22ª Mostra Tiradentes atinge 37 mil pessoas - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Mostra Tiradentes - 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes - 2019
Cinema Mundial

22ª Mostra Tiradentes atinge 37 mil pessoas

A Mostra Tiradentes 2019, ou 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada de 18 a 26 de janeiro, movimentou a cidade de Tiradentes com a oferta de uma programação abrangente, intensa e gratuita. Em nove dias de evento, mais de 37 mil pessoas foram beneficiadas e lotaram as sessões de cinema, debates, oficinas e atrações artísticas. Os números do festival são altos: ao longo de nove dias de programação gratuita, apresentou a pluralidade de conteúdos audiovisuais em 108 filmes brasileiros, 49 sessões de cinema e 36 debates.

Cumpriu o papel

A Mostra Tiradentes, mais uma vez, cumpriu seu papel de oferecer ações de formação, reflexão, exibição e formação, destacando o que há de mais novo e promissor na produção cinematográfica brasileira. O evento abriu o calendário audiovisual brasileiro, apresentou um conjunto de filmes com estéticas, linguagens e temáticas contemporâneas. Além disso, colocou em pauta questões relacionadas às identidades, liberdades individuais e processos narrativos, por meio da exibição de filmes, debates, rodas de conversa e performances artísticas e musicais, promovendo, desta forma, um encontro pelo cinema em diálogo com as outras artes e com a diversidade.

A cidade de Tiradentes recebeu toda a infraestrutura para sediar toda a programação do evento, que reúne todas as manifestações da arte. Foram instalados quatro espaços de exibição: no Complexo de Tendas, o Cine-Tenda e o Sesc Cine-Lounge; no Largo das Fôrras, o Cine-Praça; e no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves, a sede do evento, que recebeu também a programação do Seminário, debates e exibição de filmes no Cine-Teatro. Já o Espaço Cultural Aimorés e a Escola Estadual Basílio da Gama sediaram as oficinas que integraram o programa de formação promovido pela Mostra desde sua primeira edição.

Mudanças e homenagens

A Mostra Tiradentes, em sua 22ª edição, ampliou o enfoque do evento para além da programação cultural e apresentou ao público a representatividade do setor audiovisual no país. “Esta Mostra está viva e hoje é uma realidade porque existe quem acredita e tem compromisso com a cultura, quem investe, quem trabalha, quem marca presença, quem aplaude, acontece e faz. É importante ter um entendimento de que é a indústria do entretenimento a que mais cresce no mundo, gera empregos, renda e oportunidades”, destaca Raquel Hallak, coordenadora da Mostra Tiradentes e diretora da Universo Produção.

Mostra Tiradentes - 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes - 2019

Em 2019, a Mostra Tiradentes prestou homenagens à atriz, dramaturga e diretora mineira Grace Passô – destaque da cena cultural brasileira. A escolha deste nome motivou uma iniciativa inédita: pela primeira vez, a Mostra Tiradentes contou, em sua abertura, com a exibição de um filme realizado especialmente para o evento. O média-metragem “Vaga Carne”, dirigido pela homenageada e pelo cineasta Ricardo Alves Jr., é uma transcriação da peça teatral de mesmo nome em linguagem cinematográfica.

Extensão fundamental da programação de filmes na Mostra Tiradentes, o 22º Seminário do Cinema Brasileiro contou com a participação de 86 profissionais no centro de 36 debates – críticos, jornalistas, pesquisadores, profissionais do audiovisual e seis convidados internacionais. Dois deles, a crítica e pesquisadora francesa Claire Allouche e o crítico e programador argentino Roger Koza, integraram o Júri da Crítica, responsável pela escolha do melhor longa da Mostra Aurora e do melhor curta da Mostra Foco – foi a primeira vez convidados internacionais participaram desta seleção.

Deixe seu comentário