10 filmes marcantes da década de 90
Artigo

10 filmes marcantes da década de 90

A década de 90 foi recheada de grandes produções, com uma enorme diversidade de filmes para agradar a todos. Para relembrar algumas das melhores produções, preparei uma lista de 10 filmes inesquecíveis dessa época!

(Prefere filmes da década de 80? Veja aqui a minha lista!)

 

1. Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)

Ao ser sentenciado à prisão perpétua por homicídio, o banqueiro Andy (Tim Robbins) cria um vínculo de amizade com o líder do mercado negro da prisão, representado por ninguém menos que Morgan Freeman. O filme foi dirigido por Frank Darabont (que também cuidou da direção do espetacular filme “À Espera de um Milagre”, 1999) e recebeu 7 indicações ao Oscar, inclusive a de Melhor Filme.

 

2. Clube da Luta (Fight Club, 1999)

Talvez um dos melhores filmes de todos os tempos. Dirigido por David Fincher e baseado no livro de Chuck Palahniuk, o longa conta com os atores Brad Pitt e Edward Norton em uma de suas melhores atuações. O enredo é um tanto complexo e leva o espectador a criar diversos questionamentos, que nos direcionam para um final sensacional.

 

3. O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991)

Estrelado por Jodie Foster e Anthony Hopkins, “O Silêncio dos Inocentes” nos traz um dos melhores vilões da história do cinema: Hannibal Lecter. Hannibal é um doutor psiquiatra que consegue analisar o perfil psicológico das pessoas a sua volta. O filme nos coloca dentro de um jogo que brinca com as nossas mentes, na tentativa de resolver o principal caso do enredo. Foi vencedor de 5 premiações do Oscar, inclusive a de Melhor Filme.

 

4. Jurassic Park: Parque dos Dinossauros (Jurassic Park, 1993)

Um clássico! O primeiro “Jurassic Park” é, sem dúvidas, o melhor. Imagine um parque onde as principais atrações são dinossauros. Quem não gostaria? O filme é uma das grandes produções de Steven Spielberg e obteve 3 vitórias no Oscar, além de vários outros prêmios. Com certeza o longa é um dos melhores da década de 90 e continua fazendo sucesso até os dias de hoje.

 

5. Titanic (Titanic, 1997)

Temos aqui outra grande produção que eu não poderia deixar de citar. Um filme marcante para quase todas as pessoas, “Titanic” foi um grande sucesso das bilheterias e sua história faz parte do conhecimento básico da vida; ou seja, todos conhecem. É estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet como o casal principal, e ambos serão eternamente lembrados como Jack e Rose. O filme levou diversos prêmios, inclusive o Oscar de Melhor Filme. Vale lembrar que, se você não chorou no final do filme, provavelmente há algo errado aí.

 

6. O Rei Leão (The Lion King, 1994)

Não poderia deixar de lembrar uma das melhores animações da Walt Disney. “O Rei Leão” emocionou crianças e adultos, deixou uma trilha sonora marcante e levou vários prêmios na época de seu lançamento. Além disso, carrega uma lição de vida na história de um jovem leão que perde seu pai (o rei da selva) quando criança e deve aprender a viver e lutar, enquanto seu tio quer dominar a selva. Hakuna Matata!

 

7. Seven – Sete Pecados Mortais (Seven, 1995)

Já perdi as contas de quantas vezes já indiquei ou citei esse filme por aqui. Então vamos citá-lo mais uma vez, porque vale à pena! Outra direção de David Fincher, com as atuações de Brad Pitt e Morgan Freeman, o enredo é sobre a investigação de um crime. Pitt e Freeman são dois policiais que buscam encontrar o serial killer que mata suas vítimas baseando-se nos sete pecados capitais. É uma história inteligente e astuta, com um final inesperado.

 

8. O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999)

Um menino (Haley Joel Osment) que consegue ver e se comunicar com os mortos faz terapia com um psicólogo que tenta ajudá-lo a qualquer custo (Bruce Willis). Medo, incômodo e angústia fazem parte da vida de ambos. “O Sexto Sentido” é um suspense que fez grande sucesso e que surpreendeu a todos com o seu final imprevisível. Confesso que demorei a assistir a esse filme, e, ao assisti-lo pela segunda vez, o vi com outros olhos. Apesar de ser um suspense, o longa pode emocionar bastante. Recomendo aos amantes de um bom suspense!

 

9. Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands, 1990)

Pense em um filme excêntrico! Afinal, foi dirigido por Tim Burton, e talvez seja uma de suas obras mais sombrias, fantasiosas e marcantes. Edward (Johnny Depp) é um homem que foi criado por um inventor, e possui tesouras no lugar das mãos. Abandonado, ele possui problemas de socialização e acaba sendo “adotado” por uma família. A história é muito bonita e interessante, e a fotografia é incrível.

 

10. Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, 1992)

Por último, escolhi um dos meus favoritos do Tarantino. Quando um roubo de diamantes dá muito mal, cinco homens tentam lidar com o ocorrido. Podem esperar muito sangue, muitos palavrões e um enredo muito, muito bom. Além disso, como sempre, a trilha sonora é fenomenal. Se você ainda não assistiu, não perca tempo!

Deixe seu comentário