As 10 melhores animações - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

As 10 melhores animações

Gênero ou estilo cinematográfico surgido na primeira década do século 20, a animação, com o passar dos anos, foi se tornando muito querida pelo grande público. E engana-se quem pensa que animações são apenas para as crianças. O público em geral lota os cinemas para assistir as produções animadas cada vez mais tecnicamente perfeitas.

Em uma enquete feita nas redes sociais, pedi que os votantes escolhessem suas 3 animações preferidas. Claro que o resultado geral agradará a alguns e desagradará a outros, porque alguns nomes importantes da animação mundial acabaram ficando de fora.

Antes de conhecermos as 10 produções mais citadas, vejamos os nomes de algumas que foram significativamente lembradas (aquelas que obtiveram mais votos que outras, mas que não foi o suficiente para entrar na lista) mas que ficaram de fora, e de algumas que foram totalmente esquecidas durante as escolhas.

Foram significativamente lembradas:

Procurando Nemo”, “Meu Amigo Totoro”, “Ratatouille”, “Aladdin”, “O Estranho Mundo de Jack”, “Shrek”, “A Bela Adormecida”, “Dumbo”, “Bambi”, “O Castelo Animado”, “Pinóquio”, “Akira”, “Viva: A Vida é uma Festa”, “Wall–E”, “Toy Story 3”, “A Noiva-Cadáver”, “Mary e Max – Uma Amizade Diferente”, “Up – Altas Aventuras”.

Foram totalmente esquecidas:

Valsa com Bashir”, “Os Incríveis”, “Princesa Mononoke”, “Zootopia – Essa Cidade é o Bicho”, “Persépolis”, “O Gigante de Ferro”, “A Fuga das Galinhas”, “Homem-Aranha no Aranhaverso”, “Spirit – O Corcel Indomável”, “Ghost in the Shell”, “Irmão Urso”, “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais”, “Paprika”, “A Tartaruga Vermelha”, “As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne”, “Metrópolis”.

As 10 animações mais votadas:

1 – O Rei Leão (1994), direção: Rob Minkoff e Roger Allers.

Considerado por muitos o melhor início em uma animação, “O Rei Leão” é a maior das obras-primas das animações modernas produzidas pelos estúdios Disney. Aventura, drama, suspense e musical são os elementos dessa história baseada em “Hamlet”, de William Shakespeare. Venceu os Oscars de melhor trilha sonora e canção. Em julho de 2019 estreia sua versão em live action.

2 – Fantasia (1940), direção: Wilfred Jackson, Hamilton Luske, James Algar e outros.

O público de hoje se divide entre aqueles que gostam e aqueles que não gostam de “Fantasia”, mas os cinéfilos mais antigos o têm como o melhor trabalho da Disney da era do cinema clássico. É de fato uma animação que divide opiniões por sua falta de diálogos e por ser inteiramente feito em cima de músicas clássicas. Em 1999 foi lançado “Fantasia 2000”.

3 – A Bela e a Fera (1991), direção: Gary Trousdale e Kirk Wise.

Primeira animação a concorrer ao Oscar de melhor filme, “A Bela e a Fera” foi também a produção que ajudou a Disney a voltar ao topo das animações mundiais. Baseado na famosa história de Madame de Beaumont, a animação ganhou os Oscars de melhor canção e trilha sonora. Em 2017, Emma Watson estrelou sua versão em live action.

4 – Toy Story (1995), direção: John Lasseter.

Primeira animação realizada totalmente em computação gráfica, “Toy Story” conquistou milhões de fãs por sua história sobre amizade e lealdade. As aventuras dos bonecos Woody e Buzz Lightyear deram origem ao elogiado e premiado estúdio Pixar, responsável por grandes obras da animação moderna. A quarta parte está em exibição nos cinemas.

5 – Branca de Neve e os Sete Anões (1937), direção: David Hand, Wilfred Jackson, Larry Morey e outros.

Este foi o primeiro grande longa-metragem de animação da história. Os estúdios Disney acertaram em cheio em um projeto arriscado (para a época). Tudo funciona perfeitamente aqui, dando origem a uma série de novas produções que imortalizaram o estúdio responsável por algumas das maiores  animações de todos os tempos.

6 – A Viagem de Chihiro (2001), direção: Hayao Miyazaki.

O Studio Ghibli criou várias obras-primas da animação, e “A Viagem de Chihiro” é sua mais famosa produção, especialmente por ter dado um Oscar de melhor animação ao genial Hayao Miyazaki, diretor da obra. É uma história magnífica que mistura elementos fantásticos, sempre com o toque irrepreensível de Miyazaki.

7 – A Era do Gelo (2002), direção: Chris Wedge.

Co-dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, “A Era do Gelo” pode ser considerado a zebra da lista, por ser uma animação não tão lembrada em outras listas das melhores animações. Mas trata-se de uma divertida produção que brinca com elementos pré-históricos e nos brinda com personagens bem construídos.

8 – Divertida Mente (2015), direção: Pete Docter.

“Divertida Mente” é com toda a certeza uma das melhores animações do cinema moderno e a mais inteligente produzida pelo estúdio Pixar. A excelente história é sobre sentimentos e sensações que mostram que a vida é para ser vivida da melhor forma possível. Merecidíssimo vencedor do Oscar de melhor animação.

9 – A Dama e o Vagabundo (1955), direção: Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske.

Com “A Dama e o Vagabundo”, o público da época pôde assistir nos cinemas ao primeiro filme de animação dos estúdios Disney feito no formato widescreen. É também o mais romântico das animações clássicas do estúdio. Há uma clara crítica às diferenças de classes sociais, além de ter uma das mais famosas cenas de beijo do cinema. 

10 – Mogli – O Menino Lobo (1967), direção: Wolfgang Reitherman.

Da obra “O Livro da Selva” de Rudyard Kipling, surge esta animação dos estúdios Disney lançada quando Walt Disney já havia falecido. A música “The Bare Necessities” (indicada ao Oscar) ajudou a imortalizar nas telas as aventuras de Mogli e sua turma. Em 2016 foi lançado seu live action, que conta com efeitos visuais de última geração.

Agradecimentos especiais: Ana Luiza e Biel José

Deixe seu comentário