10 indicações do Cinem(ação) para ver no Telecine - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Dor e Glória (Dolor y Gloria), de Pedro Almodóvar. Cena com o menino Asier Flores sentado na cadeira, paredes brancas e flores atrás, lendo um livro.
Cinema Mundial

10 indicações do Cinem(ação) para ver no Telecine

Que tal um filme estrelado pelo grande ator Denzel Washington? Ou um clássico de Hitchcock, daqueles de ficar nervoso? Quem sabe uma cinebiografia de dois grandes nomes da música brasileira, uma comédia de zumbis ou um drama que remonta a vida de um grande diretor espanhol?

As possibilidades de filmes que podemos ver em casa são muitas. Então, resolvemos listar 10 indicações de filmes dos mais variados tipos. Por isso, decidimos fazer uma lista do Cinem(ação) em parceria com o Telecine, que oferece em seu catálogo mais de duas mil produções, com uma ótima vantagem: o primeiro mês é totalmente grátis!

Ao selecionar os filmes para a lista, procuramos escolher diferentes obras, com diferentes temas e que atinjam uma diversidade maior de pessoas. Assim, com certeza terá pelo menos um filme na lista do qual você vai gostar! Também procuramos por filmes que sejam menos óbvios (e que muita gente ainda não viu), ou então clássicos que mesmo quem assistiu poderia muito bem ver de novo!

1- Roman J. Israel

Quem é fã do Denzel Washington vai adorar ver esse filme sobre um advogado ético e preocupado em ajudar as pessoas. Além de ser um verdadeiro palco para o talento do ator, que foi indicado ao Oscar por esse papel, “Roman J. Israel” também traz discussões importantes sobre o direito e a justiça. Além disso, como passou um pouco despercebido no período de lançamento, mesmo com uma indicação da Academia, muita gente ainda não assistiu.

2- Os Sonhadores

Considerado um verdadeiro “cult” do diretor Bernardo Bertolucci, “Os Sonhadores” conta a história de três amigos que desenvolvem uma relação profunda, e ainda mistura um pouco de realidade ao colocar o espectador em um ambiente totalmente baseado nos fatos da época em que ele se passa. Foi um dos primeiros filmes da carreira de dois atores queridinhos dos dias de hoje: Eva Green e Louis Garrel.

3- Gonzaga – De Pai pra Filho

A tocante história de Luiz Gonzaga e seu filho Gonzaguinha é retratada de maneira comovente em “Gonzaga – De Pai pra Filho”. O diretor Breno Silveira consegue extrair ótimas atuações dos atores principais, especialmente de Júlio Andrade, que faz o papel do filho. A reconstituição da época e a maneira como a vida dos grandes artistas é respeitada neste longa fazem dele uma obra digna de muitos aplausos.

4- Metrópolis

Muita gente já ouviu falar deste filme, mas poucos realmente assistiram. Considerado uma obra-prima de seu tempo, o filme lançado em 1927 surpreende pela visão do futuro (que começa em 2026) e pela forma como ele representa o expressionismo alemão, além de ter sido vanguarda para os filmes de ficção científica. A obra completa (ou quase completa) foi revisitada somente em 2008, quando foi recuperada uma cópia de 30 minutos perdidos do filme, na Argentina.

5- Pequenos Monstros

Que tal um divertido filme de zumbis? Existem algumas comédias que nos fazem rir com os famosos “mortos-vivos”, mas este estrelado por Lupita Nyong’o é mais adorável graças às crianças presentes nele. Fique tranquilo: elas estão protegidas do pouquinho de “terror” que o longa traz com ele. O filme ainda não foi visto por muita gente, então cabe a cada um fazer a sua parte e assistir: a diversão é garantida!

6- Praia do Futuro

Um dos filmes que mostram o quanto o cinema nacional é rico e poderoso. Em “Praia do Futuro”, o diretor Karim Aïnouz discute as relações entre irmãos e a forma como as masculinidades se chocam. O filme alterna cenas gravadas em Berlim e em Fortaleza, com Wagner Moura e Jesuíta Barbosa, e chegou a gerar polêmica em algumas exibições devido a cenas um pouco “picantes”.

7- Dor e Glória

Dor e Glória (Dolor y Gloria), de Pedro Almodóvar. Cena de Antonio Banderas sentado em uma mesa, uma xícara de café a sua frente, de óculos escuros. A cozinha é cheia de cores...

Pedro Almodóvar, depois de tantos grandes filmes em sua carreira, decidiu fazer uma revisitação a toda sua trajetória. Afinal, basta tirar alguns detalhes da história e modificar os nomes para entender que se trata praticamente de uma autobiografia do cineasta. O filme exalta a arte e olha para diversos momentos da vida do protagonista Salvador Mallo, vivido por Antonio Banderas. As cenas que acompanhamos ao longo do filme são belíssimas!

8- Três Homens em Conflito

Outro tipo de filme que nunca cansa é o bom faroeste. Lançado em 1966, este clássico de Sergio Leone não envelhece: também conhecido pelo título “O Bom, o Mau e o Feio”, ele conta a história de três pistoleiros que seguem em busca de uma fortuna em ouro que foi enterrada. Os planos longos e os closes do filme fazem dele um filme lento, mas a tensão construída compensa tudo. Foi o último westen spaghetti do diretor italiano antes de ele ir para os Estados Unidos.

9- Central do Brasil

Não é à toa que a produção de 1998 foi indicada ao Oscar, tornando-se um dos filmes mais importantes do nosso país. “Central do Brasil” é uma história emocionante e que deve ser vista e revista. Afinal, além de mostrar a realidade do país e nos mergulhar em uma trajetória emocionante, o filme ainda mostra como é possível que pessoas diferentes se conectem, mesmo quando precisam enfrentar uma realidade tão dura.

10- Os Pássaros

E que tal um clássico capaz de deixar todos nós muito tensos? O clássico de Alfred Hitchcock conta a história de uma mulher que vai a uma pequena cidade e acaba tendo que enfrentar aves que promovem ataques a diversas pessoas. O filme toma seu tempo e apresenta os personagens antes de nos deixar assustados com o que um bando de aves é capaz de fazer! O filme funciona tão bem que nem mesmo os efeitos visuais da época são capazes de tirar a tensão.

Gostou? Escolha o filme que você quer ver, visite o Telecine e assista agora mesmo!

Deixe seu comentário