DC realiza uma série de mudanças em 'Batman' - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

DC realiza uma série de mudanças em ‘Batman’

A última semana de janeiro trouxe consigo mudanças estruturais importantes na produção do novo filme do Batman. Foram anunciadas  trocas na direção e no roteiro do projeto. Estaria então a DC Entertainment preocupada com a rota que a película do Cavaleiro das Trevas tomava? Algumas ações dão pistas e indicam interessantes novos rumos que ‘Batman’ deve tomar até ser lançado no final de 2018.



Troca de diretores

Ben Afleck no set de ‘Argo’, filme dirigido pelo ator.

A notícia que pegou todo mundo desprevenido foi a repentina desistência de Ben Afleck em dirigir o longa. Afleck, que também dá vida ao milionário Bruce Wayne no universo cinematográfico da DC Entertainment, quer focar na interpretação do personagem. O ator foi bastante criticado em sua primeira aparição no filme ‘Batman VS Superman – A Origem da Justiça’.

Interpretar Batman requer foco, amor e a melhor atuação que eu posso oferecer. Ficou claro que eu não posso realizar os dois trabalhos (direção e atuação) nos níveis de excelência exigidos. Eu continuo muito comprometido ao projeto e ansioso para trazer a vida aos fãs de todo o mundo”, afirmou Afleck em nota oficial.

Fãs se mobilizam na web para que Zack Snyder assuma a direção

Com a saída de Afleck, o portal Variety garante que Matt Reeves (Cloverfield) é o nome que mais agrada a produção-executiva da DC. Segundo a Forbes, o multipremiado diretor George Miller (Mad Max: A Estrada da Fúria) também está em negociações com o estúdio. Na web, fãs de Zack Snyder, diretor responsável pelo projeto Liga da Justiça, fazem uma petição on-line para que o profissional também assuma o comando de Batman.

O comprometimento de Zack Snyder com o material original, seu extraordinário estilo visual e sua experiência prévia no Universo DC fazem dele o candidato ideal, especialmente quando realizamos a influência que Ben Affleck ainda manteria sobre a história e os diálogos do filme. Os dois trabalhando juntos podem realizar o melhor filme baseado em quadrinhos que já vimos”, aponta o texto da petição hospedada no ‘change.org’ , já assinada por mais de 4000 fãs.



Intervenção no roteiro

 A criação do roteiro de Batman também passa por mudanças drásticas.  O projeto anterior  não agradou aos executivos responsáveis pela produção e precisou ser refeito. O roteiro agora é responsabilidade de Chris Terrio, que substitui a dupla Ben Affleck e Geoff Johns, os  profissionais encarregados inicialmente.

Com parceria consolidada com a DC Entertainment, Chris Terrio, vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 2013 pelo trabalho realizado em ‘Argo’, escreveu o roteiro de outras duas produções do universo cinematográfico DC Comics: Batman VS Superman – A Origem da Justiça’ e Liga da Justiça, ambos dirigidas por Zack Snyder.



Opinião: O que esperar das mudanças?

Novo filme terá uma pesada responsabilidade de honrar a tradição cinematográfica do Homem-Morcego

Com uma extensa filmografia de 8 filmes, Batman é o herói com as melhores adaptações cinematográficas já realizadas. As produções excêntricas de Tim Burton e a recente inesquecível trilogia de Christopher Nolan elevaram todas as expectativas e exigências em cima de filmes do cavaleiro negro de Gothan City. Atentos ao mercado, os produtores-executivos sabem que qualquer deslize que envolva o personagem não terá o perdão dos fãs e da crítica especializada.

Quem acompanha cinema sabe que a DC Entertainment encontra muitas dificuldades para achar o tom ideal em suas produções. Decisões equivocadas como o pavoroso ‘Esquadrão Suicida’, e o estrondoso sucesso da concorrente Marvel Studios, elevam a pressão da empresa californiana. Batman estrategicamente  é o produto ideal para quebra de paradigmas e mostrar que a DC aprendeu com erros anteriores.

Os nomes especulados pela imprensa para assumir a direção do projeto – Matt Reeves, George Miller e Zack Snyder – têm totais condições de entregar ao público uma produção bastante satisfatória. A decisão de Afleck em focar na atuação foi acertada, de uma sensibilidade elogiável, e criou um fato novo para gerar mais expectativas sobre o longa.

A substituição de roteirista visa criar um universo mais coeso, estruturado e integrado à ‘Liga da Justiça’. Chris Terrio terá a oportunidade de corrigir alguns furos realizados em Batman Vs Superman e ao mesmo tempo explorar a obscuridade característica de sua escrita, que também é comum ao herói.

A DC conseguirá se encontrar e entregar um bom Batman? A pergunta só poderá ser respondida em 2018, mas ‘Liga da Justiça’, que estreia no final do ano, dará dicas importantes sobre qual o rumo que a produtora vai escolher na construção de seu universo cinematográfico.

As mudanças em Batman certamente não ocorreram ao acaso e mostram a tentativa da DC em querer acertar…

Deixe seu comentário