Festival do Rio abre crowdfunding para sobreviver
Cinema Mundial

Festival do Rio abre crowdfunding para sobreviver

Acaba de ser lançado o projeto de Crowdfunding para salvar o Festival de Cinema do Rio de Janeiro. O projeto está no Benfeitoria e busca arrecadar ao menos R$500 mil para se manter. Todos os cinéfilos estão convidados a ajudar o Festival do Rio a continuar existindo, e podem contribuir com valores a partir de R$20,00.

Sem apoio e patrocinadores suficientes, o Festival do Rio emitiu uma nota à imprensa no último dia 12 em que fazia um apelo final no qual dizia:

“Estamos buscando apoio junto a várias empresas e parceiros com interesse na viabilidade do Festival do Rio e que apostam também no Estado e na Cidade do Rio de Janeiro. No entanto, vivemos a possibilidade real de cancelamento do nosso evento, com todas as perdas que tal decisão acarretará para o cinema brasileiro, para todo o mercado audiovisual e ainda para cidade e o país”.

Hoje, foi lançada a plataforma de Crowdfunding como tentativa de garantir que o evento realmente ocorra.

A cultura sem apoio:

Diante do processo de desmonte do apoio à cultura em todo o Brasil, é triste — porém não surpreendente — que grandes festivais sejam ameaçados. É o caso do Festival do Rio, consolidado como um dos principais eventos do cinema em todo o Brasil, criado há 20 anos. Nesse período, apresentou em 20 edições mais de 8.000 filmes para um público de cerca de 5 milhões de espectadores, de todos os públicos, faixas etárias e classes sociais. A cada edição, são apresentados cerca de 200 filmes de mais de 60 países espalhados por 20 cinemas.

Lúcia Murat e elenco durante o Festival do Rio 2017, no lançamento do filme “Praça, Paris”

O Festival do Rio tem ainda uma área profissional e de negócios, o RioMarket, ambiente propício para as trocas que permitem novas produções, novas ideias e a formação técnica e profissional. Onde novos produtores se formam, onde jovens de comunidades carentes são apresentados à novas perspectivas de trabalho e realizações. E onde também os debates com executivos brasileiros e do mundo todo nos permitem aprimorar nosso conhecimento e nossas legislações. Pelo RioMarket, circularam, em 20 anos, mais de 1 milhão de participantes, palestrantes, formadores de opinião, técnicos e pensadores. Centenas de  debates e masterclasses e milhares de reuniões de negócios que permitiram o desenvolvimento de filmes, séries e outros produtos audiovisuais, gerando empregos, oportunidades e novos negócios para o nosso país.

O Festival do Rio também realiza a Mostra Geração, que seleciona e apresenta uma mostra especial infanto-juvenil, reunindo escolas com seus alunos e professores para falar de cinema, construindo imagens e aproximando profissionais de prestígio através de workshops para os jovens dentro do Video Forum e Video Debate. Com isso, o evento leva o cinema onde ele não chega, gratuitamente, para um grande público com projeções  abertas em comunidades e também na praia.

O Festival do Rio gera — em sua realização ao longo do ano — cerca de 2.500 empregos diretos e cria uma dinâmica econômica para a cidade e para o país, que somente os grandes eventos são capazes de fomentar.

Deixe seu comentário