5 curtas de animação incríveis que estão no YouTube! - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

5 curtas de animação incríveis que estão no YouTube!

Ultimamente tenho assistido alguns curtas de animação muito bons, e que possuem uma mensagem bacana no final! No YouTube é possível encontrar muuuuitos, mas vou deixar aqui uma indicação de 5 curtas que eu amei! 

1. Alma (2009)

De longe, este é o meu favorito e recomendo para todo mundo. O curta é de Rodrigo Blaas, da Pixar, e é muito instigante. Eu realmente não quero falar sobre o que se trata, pois o final nos deixa com várias interpretações! E já aviso: é uma animação um tanto tensa (eu fiquei com medo em algumas partes hahaha), mas muito bem feita. Assistam e tirem suas próprias conclusões! Ah, e sugiro que assistam mais de uma vez para prestar atenção em alguns detalhes que passam despercebidos!

2. Felicidade (Happiness, 2017)

Este curta de Steve Cutts aborda a atual sociedade em que vivemos. Os ratos representam os seres humanos, e tenho certeza que conseguimos nos identificar com a maioria das situações. É uma animação para estimular o pensamento crítico e refletir porque nós vivemos em uma sociedade tão competitiva, e porque o consumo frenético é visto como felicidade por muitas pessoas. O curta é impactante e feito para incomodar mesmo, porque assim conseguimos abrir os olhos para o modo como parte das sociedades do mundo funcionam. Tudo isso acompanhado de uma trilha sonora incrível. 

3. Vida Maria (2006)

Diretamente do Ceará, “Vida Maria” foi produzida, escrita e dirigida por Márcio Ramos, e carrega uma bagagem de prêmios. A história é sobre uma mulher chamada Maria, que vive em uma região humilde do interior. Desde criança ela ajuda a mãe com os afazeres domésticos, e a sua educação não é nem um pouco incentivada. O mais interessante é que isso se torna um ciclo: todas as filhas das próximas gerações terão o mesmo destino de Maria. É um curta que provoca reflexõeses sobre a falta de oportunidade dessas garotas, e como isso afeta o futuro delas.

4. Leve-me para casa (Take me home, 2013)

Este é o curta mais bonito desta lista, e foi criado por Nair Archawattana. Abordando o tema da adoção de animais, a animação é leve e emocionante (poderá rolar algumas lágrimas, já aviso). Ele expõe a escolha de uma garota na hora de adotar um cãozinho. É muito lindo e encantador!

 5. A Casa de Pequenos Cubinhos (Tsumiki no ie, 2008)

Um senhor vive em uma casa em cima do mar. Mas com o passar do tempo, o nível do mar vai subindo, e ele precisa construir uma casa em cima de sua casa. Isso vira um ciclo. Até que um dia, esse senhor derruba o seu cachimbo favorito no mar, e precisa mergulhar para pega-lo. Enquanto ele faz isso, varias lembranças do passado aparecem em sua mente. O curta é japonês e muito sensível. Seu ritmo é um pouco lento, mas vale a pena!

Deixe seu comentário