As 5 Melhores Animações de 2017
Animações são muito queridas e aquecem corações de jovens e velhos cinéfilos. Com dezembro começando nada melhor que já darmos o pontapé para as típicas listas de final de ano. Em 2017 vi 20 Animações lançadas nos cinemas brasileiros (o critério é esse e não o lançamento original) e separo para vocês as 5 melhores . Vou considerar aqui tanto as com teor mais adulto, como foi Anomalisa ano passado, quanto aquelas totalmente infantis.
Um dos melhores filmes de herói do ano, como você pode conferir nesta lista, Lego: Batman traz uma divertidíssima paródia ao universo do homem morcego. Com uma variada gama de vilões e um arco dramático do Batman, a animação encantou os fãs antigos. Cores, canções e uma montagem acelerada fez a produção também atingir as crianças. Ótima opção no começo do ano.
VEJA AQUI A NOSSA CRÍTICA COMPLETA DE LEGO: BATMAN
4) HISTORIETAS ASSOMBRADAS – O FILME:
Este ano tivemos nada menos que 4 Animações nacionais, carece de fontes, mas creio que seja um recorde. Dentre elas a com uma inusitada pegada de terror se saiu melhor. Um misto de grotesco com fofo, algo meio macabro-gore-infantil (sem ofender criança alguma, podem ficar tranquilos, pais). Uma lição de moral bem encaixada, uma cena pós-créditos que honra o gênero e piadas que quebram os clichês. Além de um valor de produção admirável para uma animação brasileira.
3) O PODEROSO CHEFINHO:
Com uma proposta totalmente infantil, O Poderoso Chefinho pode ajudar pais a fazer com que um irmão mais velho aceite um mais novo. A história da fábrica de bebês que separa os que não sentem cócegas para virar burocratas, aliada a uma fértil imaginação do protagonista, surpreende e passa uma mensagem educativa, divertida e criativa.
2) AS AVENTURAS DO CAPITÃO CUECA:
O longa trata de dois garotos que desenham super-heróis. Por conta de uma trapalhada acabam transformando o rígido diretor do colégio em um super-herói. Vemos aqui referências a Star Wars, Super Homem, musicais da Disney, Curtindo a Vida Adoidado… há inclusive quebras da quarta parede feitas de uma forma muito inteligente. A mensagem, que possui uma lição de moral, não trata a criança como idiota ao ensinar valores sobre amizade de uma forma inteligente. Vai agradar crianças e adultos.
VEJA A NOSSA CRÍTICA COMPLETA DE AS AVENTURAS DE CAPITÃO CUECA
1) MINHA VIDA DE ABOBRINHA:
Um foco tragicômico sobre questões familiares, como morte, adoção e abandono, além de um subtexto sobre imigração na França. Os diversos personagens do orfanato são responsáveis por um encantamento instantâneo, em especial o protagonista, em um arco simples, mas bem desenvolvido, e o “antagonista” roubam a cena. Vale o comentário de que o filme é mais focado no público adulto, tanto que no Brasil só chegaram cópias legendadas. O longa concorreu e deveria ter ganho como Melhor Animação no Oscar, além de ter sido o representante da Suíça na categoria Melhor Filmes Estrangeiro, fica, portanto, no topo da minha lista de animações.
Vale algumas menções honrosas: Moana, A Tartaruga Vermelha e Com Amor, Van Gogh
Confira a lista das que ainda estão no páreo para o Oscar 2018. Por hora Viva – A Vida é uma Festa (Coco, no original) ainda não lançado no Brasil, vem como favorito.
E para você, quais foram as melhores animações lançadas no Brasil em 2017? Deixem aí nos comentários…