltou ao seu país de origem após se separar da esposa francesa, acaba indo a Paris confrontá-la quando ela pede o divórcio para se casar com outro homem.

Deixe seu comentário