Aperte o play! Trilha sonora ou trilha musical? - Cinem(ação)
Trilha musical importante
Artigo

Aperte o play! Trilha sonora ou trilha musical?

De Star Wars a Bonequinha de Luxo, acho que nenhum filme seria completo sem sua trilha sonora.

Olha, eu sou meio viciada e apaixonada em músicas de filmes. AMO musicais e a gente sempre se refere a “Trilha Sonora” de um filme, talvez essa seja uma tradução literal de Soundtrack, mas talvez o mais correto seria falar “Trilha musical”.  Trilha sonora compreenderia até os momentos de total silêncio nos filmes, aqueles que muitas vezes constroem para o clímax… ou um susto!

Sim, eu sei que todos os sons do filme são importantes, mas aquilo que apaixona a gente mesmo são músicas bem colocadas em momentos estratégicos. Seja a macha imperial durante uma guerra espacial ou seja uma declaração de amor.

http://https://www.youtube.com/watch?v=hNv5sPu0C1E

Não estou falando aqui de músicas que são explicitamente cantadas por algum personagem, embora os musicais sejam os meus favoritos nesse ponto. Mas onde tudo isso começou?  Tenho certeza que muitos de vocês por aí podem ser exatamente como eu, assistem um filme, depois, se a trilha musical se fez percebida, foi buscar, escutar, propagar e por aí vai.

Talvez tudo isso comece com a Disney:

http://https://www.youtube.com/watch?v=9ogQ0uge06o

Qualquer infância é marcada por pelo menos um filme da Disney e todo mundo lembra, mesmo que inconscientemente, alguma música. Você consegue cantarolar ” Necessário, somente o necessário…”? Também se esforça no refrão “Um mundo ideaaaaaal…”? Ou até mesmo segura o seu animal de estimação para o alto e grita a plenos pulmões “Nants ingonyama bagithi baba…”?

Então uma trilha musical te marcou. Seja dessas mais explícitas, ou qualquer uma daquelas que a Gaga cantou em uma edição do Oscar. Tá vendo? A trilha musical é tão importante que tem até uma categoria no trofeuzinho careca.

Pare para pensar. Como seria assistir o Darth Vader sem a Marcha Imperial? Feche os olhos e imagine o Rocky subindo a escadaria SEM Eye of The Tiger… Triste, não? Ou o que seria do Na Natureza Selvagem se não fosse o Eddie Vedder salvar tudo com a trilha musical? Até mesmo a Amelié Poulain teria outro ritmo na tela se a música não fizesse nenhuma diferença.

Aliás, tem muita trilha musical que é a única coisa que salva em diversos filmes. Por incrível que pareça a trilha musical de 50 tons de cinza é muito boa! Sabor da paixão também tem seus momentos que só a música salva, Crepúsculo, e muitos outros.

Que tal um desafio? Coloca essa playlist de trilha musical que eu montei no Spotify no modo aleatório e veja quantas dessas músicas vão te fazer lembrar de algum filme.

https://open.spotify.com/user/12142418782/playlist/1qHUmLUJY54qMH133DhuHf

Acabou reconhecendo várias, não?

Então…

PRESTE ATENÇÃO NAS TRILHAS MUSICAIS!!

Entender o potencial narrativo que os sons e as músicas de um filme pode podem mudar a forma como você enxerga até seus filmes favoritos. 😉😉

Deixe seu comentário