5 Filmes para provar que animação também é para adulto - Cinem(ação)
Dica de Filme

5 Animações para gente grande

Muitas vezes encontro pessoas que tem o conceito de “animação” como sinônimo de filme infantil. Sim, várias animações tem como público alvo crianças (nem por isso se tornam inviáveis para gente grande. Na verdade, os anos a mais de experiência podem tirar dos filmes muito mais do que apenas risadas), mas existem inúmeros longas do gênero que são voltados para idades mais avançadas. Aqui vão algumas animações incríveis de nacionalidades diferentes para adultos!

Anomalisa (2015)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação em 2015, Anomalisa é uma linda e triste animação feita com bonecos. O longa conta a história de Michael que é um palestrante motivacional que está viajando e conhece Lisa, que muda a sua vida. É de partir o coração e se emocionar, falando de crise de meia idade e surtos emocionais, Anomalisa chega a ser até assustador. A animação é incrivelmente real e delicada, nem um pouco para crianças (até cena de sexo tem).

Akira (1988)

Kaneda e Tetsuo são de uma gangue de motoqueiros em Tóquio que se envolve acidentalmente em um projeto militar chamado Akira, cujo objetivo é usar pessoas telecinéticas como armas. O desenrolar da história deixa o espectador de queixo caído. Dirigido por Katsuhiro Ôtomo, o filme é baseado em um mangá de mesmo nome criado por Ôtomo. Um dos grandes clássicos de animação, Akira revolucionou o gênero com suas ilustrações foto-realistas e é referência para inúmeros filmes como Blade Runner, 2001: Uma Odisséia no Espaço, Poder Sem Limites, A Origem, Looper: Assassinos do Futuro e por aí vai.

Divertida Mente (2015)

Riley é uma garota de 11 anos que está passando por muitas mudanças na vida e entrando na pré-adolescência. Vemos como ela vai lidando com essas situações através das emoções Alegria, Tristeza, Medo, Nojinho e Raiva que controlam o seu cérebro numa sala de controles. Falem o que quiser, para mim esse filme não foi feito para crianças (pelo menos, acho que não com menos de 9 anos). O modo como eles tratam problemas emocionais, nosso psicológico e como o cérebro funciona é incrível. As piadinhas deliciosas e adicionadas ao sentido mais profundo do filme, fazem o espectador sentir que assistiu entre a Alegria e a Tristeza.

Persépolis (2007)

Essa animação lindíssima acompanha a infância e adolescência de Marjani Satrapi que, quando criança, acompanha a queda do Xá e vê seu país se tornar uma república islâmica bastante conservadora. Todas as situações pelas quais passa a incentivam se tornar uma revolucionária. Marjani é, na verdade, a autora da graphic novel Persépolis e sua história é real. Mais tarde ela adaptou seus traços para as telonas e dirigiu o filme de mesmo nome. Essa história é fantástica por si só, e a animação a torna ainda mais grandiosa.

Chico e Rita (2010)

Esse filme é um romance que se passa em Havana e Nova York, na década de 40. Chico é um pianista e Rita, cantora. A animação é o que não se espera normalmente desse gênero: sexy. A mistura da música cubana com o jazz é sensacional e não foi a toa que Chico e Rita foi indicado a Melhor Filme de Animação no Oscar em 2012.

Bem, essa lista poderia ser gigantesca, mas preferi deixar breve e alcançar diferentes países e histórias. Agora corre para ver e dizer para aquela pessoa lá que animação não é só para criança! (;

Deixe seu comentário