Nicholas Hoult e Lily Collins falam sobre “Tolkien”
J. R. R. Tolkien, o criador da saga O Senhor dos Anéis, vai ganhar uma cinebiografia. O filme será intitulado “Tolkien” e será estrelado por Nicholas Hoult, que dará vida ao escritor, e Lily Collins, que faz sua esposa Edith Bratt.
Em entrevista recente ao portal IGN, Hoult declarou que leu O Senhor dos Anéis aos 12 anos, em 2002, quando ganhou o livro dos diretores do filme Um Grande Garoto, que Hoult co-estrelava com Hugh Grant. É a mesma edição que ele mantém em sua prateleira. “Lendo o livro agora, com o conhecimento sobre o amor de Tolkien pelas línguas e por como cada lugar e nome de personagem guarda tanto significado, eu tive uma grande vantagem no meu processo de pesquisa”, conta ele sobre sua aproximação com o filme.
Sobre seu papel, Lily Collins, que leu Tolkien pela primeira vez quando estava no ensino médio, conta que guarda uma antiga fascinação pela magia. “Aquele mundo, pra mim, é um lugar onde eu sinto ter vivido em minha própria mente”.
Este filme não marca de fato a primeira aproximação profissional de Lily Collins em um filme relacionado a Tolkien. “Ironicamente, eu participei as audições para fazer uma personagem elfa [em O Hobbit], conta. “Obviamente eu não consegui o papel, mas isso me trouxe até o papel de Edith, que inspirou os elfos.
O filme “Tolkien” explora os anos de formação do renomado autor, e acompanha como ele forma suas amizades, coragem e inspiração em um grupo de escritores e artistas em sua escola. A amizade deles se fortalece conforme eles crescem e enfrentam o amor e a perda juntos, incluindo o namoro tumultuado de Tolkien com sua amada Edith Bratt, até o estopim da Primeira Guerra, que ameaça romper a “sociedade”. Todas essas experiências mais tarde inspirariam Tolkien a escrever seus famosos romances sobre a Terra Média.
O filme certamente irá combinar muito bem com o Podcast Cinem(ação) 300, no qual falamos sobre o escritor e a história por trás da produção de O Senhor dos Anéis. Ouça AQUI o podcast!
Confira o trailer:
“Tolkien” é dirigido por Dome Karukoski (cineasta nórdico com diversos filmes suecos e finlandeses no currículo). O longa estreia nos Estados Unidos dia 10 de maio e ainda não tem data para chegar ao Brasil.