Entrevista: Renato Siqueira Diretor do Longa: ''Diário De Um Exorcista - Zero'' - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Nacional

Entrevista: Renato Siqueira Diretor do Longa: ”Diário De Um Exorcista – Zero”

Um grande nome no Cenário Independente do nosso País, e agora se tornando uma grande figura no Terror Nacional, Renato Siqueira, nasceu e cresceu em São Paulo nos anos 80, formado em radialismo e teatro, com seus 37 anos – mas produzindo Curtas desde os 14 – Renato é um amante do gênero Terror, Slasher, Sobrenatural e do Horror Trash dos anos 80.

Diretor, Roteirista, Produtor, Ator, Montador, Escritor e um especialista em Efeitos Especiais, Professor de atuação no SENAC, tem o seu primeiro Longa sendo exibido em 86 países através do nosso querido Netflix.

Agradeço aqui o tempo cedido pelo cineasta. Seja bem-vindo ao espaço do Cinem(ação).

Agora que sabemos quem é o ‘’Renato’’, nos apresente o Diário De Um Exorcista – Zero e fale um pouco do que se trata o seu Longa.

Renato Siqueira: Diário de um Exorcista é um projeto independente, inspirado em fatos reais que surgiu no final de 2010. Eu, Renato Siqueira, tinha finalizado as filmagens do meu curta Laços Violados (suspense / policial) e estava pronto para um novo desafio, mas eu me perguntava: “Qual seria esse novo desafio?” E a resposta veio como uma meta, produzir um Longa Metragem com uma história inédita e surpreendente e que tivesse sido pouco explorada no Brasil. Daí certa noite adormeci no sofá de casa assistindo TV e ás 3:00 horas da manhã acordei assustado com os gritos alucinantes que saiam da boca de Regan McNeil personagem do clássico O Exorcista, interpretada pela atriz Linda Blair. Após este susto pensei: “Por que não uma história de exorcismo no Brasil?”, pois o cinema nacional de ficção fantástica é quase escasso, seguindo sempre a mesma linha, apostando nas comédias e no realismo crú das comunidades carentes, policiais cariocas e traficantes. Dai para frente tudo começou.

E se trata de um filme completamente independente?? Não contaram com nenhuma Lei de incentivo e editais?? Não chegaram a apelar nem para o Catarse??

Renato Siqueira: O longa é uma produção independente e não teve dinheiro público ou de leis de incentivo em seu orçamento, o que é uma raridade no mercado brasileiro que é suportado por produções financiadas com leis de incentivo e editais. “Evitamos recorrer a órgãos culturais, leis fomento, devido a demora no processo de seleção, captação, preferimos arregaçar as mangas e se valer de auto-suficiência financeira para produzir essa obra” e todo o dinheiro investido saiu do meu bolso.

Este Longa fora inspirado em um Livro de sua própria autoria (em parceria ao Luciano Milici), mas de onde surgiu este material real no qual foi a fonte de inspiração??

Renato Siqueira: Adaptamos simultaneamente, a mesma história para o cinema e a literatura. Após muita pesquisa e entrevistas, chegamos a uma narrativa que caberia tanto às letras quanto ao audiovisual. A história é inspirada na vida de um padre exorcista brasileiro que enfrentou dezenas de casos de possessão demoníaca no País transformou-se em livro pelas minhas mãos e as de Luciano Milici, que pesquisaram o contexto social e político da época do protagonista para apresentar ao leitor um cenário plausível. “A vida do padre e seu envolvimento pessoal com as entidades sobrenaturais desde a infância atravessam o tempo e passam pelas intensas mudanças do cotidiano interiorano dos anos 1950 e  1960” , diz Milici. Apesar de real, a história contada em livro e filme manteve as informações inidentificáveis. “As famílias dos envolvidos permitiram gravações das entrevistas e forneceram documentos, mas solicitaram a garantia de sigilo”. Um contrato foi firmado assegurando que ninguém poderia ser identificado.

Um detalhe importante é que a fase final do livro se passa em 1969, dois anos antes de William Peter Blatty lançar “O Exorcista” e quatro antes do filme ser produzido. O padre mais velho, mentor de nosso protagonista, narrado em ´Diário de um exorcista´ conheceu o verdadeiro exorcista responsável pelo caso que, no cinema, foi chamado de Padre Merrick”, mais conhecido “O Exorcista”.

Quanto tempo demorou para vocês terem alcançado o ápice do projeto, desde a pré-produção até a pós??

Renato Siqueira: Foram 5 longos anos de uma jornada que iniciou no final de 2011. Antes de tudo começar estudei muito efeitos visuais para que eles ficassem bons e que também se encaixassem no meu bolso.  Então, a ordem foi economizar, usamos efeitos visuais no lugar de maquiagens e buscamos gravar em locais de fácil acesso. O ponto Ápice do projeto foi quando terminamos o primeiro corte do longa, com ele despertamos o interesse das maiores distribuidoras do pais.

Cinco anos??!! E como sustentaram a gana de não desistirem até o final?? De onde veio tanta garra??

Renato Siqueira: Tive muitas vezes a ponto de desistir, mas pela graça de Deus fui me alimentando, me reerguendo, pois, quando eu caia, ele me levantava e foi assim até o final.

Você tem como referência quais diretores?? Quais obras mais inspiram o seu trabalho??

Renato Siqueira: Sem dúvida uma da minhas maiores inspirações para este projeto  foi o clássico “O Exorcista” de 1973 dirigido por William Friedkin e escrito por William Peter Blatty.

Outros diretores que admiro são: William Friedkin, Wes Craven, John Carpenter, Stephen King, Mel Gibson, Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Alfred Hitchcock, Ridley Scott, Guillermo del Toro, dentre outros.

Qual é a maior dificuldade em se fazer Cinema no Brasil??

Renato Siqueira: A maior dificuldade que enfrentamos e acho que a maior parte das produções independentes enfrentam, foi o desafio de realizar uma obra dessa magnitude de um longa-metragem cinematográfico, sem investimentos público, fomento ou de grandes empresas, é um ‘feito’ para poucos e foi pensando dessa forma que eu Renato Siqueira e minha talentosa equipe composta por Beto Perocini (Diretor de fotografia e também produtor), Wagner Dalboni, Edu Hentschel, Luciano Milici e outros excelentes profissionais, conseguimos retirar das trevas o longa-metragem Diário de Um Exorcista – Zero para o mundo !

Com tantos trabalhos que já fez na TV, você já pensou em desistir do Cinema e viver só de Televisão??

Renato Siqueira: Não, nunca pensei em trocar e muito menos desistir do cinema. O cinema é a arte mais próxima do real, onde podemos viver verdadeiramente sob circunstâncias imaginárias.

Nos conte um pouco,  como vocês conseguiram colocar o Filme no catálogo Mundial do Netflix. Como funcionou o processo??

Renato Siqueira: Eu sinto que consegui cumprir a minha missão nesse projeto, pois o Diário de um Exorcista – Zero entrou para a história do cinema nacional como a primeira produção independente de horror a estrear na NETFLIX em 86 países na qualidade Ultra-HD .

Entrar para o catalogo da Netflix é uma coisa bastante difícil, eles tem uma grande fila de espera, agora imagine para um filme independente? Quase impossível, mas nós conseguimos romper essa barreira que até então era impenetrável . O processo foi demorado, primeiro fechamos contrato com a distribuidora Europa Filmes, que nos deu todo suporte até termos êxito e conquistarmos essa venda. foram 6 meses de negociações, mas o fator X da questão é que para tudo isso acontecer, a Netflix teria que gostar e aprovar nosso filme e por milagre de Deus ela gostou muito resolvendo não só lança-lo no

Brasil. Contudo, abrimos uma nova porta, porque o longa metragem está sendo um estímulo aos produtores nacionais, independentes ou não, principalmente do segmento terror e pode abrir muitas portas, pelo fato de uma produção 100% brasileira estar disponível em todos os países da NETFLIX.

Eles são muito rigorosos?? Pediram dublagens específicas??

Renato Siqueira: Sim, eles são bem rigorosos, pediram dublagem em espanhol e Inglês e legendas em diversas línguas. A dublagem foi feita por um estúdio que eles mesmo nos disponibilizaram, em hollywood.

Agora que você tem as portas abertas, e entre aspas, ‘’o pior já passou’’, podendo levantar algum patrocínio com mais facilidade, existirá uma continuação para o Diário De Um Exorcista??

Renato Siqueira: Sim. Teremos uma trilogia que será lançada nos cinemas com a distribuição da Europa filmes e outras produtoras que já estão em negociação e cada produção será feita com requintes de super produção… O primeiro filme da trilogia já está em produção e suas filmagens estão previstas para iniciar no fim desse ano. Os filmes da trilogia se chamarão:

Diário de um Exorcista I – Gênese do Mal

Diário de um Exorcista II – Possuídos

Diário de um Exorcista III – Apocalipse

A trilogia apresentará personagens, arcos, efeitos e muito mais terror, além de surpresas que não estão no livro e nem no Diário de um Exorcista – Zero.

Só a forma que você fala, já prova a sua paixão pelo Cinema de Gênero, então podemos esperar mais do Trash e do Suspense do Diretor Renato Siqueira??

Renato Siqueira: Esse ano lançaremos o Thriller chamado Atração de Risco e a continuação para os cinema Diário de um Exorcista – A Gênese do Mal.  Portanto, em 2018, podem esperar muitos sustos, porque iremos aterrorizar os cinemas nacionais e porque não do mundo todo também, né?

Com certeza todo o caminho é cheio de pedras, não há facilidade na arte, mas qual a maior dica que você pode dar para quem está começando??

Renato Siqueira: Vou deixar aqui uma frase que me inspirou e continua me inspirando.

– Se você quer fazer um filme, faça-o. Não espere patrocínio, não espere circunstâncias perfeitas. Simplesmente faça-o! “Quentin Tarantino”.

 

Queria primeiramente parabenizá-lo por tamanha dedicação e competência, conseguir um Longa da forma que conseguiu e colocá-lo no Netflix não é para qualquer um. Algo realmente a se inspirar. Parabéns pelo esforço. Agora para encerrar a entrevista, te presenteamos com este espaço para que convoque o público para assistir Diário De Um Exorcista – Zero e deixe uma mensagem para o pessoal do Cinem(ação).

Renato Siqueira: Peço ao público brasileiro, para quebrar o preconceito de que filmes nacionais não são bons, estamos lutando e crescendo, melhorando a cada dia e precisamos do apoio de vocês para tornar o cinema nacional algo grande e rentável. Por isso, peço, nos prestigiem assistindo nosso filme Diário de um Exorcista na NETFLIX e o indiquem para os amigos.

Ficha técnica:

DIÁRIO DE UM EXORCISTA – ZERO

DIREÇÃO– Renato Siqueira

ROTEIRO – Renato Siqueira

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA – Beto Perocini

DIREÇÃO DE ARTE – Tatiana Zolezi Pelussi Siqueira

SOM DIRETO – Wagner Dalboni

PRODUÇÃO EXECUTIVA – Renato Siqueira e Beto Perocini

PRODUÇÃO ASSOCIADA – Wagner Dalboni e Edu Hentschel

ESTRELANDO – Lisa Negri, Renato Siqueira e Fábio Tomasini

Deixe seu comentário