Filmes Dirigidos Por Mulheres em 2018 - Parte 1 Cinem(ação)
Cinema Mundial

Filmes Dirigidos Por Mulheres em 2018 – Parte 1

Em um dia marcante, quando dois filmes dirigidos por Mulheres chega as salas de Cinema, vamos descobrir os filmes dirigidos por elas que estreiam esse ano

Hoje é um dia histórico para o cinema dirigido por Mulheres. Dois filmes dirigidos por elas, e que foram indicados ao Oscar, chegam aos cinemas brasileiros. O primeiro deles é Lady Bird, dirigido por Greta Gerwig e indicado a 5 Oscars, entre eles o de Melhor Direção. A diretora é apenas a 5ª Mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Direção.  A primeira foi Lina Wertmüller pelo filme Pasqualino Sete Belezas em 1977. Depois de 16 anos tivemos uma nova indicada, Jane Campion em 1993 foi indicada por O Piano. E 11 anos e uma nova indicação, dessa vez Sofia Coppola foi indicada por Encontros e Desencontros. 6 anos depois Kathryn Bigelow foi indicada por Guerra ao Terror e ganhou, se tornando a única Mulher a ganhar o Oscar. E agora 8 anos depois Greta Gerwig entra para essa pequena lista. Quem também estreia hoje é Mudbound dirigido por Dee Rees e indicado a 4 prêmios. Entre eles a histórica indicação de Rachel Morrison na categoria Melhor Fotografia. A Primeira mulher  a ser indicada na categoria em 90 anos de Oscar.

É triste termos de celebrar isso, “Dois Filmes de Diretoras Estreando no Mesmo Dia”, mas isso retrata bem a realidade que vivemos. Uma sociedade que em pleno século XXI se mostra machista e sexista. De acordo com um estudo da Universidade do Sul da Califórnia apenas 4% dos filmes lançados em Hollywood é dirigido por Mulheres (para ler a pesquisa clique aqui e aqui). Índice que já chegou a 1,9%. Quando se pega o viés racial a situação é ainda pior, apenas 3 Mulheres negras, 2 Mulheres asiáticas e latina dirigiram os 1.100 filmes analisados para a pesquisa.

Essa desigualdade não se restringe apenas a direção. De acordo com a Celluloid Ceilingum estudo anual feito pela Universidade de San Diego sobre Mulheres no Cinema, apenas 18% dos grandes filmes lançados entre 2017 tiveram mulheres em cargos importantes em grandes produções. A indicação de Rachel Morrison ao Oscar é prova disso. De acordo com a pesquisa, apenas 4% dos grandes lançamentos do cinema tiveram Mulheres como Diretora de Fotografia.

No Brasil a situação é um pouquinho melhor. Segundo estudo recente feito pela Ancine, dos filmes nacionais lançados em 2016 19,7% foram dirigidos por mulheres,  16,2%  dos roteiros foram escritos  por elas, 36,9% foram produzidos por mulheres sozinhas enquanto 26,2% foram produzidos em parceria com homens . Mas quando se leva essa pesquisa para o âmbito racial a situação é preocupante. Dos 142 filmes lançados em 2016, nenhum foi dirigido, escrito ou produzido por mulheres negras. Mesmo sendo um número melhor que nos Estados Unidos, se levarmos em conta o número de filmes lançados em Hollywood os números preocupam e muito, principalmente no viés racial. É algo que precisa ser mudado. E Agora! #TimeIsUp

Mas para mudarmos isso é necessário mudar a nós mesmos. Quantos filmes dirigidos por mulheres você assistiu ano passado? Que tal contribuir para que o número de diretoras aumente? Pensando nisso, em um mundo cinematográfico mais igualitário. Pensando em mais Mulheres dirigindo e produzindo mais filmes, que tal assistir a mais filmes dirigido e produzido por elas esse ano? Não sabe quais? Não sabe quando? A gente te ajuda! Confira abaixo os principais filmes dirigidos por mulheres que chegam aos cinemas em 2018. E deem atenção as datas de estreia de todos esses filmes, porque esse é um detalhe muito importante!

E lembre-se a hora da mudança é AGORA! #TimeIsUp

Visages, Villages

Direção: Agnès Varda e JR

Documentário indicado ao Oscar de Melhor Documentário este ano que mostra uma experiência fotográfica e cinematográfica de duas personalidades muito conhecidas por questionarem a cultura: a cineasta Agnès Varda, grande nome da Nouvelle Vague e JR, fotógrafo famoso por criar exposições ao ar livre. Eles viajam por regiões remotas da França fazendo experiências fotográficas, capturando imagens em um caminhão de forma mágica. O filme é sucesso de crítica é favorito ao Oscar de Melhor Documentário esse ano.

Data de Estreia: Em cartaz desde o dia 25/01/2018

Lady Bird

Lady Bird

Direção: Greta Gerwig

Lady Bird, como se auto intitula Christine McPherson (Saoirse Ronan), é uma jovem adolescente de 17 anos em seu último ano de escola. O que ela mais deseja é ir para bem longe de Sacramento, Califórnia fazer faculdade. Mas sua mãe (Laurie Metcalf) rejeita completamente essa ideia. Mas a garota não desiste disso. Enquanto luta para conseguir o que quer, ela tem de enfrentar os típicos problemas de adolescentes, os rituais de passagem para vida adulta, os desentendimentos com sua mãe, as obrigações na escola católica e as descobertas de seu primeiro namoro. O filme que é sucesso de crítica ganhou 2 Globos de Ouro (Melhor Filme de Comédia e Melhor Atriz de Comédia) e foi indicado a 5 Oscars : Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz para Saoirse Ronan, Melhor Atiz Coadjuvante para Laurie Metcalf e Melhor Roteiro Original.

Data de estreia: 15/02/2018

Mudbound

Direção: Dee Rees

Baseado no livro escrito por Hillary Jordan, o filme se passa no sul dos Estados Unidos pós-Segunda Guerra e conta a história de  Laura (Carey Mulligan), que após se casar com Henry McAllan (Jason Clarke) vai morar a beira do Rio Mississipi. Enquanto tenta a se adaptar com a vida rural, Laura tem de se confrontar com a convivência com a família Jackson, uma família negra responsável pelo plantio e colheita na fazenda. A partir daí vemos duas posições distintas na fazenda, enquanto o sogro idoso (Jhonantan Banks) de Laura luta pela supremacia branca, seu cunhado Jamie (Garrett Hedlund) desenvolve uma amizade com Ronsell Jackson (Jason Mitchell), um dos filhos dos Jackson. Em meio a conflitos étnicos, de gênero e classes sociais vemos o desenvolvimento da relação entre os McAllan e Jackson. O filme distribuído pela Netflix, entrou para a história. Ao ser indicado a 4 Oscars, ele se tornou o primeiro filme de ficção do serviço de streaming a ser indicado ao Oscar. Além disso, conseguiu algo inédito e muito mais importante. Rachel Morrison, diretora de fotografia do filme, se tornou a primeira mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Fotografia. Além de Melhor Fotografia, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Coadjuvante para Mary J. Bilge e Melhor Canção para a música Mighty River.

Data de Estreia: 15/02/2018

https://www.youtube.com/watch?v=BGzKpEgMaiQ

Uma Dobra no Tempo

Direção: Ava DuVernay

Adaptação do Best-Seller de Madeleine L’Engle, o filme conta a história dos irmãos Meg (Storm Reid) e Charles (Deric McCabe) que partem em busca de seu pai, um famoso cientista que trabalha para o governo e some de forma estranha ao trabalhar em um projeto misterioso. Com a ajuda de Calvin (Levi Miller) e outras três mulheres excêntricas, eles partem em uma viagem em universos paralelos em busca de seu pai. Dirigido por Ava DuVernay (Selma, 13ª Emenda) o filme antes mesmo de estrear já entrou pra história, é o primeiro filme dirigido por uma mulher negra a ter um orçamento de US$ 100 milhões. Antes dela apenas duas outras mulheres conseguiram essa “proeza” Kathryn Bigelow em K9: The Widomaker e Patty Jenkins em Mulher Maravilha.

Data de estreia: 29/03/2018

Zama

Direção: Lucrécia Martel

Adaptado do livro de Argentine Antonio di Benedetto de 1956, o filme se passa no fim do século XVIII. Don Diego de Zama (Daniel Gimenez Cacho) é um oficial da Coroa Espanhola que deseja partir para Buenos Aires. Junta-se a um grupo de soldados à caça de um perigoso bandido e explora terras distantes habitadas por índios selvagens. Co-produção Argentina, Brasil, Espanha, França, Holanda, Estado Unidos, Holanda, Portugal e México, o filme foi exibido no Festival de Veneza, Festival do Rio e na Mostra de São Paulo.

Data de estreia: 29/03/2018

As Boas Maneiras

Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra

Clara (Isabél Zuaa), estudante de enfermagem contratada para cuidar da casa e do filho de Ana (Marjorie Estiano), que está prestes a nascer. Conforme a gestação avança, Clara nota comportamentos estranhos e decide descobrir o que há de errado. Essa é a sexta parceria de Juliana Rojas com Marco Dutra, com quem dirigiu 4 curtas e 1 longa, o filme Trabalhar Cansa de 2011. E o filme já chega aos cinemas premiado. Além de ter sido o grande vencedor do Festival do Rio, levando 4 prêmios, incluindo Melhor Longa de Ficção, o filme ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno na Suíça.

Data de Estreia: 19/04/2018

Mentes Sombrias

Direção: Jennifer Yuh Nelson

Baseado no livro homônimo escrito por Alexandra Bracken, o filme se passa em um mundo pós apocalíptico onde crianças e adolescentes morrem devido a pandemia, e as sobrevivente desenvolvem poderes sobrenaturais. Eles então são tirados pelo governo de suas famílias e enviados para campos de custódia. Ruby (Amandla Stenberg), uma das sobreviventes, consegue escapar com outras crianças e sua vida muda para sempre. O filme é dirigido pela americana Jennifer Yuh Nelson, que dirige seu terceiro filme e seu primeiro Live Action.

Data de Estreia: 13/09/2018

Café com Canela

Direção: Glenda Nicácio e Ary Rosa

Após perder o filho, Margarida (Valdinéia Soriano) vive isolada da sociedade. Ela se separa do marido Paulo e perde o contato com os amigos e pessoas próprias. Um dia, Violeta (Aline Brunne) bate à sua porta. Trata-se de uma ex-aluna de Margarida, que assume a missão de devolver um pouco de luz àquela pessoa que havia sido importante pra ela na juventude. O reencontro das duas dá início a um processo de transformação marcado por visitas, faxinas e cafés com canela. Um dos grandes vencedores do Festival de Brasília com 4 Candangos, incluindo Prêmio do Júri Popular, esse é o primeiro trabalho de Glenda Nicácio como diretora, que inclusive é uma das poucas Diretoras Negras em atividade no país. O filme foi exibido recentemente no Festival de Tiradentes e no Festival de Roterdã, na Holanda. E se tornou um símbolo político na luta da igualdade racial e de gênero.

Data de Estreia: Sem Previsão de Estreia

Can You Ever Forgive Me?

Direção: Marielle Heller

Baseado nas memórias da escritora Lee Israel (Melissa McCarthy) que passando por problemas financeiros, decide forjar e vender cartas de personalidades já falecidas, um negócio criminoso que dá muito certo. Quando as primeiras suspeitas começam, para não parar de lucrar, ela modifica o esquema e passa a roubar os textos originais de arquivos e bibliotecas. Além de trazer uma Diretora no comando, o roteiro também foi escrito por uma mulher: Nicole Holofcener que escreveu A Procura do Amor de 2013.

Data de Estreia: Sem Previsão de Estreia

Fast Color

Direção: Julia Hart

Uma mulher se vê obrigada a fugir depois que suas habilidades superpoderosas são descobertas. Anos após abandonar sua família, ela precisa voltar para casa para se esconder. O filme é dirigido e escrito por Julia Hart em parceria com Jordan Horowitz de La, La, Land e trás no elenco Gugu Mbatha-Raw conhecida por ser seu papel como Tish Jones de Doctor Who.

Data de Estreia: Sem Previsão de Estreia

Pensa que acabou? Está muito enganado ainda existem vários filmes Dirigidos por Mulheres que estrearão em 2018. Quer saber quais são? Então veja a segunda parte dessa lista e prestigie o olhar feminino do cinema. Prestigie os filmes Dirigidos por Mulheres. E contribua para um cinema mais igualitário, menos sexista e machista.

Fonte de pesquisa: Mulher no Cinema

Deixe seu comentário