Mostra "Ficção Científica Anos 50" em BH - Cinem(ação)
Cinema Mundial

Mostra “Ficção Científica Anos 1950” em BH

O Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, apresentará uma mostra dos Anos de Ouro da Ficção Científica

Um dos gêneros mais amados do cinema, a Ficção Científica (para ouvir o Indicação sobre o tema clique aqui), ganhará destaque em Belo Horizonte. Entre os dias 22/01 a 01/03 o Cine Humberto Mauro traz para o público belo-horizontino a mostra Ficção Científica anos 1950. A mostra trará 40 filmes da Era de Ouro da ficção científica no cinema mundial. A mostra será dividida em várias vertentes como corrida espacial, contato com extraterrestres invasores e desastres ambientais devido acidentes nucleares.

Em plena Guerra Fria, os filmes têm um alto teor político e social. O medo do desconhecido marcou os filmes da época,  como O Dia Que a Terra Parou de Robert Wise. O medo de desastres nucleares e ambientais também foi um tema marcante, como em Godzilla de Ishirô Honda. Além do medo de experiências nucleares, que pode ser visto em filmes como A Mosca da Cabeça Branca, de Kurt Neumann, e O Incrível Homem que Encolheu, de Jack Arnold.

Cena do Filme “Vampiro de Almas” uma denúncia e crítica a paranoia criada pelo Macartismo.

A paranoia também pairava em Hollywood na época. O Macartismo causou um verdadeiro caça às bruxas em Hollywood. A caçada a comunistas nos Estados Unidos acabou com muitas carreiras de sucesso em Hollywood, como a de Charles Chaplin. E a Ficção Científica mostrou isso. Vampiros de Almas, de Don Siegel, faz uma excelente alegoria dessa época e situação em Hollywood.

E é claro não poderia faltar adaptações de clássicos da Ficção Científica. Filmes como Guerra dos Mundos, de Byron Haskin e baseado no livro de H. G. Wels;  1984, de Michael Anderson e baseado no livro de George Orwell; Viagem ao Centro da Terra, de Henry Levin e 20.000 Léguas Submarinas, de Richard Fleischer ambos baseados na obra de Jules Verne, foram selecionados para a mostra.

Ficção Científica Brasileira

Cena do Filme “Simão, o Caolho” que além de estar na mostra principal terá sessões comentadas no projeto História Permanente do Cinema

E também tem brasileiros na selecionados para Mostra. O Homem do Sputnik, de Carlos Manga e Simão, O Caolho, de Alberto Cavalcanti, também foram selecionados. Esse último inclusive, está em um projeto paralelo dentro da mostra Ficção Científica anos 50. Trata-se da História Permanente do Cinema, um projeto permanente no Cine Humberto Mauro que contempla grandes filmes da história do cinema mundial, com comentários após a sessão.

E além de Simão, O Caolho, dentro do projeto História Permanente do Cinema, teremos os clássicos: Metropolis¸ de Fritz Lang, Planeta dos Macacos, de Franklin J. Schaffner e 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick. Além do filme Tropas Estelares, de Paul Verhoeven. Todos esses os filmes contará com um debate após a sessão.

Além do projeto História Permanente do Cinema, o Cine Humberto Mauro ainda exibirá em paralelo na mostra permanente Cinema e Psicanálise o filme Gêmeos, mórbida semelhança, de David Cronenberg. Também em uma sessão comentada.

Cena do filme “Godzilla” de 1954, que deu início a uma das franquias mais longeva do cinema mundial.

A mostra Ficção Científica anos 50 começa no dia 22/01/2017 e vai até o dia 01/03/2017. As sessões comentadas da História Permanente do Cinema começará dia 25/01/2017, será semanal com início sempre às 17:00. Já o Cinema e Psicanálise será dia 02/02/2017 às 19:30. Todas as sessões serão com entrada Gratuita, com os ingressos sendo distribuídos 30 minutos antes da sessão por ordem de chegada. Para mais informações ligue (31) 3236-7400 ou clique aqui.

Se você mora em Belo Horizonte e região, estará em BH nessas datas ou tem fácil acesso a capital mineira, não perca esta chance única de ver os clássicos da era de ouro da Ficção Científica na telona. Tenho certeza que você não irá se arrepender. Será uma experiência única!

Cena do Filme “O Homem do Sputinik”, clássico das chanchadas da Atlântida que também está entre os selecionados da Mostra.

Para mais informações acessem o link abaixo:

Para a página “Mostra de Ficção Anos 50” Clique aqui

Para a página “História Permanente do Cinema” Clique Aqui

Para a Programação da Mostra Clique Aqui

Para a página “Cinema e Psicanálise” Clique Aqui

Deixe seu comentário