Assim na Terra como no Inferno - A definição de Claustrofobia - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Dica de Filme

Assim na Terra como no Inferno – A definição de Claustrofobia

Com uma rápida pesquisa no google pela palavra ‘Claustrofobia’ encontrei esse significado: Substantivo feminino que significa o medo doentio de estar em lugares fechados (quartos, elevadores, automóveis, etc.), porém toda essa frase poderia ser substituída pelo filme Assim na Terra como no Inferno. O longa é claustrofóbico praticamente do início ao fim, nos levando pelos confins mais tenebrosos do inferno.

Um grupo de arqueólogos está em busca de um tesouro supostamente escondido nas catacumbas abaixo de Paris (sim, é uma premissa bem idiota), mas não se deixe levar por essa breve sinopse. Assim que todos se conhecem e embarcam nesta aventura maluca, o tesouro é o que menos importa. Pois já embaixo da terra cercado por milhares de pilhas de ossos é que somos levados a sentir um sufocamento que vai durar até o fim do filme.

Além disso, o diretor John Erick Dowdle sabe muito bem que sua premissa é terrivelmente brega e se aproveita disso muito bem para deixá-la em segundo plano e fazer das catacumbas parisienses o próprio inferno das personagens. Cada integrante do grupo enfrenta seu próprio demônio moral/espiritual enquanto vão cada vez mais fundo no buraco sem fim. Tudo isso citado anteriormente juntamente com o estilo Found Footage faz de Assim na Terra como no Inferno ser uma representação fílmica da claustrofobia, deixando o espectador tão aterrorizado e angustiado quanto suas personagens.

Por fim, Assim na Terra como no Inferno não é recomendado para aquelas pessoas que naturalmente já passam muito mal estando em lugares fechados, mas é perfeito para o espectador que está buscando em um horror uma sensação diferente do susto ou medo.

Deixe seu comentário