[DOC] ELES SE ATREVERAM - A REVOLUÇÃO DE 17 - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Dica de Filme

[DOC] ELES SE ATREVERAM – A REVOLUÇÃO DE 17

Toda vez que o Capitalismo nos traz uma crise (de tempos em tempos) o nome de Marx, Lenin, Stalin, Trotsky, Mao, entre outros, começam a ganhar força de um lado e também começam a sofrer fortes acusações do outro. Visto que a propaganda é a alma do negócio, este documentário (de esquerda – já vou logo avisando) visa mostrar com trechos históricos, cartas escritas na época e contextualizando o que ocorria como a revolução ocorreu, quais seus ganhos, perdas e, acima de tudo, como funcionava toda a burocracia do partido social-democrata que logo depois virou partido comunista.

Eles Se Atreveram vai além de uma simples aula sobre o que ocorreu em Outubro de 1917 e nos leva a entender essa data tão importante com um contexto de fevereiro de 17 e a revolução fracassada de 1905 (lembrando que todas as datas aqui estão conforme calendário Russo da época, diferente do calendário ocidental e que hoje é usado globalmente). Então ele começa falando sobre o ano de 1905 e o grande descontentamento do povo com o Czar. O que culminou uma onda de revolta, principalmente do campesinato, e também várias greves e protestos contra o líder Russo.

É interessante notar que Eles Se Atreveram traz escritos de Lenin, Trotsky, entre outros pensadores e revolucionários da época dizendo que essa tentativa de revolução ocorrida em 1905 que terminou num massacre contra o povo que ficou conhecido como Domingo Sangrento foi o momento de virada e que a partir daquela data a próxima revolta obteria sucesso. É difícil pensar hoje como após um grande massacre, várias pessoas exiladas e outras presas poderiam tirar tanto otimismo. Mas analisando os escritos, Trotsky e Lenin conseguiram entender o motivo da revolta não ter dado certo e direcionar o partido para liderar a massa e trabalhar na base (principalmente com os operários) para uma nova investida contra o Czar e o Império.

Já as duas revoltas ocorridas em 17, o documentário também faz uma contextualização do que ocorria na época. A entrada da Rússia na primeira guerra mundial foi determinante para ocorrer uma nova grande greve das operárias (majoritariamente mulheres) contra a fome e a miséria enquanto o Império gastava horrores com armas e munições para lutar em uma Guerra. Essa grande Greve Geral das mulheres foi o pontapé inicial para a grande revolução de Outubro.

Eles se Atreveram também acaba abrangendo até um pouco depois da revolução com a morte de Lenin e depois com o exílio e assassinato de Trotsky. É um documentário essencial para quem quer aprender um pouco mais sobre a revolução Russa e um ótimo material complementar para quem vai fazer uma prova de história ou geografia e precisa aprender além do que o livro escolar abrange.

Ele pode ser visto gratuitamente em:

https://www.youtube.com/watch?v=CnmIBk0aD50

Deixe seu comentário