Festival Varilux de Cinema Francês acontece entre 6 e 19 de junho em todo o Brasil - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

Festival Varilux de Cinema Francês acontece entre 6 e 19 de junho em todo o Brasil

A 10ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês está para começar.  De 6 a 19 de junho, boa parte das salas de cinema de todo o Brasil reunirão uma diversidade de produções francesas de diferentes gêneros e para todos os públicos. O festival desta vez conta com 16 longas-metragens recentes em sua programação, tendo alguns deles sido exibidos por diversos festivais por todo o mundo.

Um total de 78 cidades espalhadas pelo país exibem a programação do Festival Varilux . São Paulo, no dia 5 de junho, e o Rio de Janeiro, nos dia 6, 7 e 8 de junho, recebem ainda a delegação artística formada por atores e diretores.

Entre os destaques da edição será exibido o novo trabalho de François Ozon, “Graças a Deus” (Grâce à Dieu), que retrata a história real do padre acusado de molestar dezenas de meninos entre os anos 1980 e 1990. O longa foi o vencedor do Urso de Prata da 69ª edição do Festival de Berlim, que aconteceu este ano. Na edição do ano passado do Festival Varilux foi exibido seu penúltimo filme lançado, “O Amante Duplo” (L’amant Double).

“Graças a Deus” (Grâce à Dieu), de François Ozon, é o destaque do festival

Vencedor de vários prêmios, “Inocência Roubada” (Les Chatouilles), de Andrea Bescond e Eric Metayer, é baseado na história real vivida pela diretora e mostra a dança como um importante meio de superar traumas sofridos a partir de abusos sexuais na infância. O longa fez parte seleção do Festival de Cannes em 2018 na mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard) e garantiu dois prêmios César em 2019 nas categorias Melhor Adaptação e Melhor Atriz Coadjuvante (Karin Viard).

A programação conta com uma produção estrelada pela premiada Juliette Binoche. “Quem Você Pensa Que Sou?” (Celle que vous croyez) retrata o caso de “catfishing” de uma mulher que, para espionar seu marido, cria um perfil falso nas redes sociais forjando ser muito mais nova do que realmente é. Outro longa que integra a edição é o drama de guerra “Filhas do Sol“, de Eva Husson, que fez parte da Seleção Oficial da 71ª edição do Festival de Cannes, concorrendo a seu principal prêmio , a Palma de Ouro.

Para conferir a programação completa e mais informações sobre a 10ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, clique aqui. Confira abaixo a vinheta oficial do festival com a apresentação dos principais destaques da edição.

Deixe seu comentário