13 filmes brasileiros que você precisa ver no cinema!
Se você é do tipo que reclama dos filmes brasileiros, pode fechar a janela e nem precisa ler este artigo. O cinema nacional é uma fonte inesgotável de diversidade, criatividade e qualidade temática e narrativa. E qualquer um que diga o contrário é ignorante ou desonesto.
E quando eu estava vendo a lista de filmes que estreiam nas próximas semanas, me dei conta de que muitos filmes brasileiros estão por vir em breve: e quase todos tiveram ótimas carreiras em festivais, ou trazem um histórico que garante no mínimo uma produção interessante.
Por isso, decidi listar 13 filmes brasileiros que entrarão em cartaz em breve – ou já estão nos cinemas – e que você deveria ver. (o único problema é que eles costumam estrear em poucas salas e apenas algumas capitais… mas aí o debate é para outro dia).
Alguma coisa assim (estreia: 26/07)
[Alguma coisa assim, Brasil, Alemanha, 2017], de Esmir Filho, Mariana Bastos (Vitrine Filmes). Gênero: drama. Elenco: Caroline Abras, André Antunes, Clemens Schick.
O filme já está em cartaz nos cinemas. Além de crítica no site, tivemos o prazer de gravar um podcast com o co-diretor Esmir Filho!
O nome da morte (estreia: 02/08)
[O nome da morte, Brasil, 2017], de Henrique Goldman (Imagem). Gênero: drama. Elenco: Marco Pigossi, Fabiula Nascimento, André Mattos.
O diretor de “Jean Charles” estreia mais uma trama baseada em fatos reais. Desta vez, a verdadeira história de um pistoleiro que matou mais de 400 pessoas no Brasil.
O animal cordial (estreia: 09/08)
[O animal cordial, Brasil, 2017], de Gabriela Amaral Almeida (California Filmes). Gênero: suspense. Elenco: Murilo Benício, Luciana Paes, Irandhir Santos.
Aclamado no Festival do Rio 2017 e vencedor do prêmio de Melhor Ator para Murilo Benício, o filme é um slasher que discute uma realidade brasileira. E se prepare, que vem aí um podcast relacionado a esse filme aqui no Cinem(ação)!
O TRAILER ESTÁ ABAIXO, MAS DIZEM QUE É MELHOR VER O FILME SEM VER O TRAILER! (tá avisado)
Ah, e leia a entrevista por escrito com a diretora AQUI!
Como é cruel viver assim (estreia: 16/08)
[Como é cruel viver assim, Brasil, 2017], de Júlia Rezende (H2O). Gênero: comédia dramática. Elenco: Marcelo Valle, Fabiula Nascimento, Deborah Lamm.
A diretora de “Meu Passado Me Condena: O Filme” e “Ponte Aérea” vem agora com uma comédia de sequestro! Pode ser uma boa opção para quem gosta desse tipo de filme:
Unicórnio (estreia: 16/08)
[Unicórnio, Brasil, 2017], de Eduardo Nunes (Vitrine Filmes – Sessão Vitrine Petrobras). Gênero: drama. Elenco: Patrícia Pillar, Bárbara Luz, Zé Carlos Machado.
Contemplativo, o filme é baseado em uma história de Hilda Hilst e tem imagens belíssimas. Do mesmo diretor de Sudoeste. Pega esse trailer:
Café com canela (estreia: 16/08)
[Café com canela, Brasil, 2017], de Ary Rosa, Glenda Nicácio (Arco Audiovisual). Gênero: drama. Elenco: Valdinéia Soriano, Aline Brunne, Babu Santana.
Elogiado por onde passou, o longa é uma história sensível de duas mulheres do recôncavo baiano que, após se reencontrarem, passam por novas transformações.
Benzinho (estreia: 23/08)
[Benzinho, Brasil, 2017], de Gustavo Pizzi (Vitrine Filmes). Gênero: drama. Elenco: Karine Teles, Adriana Esteves, Otávio Müller.
Considerado um dos melhores filmes do Festival de Sundance (leia sobre ele aqui), Benzinho tem até um cheirinho de indicação ao Oscar!
Fica mais escuro antes do amanhecer (estreia: 30/08)
[Fica mais escuro antes do amanhecer, Brasil, 2016], de Thiago Luciano (O2 Play). Gênero: drama. Elenco: Caco Ciocler, Lucy Ramos, Thiago Luciano.
O novo filme da O2 fala sobre depressão e se passa em um futuro não muito distante.
Ferrugem (estreia: 30/08)
[Ferrugem, Brasil, 2017], de Aly Muritiba (Olhar Distribuição). Gênero: drama. Elenco: Clarissa Kiste, Dudah Azevedo, Enrique Diaz.
Outro filme elogiado em Sundance, o longa do mesmo diretor de “Para Minha Amada Morta” mostra os efeitos dos vídeos vazados de nudez. Leia sobre ele aqui no Cinem(ação)!
O candidato honesto 2 (estreia: 30/08)
[O candidato honesto 2, Brasil, 2017], de Roberto Santucci (Downtown/Paris). Gênero: comédia. Elenco: Leandro Hassum, Rosanne Mulholland, Victor Leal.
Esse pelo menos vai chegar em todas as salas do país, com muitas cópias. Decidi colocar na lista! rs
O Grande Circo Místico (estreia: 06/09)
[O Grande Circo Místico, Brasil, Portugal, França, 2018], de Carlos Diegues (H2O). Gênero: drama. Elenco: Mariana Ximenes, Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer.
Um dos maiores diretores brasileiros de todos os tempos (Xica da Silva, Orfeu, Deus é Brasileiro, Bye Bye Brasil), Carlos Diegues vem agora com uma história de um circo com um século de existência.
https://www.youtube.com/watch?v=9vhF-iIIC4I
O banquete (estreia: 06/09)
[O banquete, Brasil, 2017], de Daniela Thomas (Imovision). Gênero: drama. Elenco: Drica Moraes, Mariana Lima, Bruna Linzmeyer.
Insolação, Linha de Passe, Terra Estrangeira, Vazante… esses grandes filmes brasileiros têm em comum a diretora, uma das maiores do cinema nacional. Agora, Daniela Thomas vem com essa trama de jogos de poder.
Todas as canções de amor (estreia: 13/09)
[Todas as canções de amor, Brasil, 2018], de Joana Mariani (Galeria Distribuidora). Gênero: romance. Elenco: Marina Ruy Barbosa, Bruno Gagliasso, Luíza Mariani.
Ainda não tem trailer. Mas a história de um casal que tem sua vida cruzada por uma fita K7 de outro casal, é o primeiro longa de ficção da diretora e promete uma fotografia inovadora graças a uma tecnologia nova.