Premiação do Oscar define datas e terá diversas mudanças - Cinem(ação)
Oscar
Cinema Mundial

Premiação do Oscar define datas e terá diversas mudanças

Que o Oscar 2020 será no dia 9 de fevereiro, nós já sabíamos. Agora, a premiação mais famosa do cinema também divulgou os dias da premiação nos anos seguintes: serão nos dias 28 de fevereiro de 2021, e 27 de fevereiro de 2022. Com isso, já sabemos que a premiação de 2022 coincidirá com o feriadão de Carnaval no Brasil, mas não nos anos anteriores.

Além de sabermos as datas, também podemos entender algumas mudanças que a premiação passará a ter. Confira cada uma delas.

  • Ao contrário do Oscar 2020, as premiações seguintes não deverão vir “grudadas” nos prêmios dos sindicatos (especialmente o SAG e o DGA), o que pode significar que voltarão a ser Oscars mais previsíveis (ainda que recentemente o Oscar tenha ficado cada vez mais diferente das premiações “termômetros”, o que é uma coisa boa)
  • A premiação também regulamentou os lançamentos de plataformas de Streaming. Para um filme concorrer ao Oscar, o filme precisa ficar em cartaz pelo menos 7 dias nos cinemas de Los Angeles e de Nova York, mas não há qualquer restrição quanto ao lançamento em plataformas de streaming. Ou seja, um filme pode ter lançamento mundial nas plataformas que isso não o impedirá de concorrer ao prêmio, diferente do que muitos defensores da sala escura desejavam.
  • A categoria de Melhor Animação não terá mais a exigência de ao menos 8 filmes elegíveis lançados no marcado americano. Embora essa regra nunca tenha impedido a categoria de existir todos os anos, já que sempre houve mais de 8 filmes animados lançados anualmente no país, ela foi retirada.
  • A categoria “Cabelo e Maquiagem” terá mais nomes indicados. Até agora, eram 3 filmes indicados ao Oscar da categoria, mas agora serão obrigatoriamente cinco! E o número de pré-indicados, que antes era 7, passa para 10.
  • Uma sutil mudança no nome de uma categoria que faz a diferença: em vez de “Filme Estrangeiro”, ela passará a ser “Filme Internacional”. O único motivo para isso é que o termo estrangeiro foi considerado ultrapassado dentro da realidade. Além disso, a lista de pré-candidatos à categoria será de 10, e não mais de 7 filmes, o que pode (talvez) favorecer o nosso cinema brasileiro!
  • Mais flexibilidade para algumas categorias. A partir de agora, os filmes em formato curta-metragem (live action ou animação) pode ter lançamentos comerciais nos cinemas APENAS em uma das cidades de Nova York ou Los Angeles (antes, precisaria ser nas duas). Os curtas que não têm lançamento comercial continuam com a regra de precisar ganhar prêmios anteriores em festivais reconhecidos pela academia. No caso dos documentários (longa ou curta), antes era preciso que eles tivessem lançamento comercial nas cidades de LA e NY, mas agora não mais: basta que entrem nas regras de se destacar em festivais. Isso vai permitir que mais filmes consigam entrar na competição, e de forma um pouco mais democrática.

Deixe seu comentário