A Vida Invisível de Eurídice Gusmão é escolhido como o representante do Brasil para o Oscar de 2020 - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

A Vida Invisível de Eurídice Gusmão é escolhido como o representante do Brasil para o Oscar de 2020

Nesta terça-feira, a Academia Brasileira de Cinema se reuniu para votar no longa que irá representar o Brasil e concorrer uma indicação na categoria “Melhor Filme Internacional” no Oscar 2020. A votação aconteceu em São Paulo, na Cinemateca Brasileira. O filme escolhido foi “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Karim Aïnouz.

O longa, situado no Rio de Janeiro nos anos 40, conta a história da vida de Guida e Euridice Gusmão, criadas para serem invisíveis aos olhos da sociedade brasileira da época, como  todas as mulheres daquela geração, de acordo com a sinopse. O elenco é composto por Carol Duarte, Júlia Stockler, Fernanda Montenegro, Gregório Duvivier, Márcio Vito, entre outros. Confira abaixo o teaser oficial do filme.

A produção chega as telas dos cinemas brasileiros no dia 31 de outubro e chamou atenção por ter vencido a mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes e o Prêmio CineCoPro, no Festival de Munique. Além de ter sido selecionado para o Festival de Toronto (TIFF). O filme ganhará distribuição nos cinemas do Estados Unidos pela Amazon e é produzido pela RT Features.

Entre os doze filmes pré-selecionados para a votação estavam “Bacurau” (Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles), “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” (Karim Aïnouz), “Simonal” (Leonardo Domingues), “Los Silencios” (Beatriz Seigner), “Sócrates” (Alex Moratto), “A Última Abolição” (Alice Gomes), “A Voz do Silêncio” (André Ristum), “Bio” (Carlos Gerbase), “Legalidade” (Zeca Brito), “Humberto Mauro” (André Di Mauro), “Espero tua (re)volta” (Eliza Capai) e “Chorar de Rir” (Toniko Melo). Totalizando 10 ficções e 2 documentários.

A Vida Invisível

Destaques entre os pré-selecionados, estavam o longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, “Bacurau”, que venceu em maio o prêmio do Júri na 72ª edição do Festival de Cannes. Na mesma edição, o longa de Karim Aïnouz, “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, venceu a mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar). No início do ano, “Sócrates”, de Alex Moratto, foi indicado ao Independent Spirit Awards e venceu o prêmio Someone to Watch (direcionado a cineastas em ascensão).

Em votação aberta, a comissão responsável por julgar a escolha é formada pela diretora Anna Muylaert, o crítico Amir Labaki, o diretor e roteirista David Schurmann, a diretora do Festival do Rio e produtora Ilda Santiago, e as produtoras Sara Silveira e Vânia Catani.

A 92ª edição do Oscar acontece em 9 de fevereiro de 2020.

Deixe seu comentário