10 filmes sobre educação que você precisa assistir - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

10 filmes sobre educação que você precisa assistir

A Educação no Brasil é tema de debate e reflexão há muitos anos, mas, recentemente, as discussões vem se intensificado com as novas decisões do atual Ministro da Educação, Abraham Weintraub (texto escrito em 03 de junho de 2019). Entre manifestações, palavras de ordem e cortes orçamentários, a impressão que temos é que estamos em meio a uma “conversa de surdos”, em que muitos falam, mas poucos tem a disposição para ouvir. Por isso, lanço mão nesse texto de recorrer ao campo das artes como instrumento reflexivo.

Podemos discordar quanto ao melhor modo de investir na educação, ou mesmo, sobre o modelo educativo mais adequado ao século XXI, mas dificilmente entraremos alguém que discorde que a educação e o acesso ao conhecimento escolarizado transforma vidas.

“Não importa o que digam a você, palavras e ideias podem mudar o mundo”.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Confira a baixo, as minhas 10 sugestões de filmes sobre educação que você PRECISA assistir!

1 – Nunca me sonharam (2017)

Direção: Cacau Rhoden

Sinopse: O documentário propõe reflexões sobre os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, ‘Nunca me sonharam’ reflete sobre o valor da educação.

2 – Quando sinto que já sei

Direção: Antonio Sagrado, Raul Perez e Anderson Lima

Sinopse: O documentário registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil, reunindo depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.

3 – Tarja Branca

Direção: Cacau Rhoden

Sinopse: As brincadeiras infantis fazem parte de nossa formação social, intelectual e afetiva, por elas nos socializamos, nos definimos e introjetamos muitos dos hábitos culturais da vida adulta. Todos brincamos na infância e no brincar nos sentimos livres e felizes, mas será que ainda carregamos essa subjetividade “brincante” e dentro de nós? Será que a criança que fomos se orgulharia do adulto em que se transformou? Tarja Branca é um manifesto sobre a importância de continuar sustentando um espírito lúdico, que surge em nossa infância e que o sistema nos impele a abandonar em nossa vida adulta.

4 – Pro dia nascer feliz

Direção: João Jardim

Sinopse: Em três estados brasileiros, em classes sociais distintas, adolescentes falam da vida na escola, seus projetos e inquietações numa fase crucial de sua formação. Professores também expõem seu cotidiano profissional, ajudando a pintar um quadro complexo das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar.

5 – Entre os muros da escola

Direção: Laurent Cantet

Sinopse: O filme retrata a realidade de François Marin, um professor de francês de uma escola de ensino médio localizada na periferia de Paris. Entre muitas dificuldades, o professor busca apoio em seus colegas para o desafio de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso, o desrespeito e a violência são elementos complicadores dessa tarefa.

6 – Sementes da Educação

Sinopse: É uma série documental de 13 episódios que resulta de uma parceria entre a OZ Produtora e o Cine Brasil TV. Com incentivo da Agência Nacional de Cinema – ANCINE -, a série tem como finalidade apresentar modelos inovadores de escolas pelo Brasil e propor alternativas para a construção de uma nova educação.

7 – Sociedade dos poetas mortos

Direção: Peter Weir

Sinopse: No final da década de 50, John Keating torna-se o novo professor de Inglês no internato Welton Academy, aonde fora aluno. No ambiente rígido e tradicional da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica ao propor métodos de ensino pouco ortodoxos que acende em parte dos alunos uma paixão pela poesia e pela arte. Empolgados, os adolescentes ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, um grupo dedicado ao culto da poesia, do mistério e da amizade.

https://www.youtube.com/watch?v=2j8xOH0udMA

8 – A onda

Direção: Dennis Gansel

Sinopse: Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia e, para fins didáticos, decide fazer um experimento social propondo a formação de um governo fascista dentro da sala de aula.

9 – Escritores da liberdade

Direção: Richard LaGravenese

Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme conta a história do trabalho de Erin Gruwell, uma professora norte-americana que investiu na educação como forma de transformar vidas. A produção aborda temas relacionados aos desafios educativos e escolares num contexto socioeconômico violento e de alta vulnerabilidade.

10 – Coach Carter: treino para a vida

Direção: Thomas Carter

Sinopse: O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter, aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola. Para surpresa de muitos, ele impõe uma rígida agenda de treinos, além de exigir boas notas e bom comportamento em todas as atividades escolares. Porém, o treinador precisará aprender a lidar com as indisciplinas dos adolescentes e com as adversidades da vida.

*Obs: Ficou faltando algum filme que você conhece e gostaria de indicar? Deixe nos comentários!

Deixe seu comentário