MOSTRA ‘IRMÃOS MAYSLES – A DISCIPLINA DO OLHAR’ EXIBE A OBRA DA DUPLA PIONEIRA DO CINEMA DIRETO
De 30/11 a 13/12, Caixa Belas Artes exibe documentários e promove debate e masterclass sobre o trabalho dos irmãos Albert e David Maysles
A partir de novembro, o público brasileiro terá a chance de conferir uma retrospectiva completa da obra dos irmãos Maysles. A mostra “IRMÃOS MAYSLES – A DISCIPLINA DO OLHAR“ exibirá 30 filmes, entre curtas, médias e longas, e promoverá debate e masterclass de 30 de novembro a 13 de dezembro na Caixa Belas Artes, em São Paulo. A mostra tem o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
Pioneiros do Cinema Direto, nas décadas de 60 e 70, Albert e David Maysles surgiram como uma revolução estilística no gênero. Apoiados principalmente nas novas técnicas disponíveis, eles propunham uma captação da realidade no seu estado mais puro, aproveitando do uso de uma câmera móvel no ombro e do som direto. O objetivo era retratar o mundo real como se a câmera não estivesse presente, criando uma liberdade para filmar que, até então, não se tinha.
A partir desse método de fazer cinema, os irmãos Maysles realizaram mais de 40 documentários, alguns deles de grande sucesso, como o “Grey Gardens” (1975), que retrata a vida das irmãs Beale, parentes de Jacqueline Kennedy, “Caixeiro-Viajante” (1968), que conta a história de um grupo que tenta vender bíblias caras a católicos de baixa renda, e “Gimme Shelter” (1970), sobre a turnê norte-americana do Rolling Stones em 1969, este com uma exibição especial em 35mm no dia 2/12.
Além da exibição de filmes, a mostra discutirá o pensamento do Cinema Direto e suas implicações nas produções contemporâneas. O dramaturgo e escritor Jonathan B. Vogels dará a masterclass sobre a filmografia dos irmãos Maysles. Autor do livro The Direct Cinema of David and Albert Maysles, a maior publicação inteiramente dedicada à obra dos cineastas nos EUA, Vogels discutirá a trajetória da dupla e o Cinema Direto.
O documentarista João Moreira Salles se junta à doutora em Cinema Patrícia Mourão no debate “Nem moscas nem paredes: empatia e dramaticidade no cinema dos Irmãos Maysles” para discutir o Cinema Direto, com foco na obra dos cineastas, e seus desdobramentos.
A mostra tem curadoria de Angelo Defanti, Felippe Mussel e Nina Kopko, realização da Boulevard Filmes com apoio do Maysles Films, instituto que preserva a filmografia dos irmãos Maysles.
LISTA DE FILMES
PSYCHIATRY IN RUSSIA (1955)
Sinopse: Em 1995, Albert Maysles viajou de motocicleta pela Rússia. Durante a viagem, ele gravou seu primeiro filme, uma visão sem precendentes dos hospitais psiquiátricos soviéticos.
RUSSIAN CLOSE-UP (1957)
Sinopse: Diário visual de Albert Maysles com pessoas e lugares encontrados ao longo de um passeio de moto pela União Soviética no final da década de 1950.
SAFARI YA GARI (1961)
Sinopse: Este é o primeiro filme de viagem de Albert Maysles, feito em uma estação de trem do Quênia, e capta uma performance musical improvisada. Alguns passageiros se juntam fervorosamente, enquanto outros dormem – felizmente, sem saberem o que ocorre ao redor.
ANASTASIA (1962)
Sinopse: Trabalho do início da carreira dos irmãos Maysles para a emissora NBC. Produzido no auge ga Guerra Fria pelo aclamado roteirista Bo Goldman, o doc aborda a vida de Anastasia Stevens, uma dançarina americana no Ballet Bolshoi.
SHOWMAN (1963)
Sinopse: Showman segue o produtor cinematográfico Joe Levine durante a promoção do filme Two Women, com performance vencedora do Oscar de Sophia Lauren.
ORSON WELLES IN SPAIN (1963)
Sinopse: Frente a uma audiência de poderosos mecenas, Welles pontifica sobre o estado do cinema, o processo cinematográfico e a arte das touradas.
WHAT’S HAPPENING! THE BEATLES IN THE USA (1964)
Sinopse: Um relato humorístico e encantador da primeira viagem dos Beatles à América.
IBM: A SELF PORTRAIT (1964)
Sinopse: Através do estilo intimista dos irmãos Maysles, o documentário capta o futuro dessa gigante da informática na fase inicial do seu desenvolvimento.
CUT PIECE (1966)
Sinopse: Filmado no Carnegie Hall, em Nova York, Cut Piece documenta uma das peças conceituais mais poderosas de Yoko Ono. Realizado pela própria artista, Ono fica imóvel no palco depois de convidar o público a subir e cortar suas roupas em um desenlace da reciprocidade entre vítima e agressor.
MEET MARLON BRANDO (1966)
Sinopse: Jornalistas de toda a América Latina Marlon Brando em um quarto de hotel de Nova York para entrevistá-lo sobre seu novo filme, Morituri. Um retrato encantador e inusitadamente sincero dessa estrela de cinema mundialmente famosa.
WITH LOVE FROM TRUMAN (1966)
Sinopse: Este filme retrata um encontro com o renomado autor Truman Capote em sua casa à beira-mar, onde Capote compartilha sua personalidade “autossuficiente” com filosofia de boteco e piadas calculadas.
CAIXEIRO-VIAJANTE (1968)
Sinopse: Quatro implacáveis caixeiros-viajantes lidam com rejeição constante, nostalgia e o desgaste inevitável ao atravessar os EUA vendendo bíblias caras para famílias católicas de baixa renda.
GIMME SHELTER (1970)
Sinopse: O documentário sobre o histórico e trágico concerto gratuito dos Rolling Stones no Altamont Speedway em 6 de dezembro de 1969.
CHRISTO’S VALLEY CURTAIN (1974)
Sinopse: Nomeado ao Oscar, esse documentário celebra uma dramática caminhada do artista búlgaro Christo sobre uma gigantesca cortina laranja instalada entre duas montanhas no Colorado.
GREY GARDENS (1976)
Sinopse: Em 1973, um escândalo ocupou as manchetes dos jornais americanos. Alegando falta de condições sanitárias, autoridades locais tentaram expulsar mãe e filha de Grey Gardens, uma mansão decadente no balneário de luxo de East Hampton. Seria uma notícia banal, não fossem elas as ex-socialites Edith Bouvier Beale e sua filha Edie, respectivamente tia e prima de Jacqueline Kennedy Onassis. Dois anos depois, Big Edie e Little Edie, como eram conhecidas, abrem as portas para os documentaristas Albert e David Maysles.
RUNNING FENCE (1978)
Sinopse: O documentário retrata a longa luta dos artistas Christo e Jeanne-Claude para construir uma cerca de 40 kilômetros de tecido branco sobre as colinas da Califórnia que desaparecem no Pacífico. O custo: três milhões de dólares.
MUHAMMAD AND LARRY (1980)
Sinopse: Com três títulos mundiais na categoria superpesado, porque Muhammad Ali lutou com Larry Holmes pelo quarto em 1980? O que ele queria provar?
VLADIMIR HOROWITZ: THE LAST ROMANTIC (1985)
Sinopse: Horowitz explora sua última paixão – Mozart – durante sua primeira gravação de estúdio em mais de 35 anos. Sagacidade, sabedoria e uma performance de maestro.
OZAWA (1985)
Sinopse: Uma imersão nos bastidores de uma das figuras mais conhecidas e menos compreendidas da música clássica. Ozawa é diretor da Boston Symphony desde 1973 e, como um dos melhores maestros do mundo, apresenta-se em capitais musicais como Berlim, Paris e Milão.
ISLANDS (1986)
Sinopse: Em maio de 1983, por apenas duas semanas, a obra de Christo e Jeanne-Claude intitulada “Surrounded Islands” brotou nas águas da baía de Biscayne, na Flórida. Onze ilhas de pinheiros foram cercadas por 6 milhões de metros quadrados de tecido rosa brilhante. Foi uma luta de três anos, um drama político entremeado por outros dois projetos em andamento: o embrulho da Pont Neuf, em Paris, e o Reichstag, em Berlim.
HOROWITZ PLAYS MOZART (1987)
Sinopse: Em março de 1987, o pianista Vladimir Horowitz iniciou um projeto extraordinário. Pela primeira vez em 35 anos ele concordou em gravar com uma orquestra sinfônica em um estúdio. Ele escolheu o maestro Carlo Maria Giulini, a orquestra Filarmônica La Scala e o estúdio de gravação Abanella de La Scala, em Milão.
JESSYE NORMAN SINGS CARMEN (1989)
Sinopse: O conto épico de sedução e traição conhecido como “Carmen” repaginado em uma nova e radiante interpretação quando o grande talento Jessye Norman interpreta-o pela primeira vez.
CHRISTO IN PARIS (1990)
Sinopse: Christo e Jeanne Claude em seu primeiro projeto urbano de grande escala, envolvendo a ponte mais antiga de Paris, a Pont Neuf, a mesma ponte onde Christo cortejou Jeanne Claude pela primeira vez. O casal levou dez anos para obter a autorização da prefeitura de Paris para o poder envolvê-la toda em tecido.
SOLDIERS OF MUSIC: ROSTROPOVICH RETURNS TO RUSSIA (1991)
Sinopse: Quando o violoncelista e maestro Mstislav Rostropovich voltou para a União Soviética, depois de 16 anos em exílio, mal conseguiu conter suas lágrimas e risadas.
ACCENT ON THE OFFBEAT (1994)
Sinopse: O documentário apresenta o processo de criação e a estreia do espetáculo Jazz, composto pelo virtuoso trompetista Wynton Marsalis e coreografado pelo corpo de ballet de Peter Marting, do New York City Ballet. O foco do filme é o incrível contraste – nos bastidores, do temperamento, estilo e processo criativo – entre Martins e Marsalis, e como eles aproximaram os distintos universos do jazz e do ballet.
UMBRELLAS (1994)
Sinopse: A controversa história da grandiosa obra de arte do artista Christo que culminou na morte trágica de dois espectadores no Japão e na Califórnia. Ganhador do Grande Prêmio do Festival de Cinema de Montreal, foi exibido no Museu de Arte Moderna da NY e no Louvre, em Paris.
THE BEALES OF GREY GARDENS (2006)
Sinopse: Uma declaração de amor aos fãs do filme original (Grey Gardens) e às duas mulheres retratadas, construído inteiramente a partir de materiais inéditos do arquivo dos irmãos Maysles.
THE GATES (2007)
Sinopse: Documentário sobre o processo de criação e montagem da maior instalação artística pública já feita em Nova York, uma obra de Christo e Jeanne Claude.
SALLY GROSS – THE PLEASURE OF STILLNESS (2007)
Sinopse: Documentário sobre a vida e o processo artístico do aclamado dançarino e coreógrafo nova-iorquino Sally Gross, que esteve envolvido em inúmeros movimentos artísticos nos últimos 50 anos e ainda hoje influencia as novas gerações.
IRIS, UMA VIDA DE ESTILO (2014)
Sinopse: A vida de uma lenda da moda e decoração, a nova-iorquina Iris Apfel, que aos 93 anos ainda aconselha modelos e pechincha com os compradores.
PROGRAMAÇÃO:
30/11, quinta-feira
16h: Christo’s Valley Curtain (1974), 28′ + Christo in Paris (1990), 58′
18h30: The Gates (2007), 94′
1/12, sexta-feira
16h: Muhammad and Larry (1980), 27′ + Showman (1963), 53′
18h30: The Beales of Grey Gardens (2006), 90′
2/12, Sábado
16h: Masterclass Jonathan Vogels – “O duradouro legado dos irmãos Maysles”
23h30: Gimme Shelter (1970), 91′ – Exibição especial em 35mm
3/12, Domingo
16h: Grey Gardens (1976), 94′
18h30: Caixeiro-Viajante (1969), 90′
4/12, segunda-feira
16h: With love from Truman (1966), 29′ + Jessye Norman Sings Carmen (1989), 57′
18h30: Sessão de Curtas: Psychiatry in Russia (1955), 13′ + Safari Ya Gari (1961), 10′ + Anastasia (1962), 8′ + Orson Welles in Spain (1963), 10’ + IBM: A Self Portrait (1964), 35′ + Cut Piece (1966), 8′ + Meet Marlon Brando (1966), 27′ + Russian Close-Up (1957), 33′
5/12, terça-feira
16h: Iris, uma vida de estilo (2014), 80′
18h30: What’s Happening! The Beatles in the Usa (1964), 70′
6/12, quarta-feira
16h: Horowitz Plays Mozart (1987), 50′ + Ozawa (1985), 56′
18h30: Accent on the Offbeat (1994), 56′ + Sally Gross – The Pleasure of Stillness (2007), 52′
7/12, quinta-feira
16h: Running Fence (1978), 57′ + Islands (1986), 56′
18h30: Umbrellas (1994), 81′
8/12, sexta-feira
16h: Vladimir Horowitz: The Last Romantic (1985), 88′
18h30: Soldiers of Music: Rostropovich Returns to Russia (1991), 88′
9/12, sábado
16h: Sessão de Curtas: Psychiatry in Russia (1955), 13′ + Safari Ya Gari (1961), 10′ + Anastasia (1962), 8′ + Orson Welles in Spain (1963), 10’ + IBM: A Self Portrait (1964), 35′ + Cut Piece (1966), 8′ + Meet Marlon Brando (1966), 27′ + Russian Close-Up (1957), 33′
18h50: Grey Gardens (1976), 94′
23h30: What’s Happening! The Beatles in the Usa (1964), 70′
10/12, domingo
16h: Christo’s Valley Curtain (1974), 28′ + Christo In Paris (1990), 58′
18h30: Muhammad and Larry (1980), 27′ + Showman (1963), 53’
11/12, segunda-feira
16h: Accent on the Offbeat (1994), 56′ + Sally Gross – The Pleasure of Stillness (2007), 52’
18h30: The Beales Of Grey Gardens (2006), 90′
12/12, terça-feira
16h: Caixeiro-viajante (1969), 90′
18h30: Debate Nem moscas nem paredes: empatia e dramaticidade no cinema dos Irmãos Maysles, com João Moreira Salles e Patrícia Mourão, e mediação de Felippe Mussel.
13/12, quarta-feira
16h: With love from Truman (1966), 29′ + Jessye Norman Sings Carmen (1989), 57′
18h30: Gimme Shelter (1970), 91′
FICHA TÉCNICA:
Realização Boulevard Filmes
Coordenação Geral Letícia Friedrich
Curadoria Angelo Defanti, Felippe Mussel e Nina Kopko
Produção Henrique Schuck
Produção Executiva Letícia Friedrich e Lourenço Sant’Anna
Design Gráfico Marcellus Schnell
Assistente de Produção Alessandro Danielli
Revisão de texto Felippe Mussel
Masterclass Jonathan B. Vogels
Debatedores Angelo Defanti, Felippe Mussel, João Moreira Salles e Patrícia Mourão
Tradução e legendas All Dubbing
Legendagem eletrônica Grupo 4Estações
Vinhetas Alessandro Danielli
Site Diversa / Silvana Andrade
Serviço:
Mostra “IRMÃOS MAYSLES – A DISCIPLINA DO OLHAR“
Data: de 30 de novembro até 13 de dezembro de 2017
Local: Caixa Belas Artes – Sala Aleijadinho
Endereço: Rua da Consolação, 2423 (http://www.caixabelasartes.com.br/)
Site da mostra: www.mostramaysles.com.br
Facebook da mostra: fb.com/mostramaysles
Telefones: (11) 2894-5781
Ingressos: R$10,00 inteira, R$5 meia e R$35,00 passaporte para todos os filmes da mostra
Bilheteria: Das 13h até 20 minutos após o início da última sessão.
Lotação: 144 lugares
Horários: 16h (todos os dias), 18h30 (todos os dias) e 23h30 (aos sábados)
Classificação: Consultar programação
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Realização: Boulevard Filmes
Contato: [email protected] | 21 2527.0416
Facebook: www.facebook.com/boulevardfilmes