PORQUE O ROBERT PATTINSON SERÁ O MELHOR BATMAN - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

PORQUE O ROBERT PATTINSON SERÁ O MELHOR BATMAN

A Marvel deu aula de planejamento e entrou para a história com 22 filmes e recordes de bilheterias. A DC por sua vez, tentou acelerar alguns pontos e apostar em diversos tipos de diretores, e mesmo com os maiores e mais clássicos heróis dos quadrinhos, sem uma base ou um objetivo claro, ruiu pouco a pouco. Tentando agora oxigenar a franquia e fazer da forma certa, enxugaram o seu casting principal, colocaram algumas vírgulas e distribuíram degraus para subirem pouco a pouco.

É a vez de nascer The Batman (leiam a incrível análise do nosso querido Henrique Rizatto neste artigo AQUI), e para protagonizar o morcego mais famoso de toda e qualquer mídia, escalaram Robert Pattinson, que em outro momento e em outra pele, viveu um dos morcegos mais ridicularizados da história da sétima arte.

Será mais um tiro no pé? Mais uma aposta no escuro? CREIO QUE NÃO.

Neste artigo, convido você a me dar a mão e viajar na minha análise do personagem e nas possibilidades que o futuro nos guarda.

O que o verdadeiro Batman pede:

PLAYBOY

Uma das coisas que mais ouvi contra o ator Pattinson, é que ele teria “muita cara de playboyzinho inconsequente”, e claro que isso interferiria nele ser um herói dark como o Batman é. Bom, vamos lá… Bruce Wayne seria o que se não um playboyzinho inconsequente? Pois é! Pattinson já começaria sendo o Bruce que mais faria sentido em toda a trajetória do personagem no cinema! Fora que, não parecer o Batman… creio que seja mais um ponto positivo aqui. Lembra que a identidade do herói é secreta?

PERSONALIDADES

Precisamos definitivamente de um ator que saiba sustentar essa dualidade que o personagem pede. Que vai do “mauricinho” que queima o dinheiro herdado da família com exageros em meio a uma cidade tomada pela criminalidade, e claro, o Batman, que despreza todo e qualquer contato social e segue suas próprias leis tentando moldar a força um mundo melhor. Estamos partindo de um atual “Bat-Affleck”, sem carisma e originalidade, que aliás, o ator está mandando mal em todo papel que se propõe fazer, para um profissional camaleão que ama cinema independente e topa de tudo.

Entrou de cabeça em Cosmópolis, Mapas Para as Estrelas, Poucas Cinzas: Salvador Dalí, Rainha do Deserto, Z-A Cidade Perdida, The Rover: A Caçada, Bom Comportamento e até os recentes The King e The Lighthouse. Temos alguém aqui com uma mescla interessante, e potencial até para interpretar uma terceira personalidade, se o estúdio assim vier abordar o inesquecível “Fósforos Malone”, um criminoso no qual Bruce Wayne se disfarça para entender internamente o crime organizado.

ARTISTA MARCIAL

Essa é fácil… o personagem Batman é um verdadeiro ninja. O cara simplesmente sabe mais de 120 técnicas diferentes de artes marciais. Um lutador completo. Se pegar qualquer outro ator que já viveu o morcego, como West, Kilmer, Clooney e Keaton… temos um pessoal que nem porte atlético tem, muito menos transmitir capacidade de uma boa “trocação”. Porém, veio o Bale, que tinha a musculatura e o treinamento de lutador, mas teve as piores cenas de ação possíveis. Não por culpa dele, Nolan sempre fez action scenes com freio de mão puxado. Affleck era o maior e mais pesado deles, teve boas cenas – convincentes até – pois usava bastante efeitos práticos e em CGI, mas nunca convenceu com aquele corpinho que só de olhar já nos deixava ofegantes. Estamos falando do maior lutador humano do universo fantástico da DC. Estamos falando do herói que todo mundo ama. Ele PRECISA ter um porte atlético, saber movimentar com uma destreza ímpar, lutar com postura e mais do que tudo, convencer. Pattinson claramente também pode vir a superar todos os outros atores neste quesito, uma vez que é um cara que se empenha muito em cada papel.

DETETIVE

O que os fãs mais pedem. Um dos pilares do personagem que praticamente deu o nome para a sua editora – DC = Detective Comics – até hoje não teve este lado tão explorado, sempre trocaram qualquer coisa do tipo por uma ação desenfreada e falas marcantes. O que é muito estranho, uma vez que trocam um roteiro bem amarrado e inteligente, por pontapés e explosões que exigem um budget muito maior. Quem sabe desta vez, teremos um bom detetive, solucionando casos e estando sempre um passo a frente de todos os seus companheiros e a sua galeria de vilões. Quem dera ainda termos uma exploração maior de seu bat-cinto e da tecnologia em sua bat-caverna. Nada de espetar um pen drive no hd alheio… queremos uma leitura do cenário, deduções e raciocínios marcantes. Queremos reviravoltas que ninguém espera! Queremos estar na cabeça do Bruce e entender como ela enxerga o mundo e trabalha. O personagem é inspirado em Sherlock Holmes e Zorro, mas no cinema só lembramos de um desses em tela.

VERSATILIDADE

Sei que acabei de bater na tecla da “comparação”, mas quero que me acompanhem nesse pensamento, uma vez que é um dos argumentos mais disparado pelos descrentes no Pattinson. Batman é um personagem complicado, para traçar um simples horizonte para observarmos a sua magnitude, que tal entendermos que ele é um puta cientista e ao mesmo tempo o maior acrobata do seu mundo. Falando assim é estranho, né? Agora tente imaginar o Clooney como uma mente a frente do seu tempo ou o Affleck como um guerreiro quase circense… pois é… achar essa mescla com um único rosto, é realmente difícil. Downey Jr. foi impecável como Tony, sendo um cientista, piadista e cafajeste, mas imagine se ele precisasse nos fazer acreditar em uma luta contra bandidos pulando de telhado em telhado usando uma capa… não é pra qualquer um. Pattinson tem esse feeling, que o deixa balanceado para este tipo de conflito em qualquer script.

AMEDRONTADOR

De fato, o ponto que mais PESA nessa lista. Acreditar que Pattinson pode amedrontar no nível BATMAN é difícil à primeira vista, mas se você der um passo para trás e lembrar que o Morcegão não usa apenas a combinação de força bruta junto e uns gritos em um bom parapeito, mas principalmente jogadas psicológicas. Sua afiada língua já desarmou diversas vezes terceiros apenas parado, com as mãos por dentro da capa falando uma ou duas frases antes de sumir. Uma boa atuação, somado a um roteiro bem escrito, pode ser fundamental neste ponto. Aliás, quem sabe teremos uma fantasia que não seja uma armadura mongoloide, já seria um bom começo. Algo maleável de quem anda espreitado na escuridão e ataca de surpresa. Um uniforme que demonstra que seu usuário não tem medo algum de levar um tiro, é um traje muito mais apavorante.

MISTERIOSO

Dependendo da forma que Matt Reeves abordar o personagem em seu longa, teremos muito mais um Pattinson em queixo e roupas góticas, do que como o jovem Wayne, mas de fato, o ator tem aquele ar misterioso que as mulheres gostam. Trabalhando isso, fortaleceria um dos pontos chaves deste personagem que mal é visto nos cenários. Um personagem que tem uma voz tão forte, fria e precisa em seu mundo, que tem a necessidade de ser concebido através do véu do mistério. Outros heróis nunca sabem o que esperar de seus atos, o velho amigo Comissário Gordon nunca conseguiu decifra-lo e seus vilões o enxergam apenas como um cara cego por justiça cheio de camadas que nunca irão acompanhar. Pattinson tem talento para abordar, sustentar e evoluir isso.

INSTABILIDADE/ESTABILIDADE

Poderíamos ter aqui um conflito maior quanto a suas escolhas e a sua instabilidade emocional. Uma vez sendo um dos Batman mais novos de todos (Bale tinha 31 e Pattinson está com 33), ele pode abordar outros aspectos e construir um herói muito melhor do que assistimos nas telonas até hoje. Como tratar e lidar com suas pseudo-personalidades, a morte do seus pais estariam ainda mais frescas em sua cabeça, acompanharíamos cada uma de suas escolhas para se tornar o herói que é. Poderíamos degustar mais o seu sofrimento sem fim, que sempre o obrigou a fazer mais e mais e ir além.

CANSAÇO

Pegar um ator tão jovem pode ser a carta mais forte na mão da DC. Podemos ver a cada filme ele cada vez mais frio, mais astuto, mais cansado. Podemos ver o crime o corroendo ano a ano. Abrimos inúmeras possibilidades. Desde ter filmes abordando o futuro – uma vez que é mais fácil ter um ator interpretando alguém mais velho do que mais novo – até abordagens distintas, tentando levar o personagem psicologicamente para diversas vertentes tão exploradas nos quadrinhos.

LIGA DA JUSTIÇA

Uma das coisas mais idiotas que os últimos filmes da DC tentou nos fazer engolir, é que todo mundo SABE quem é o Batman, e ele saiu por aí espalhando a palavra da Igreja Pentecostal Liga da Justiça, onde como uma espécie barata de “Nick Fury”, montou a sua escalação de heróis de uma forma sem sal algum e salvou o mundo aos 45 do segundo tempo. Precisamos de alguém que tire está cara, principalmente para o público jovem que não conhece bem os personagens. Precisamos do verdadeiro Batman. Um incrível cérebro dentro da Liga, uma potente voz e uma personalidade de lobo solitário que resolve certas coisas com a sua engenhosidade e coragem sem ajuda de ninguém. Alguém que faz o ser mais forte do universo respeita-lo. Queremos a cara do Batman aqui, ainda mais para encaixar e fortalecer o universo que J.J. Abrams anunciou que está pronto para fazer.

O que esperar do The Batman:

EFEITO HEATH LEDGER

Pare. Relembre. Tudo que falaram mal da escolha de Heath Ledger para o papel de Coringa em Batman Cavaleiro das Trevas. Lembrou? Pessoas entrando em fúria por ter um “gay” de O Segredo de Brokeback Montain escalado para o vilão mais doentio dos quadrinhos. Todos bateram o pé e não engoliam aquilo de forma alguma. Mas já em seu primeiro trailer, muita gente mordeu a língua. Após ver o trabalho majestoso durante o filme, deram o braço a torcer. Estou comparando Pattinson a Ledger? Não, mas a situação sim. Em ambos os casos temos muita gente contra um rapaz claramente bom no que faz, onde tinham filmes independentes no currículo e um longa que o queimou severamente com parte do público – no caso atual, Crepúsculo e claro, forjaram um cenário completamente favorável para brilhar sobre a baixa expectativa e mau agouro alheio.

NOVOS VILÕES

Se Pattinson der certo, podemos ter uma evolução até na área dos vilões, onde já fomos da palhaçada – no bom sentido – da época de West, o extremo dark de Keaton e Kilmer, a galhofa do Clooney e o desastre de Affleck. O único que chegou mais perto do que gostamos de consumir ano após ano nas HQ’s é através da série Gothan com o jovem Batman Mazouz. Talvez combinado com o sucesso da série Titans, possivelmente teremos uma galeria mais fantástica, achando um bom meio termo entre o Bane que vira um balão de aniversário com o Bane que ao invés tomar veneno toma morfina para aguentar suas dores. Quem sabe explorar personagens que nunca foram transportados para o cinema como o Cara-de-Barro, Chapeleiro Louco, Homem Calendário, Máscara Negra, Solomon Grundy e Ventríloquo. Ou uma nova leitura destes antagonistas que tanto amamos como Senhor Frio, Charada e Pinguim. Isso pode mudar o tom e ditar todo o futuro da DC.

PREPARAR TERRENO

Seria o Pattinson o Batman do Coringa do Phoenix? Pois é. Tem muita coisa boa por vir e uma delas é exatamente essa possibilidade. Estamos vendo Cannes aplaudir um filme de super-her… digo, digo, de um vilão de quadrinhos, só pelo tom e abordagem que fora escolhido. Imaginem o que não estão ENFIM tramando para um dos heróis mais icônicos de todos os tempos? Ansioso por isso!

ROBINS

Já que falamos do Coringa, temos que falar dos Robins. Com um Batman novo, temos a possibilidade de ver o treinamento não só do Bruce Wayne, mas também do Dick Grayson ou Jason Todd, quem sabe do Tim Drake, talvez a Stephanie Brown. Por que não um Damian Wayne lá na frente? Deixe os fãs sonharem, pois com planejamento e um panteão de personagens tão bons quanto os da DC, não há limites.

OBS: Será que o Coringa está pronto para usar um pé de cabra? Vixe…

FUTURO DA DC

Podemos ver enfim o primeiro passo para o sucesso. The Batman tem tudo para ser o Iron Man de 2008 para a DC/Warner. É torcer para dar certo, e assim, ganharmos mais 10 anos de interessantes longas feito agora do querido concorrente. É o personagem certo para este universo funcionar. Vamos torcer pela DC. Vamos torcer pelo Pattinson.

Deixe seu comentário