Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho - Cinem(ação)
Cinema Mundial

Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho

Morreu nesta quarta-feira (19), em São Paulo, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, que fez história na crítica cinematográfica nacional ao se tornar um rosto conhecido graças aos programas de TV que apresentou e aos comentários que fazia há anos nas transmissões de cerimônias do Oscar.

Rubens Ewald Filho estava internado no Hospital Samaritano, na capital paulista, há um mês, após um desmaio que sofreu em uma escada rolante. Prolífico nos estudos, Rubens formou-se em jornalismo em sua cidade natal, Santos, onde também começou a carreira escrevendo para o jornal A Tribuna de Santos. Depois, além de se graduar também em Geografia, Direito e História, viria a trabalhar como roteirista de novelas (Éramos Seis, Casa de Pensão e Iaiá Garcia estão entre suas principais) e também como ator.

Como crítico de cinema, ficou famoso por apresentar diversos programas de TV, como apresentador de seções de filmes na TV Cultura, TV Bandeirantes, entre outros. Também passou por diversas emissoras que exibiram a premiação do Oscar, já que seus comentários e seu conhecimento profundo do cinema o faziam a principal opção de comentarista.

Rubens Ewald Filho assistiu a mais de 37 mil filmes ao longo de sua vida, já que desde criança tinha o hábito de anotar o que assistia.

O crítico havia passado por situações polêmicas recentemente, mas continuava sendo um dos mais importantes nomes da crítica cinematográfica brasileira.

Deixe seu comentário