Curta brasileiro sobre masculinidade ganha prêmio
O curta-metragem brasileiro “American Goals”, dirigido por Jéssica Teleza, ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no festival NGF – “The Next Generation of Filmmakers Film Festival”, festival que premia os melhores curtas do mundo em Santa Anna, Los Angeles, Califórnia.
Estudante, Jéssica Teleze cursa o terceiro ano de Cinema no Centro Universitário N. Sra do Patrocínio (CEUNSP), em Salto-SP.
O curta-metragem intitulado como “American Goals” pertence ao gênero experimental e aborda a masculinidade, como a sociedade cria os homens e o que ela espera dele, fazendo um interessante paralelo com o documentário recente da Netflix, “The Mask We Live In” (na imagem em destaque).
Na trama de “American Goals”, os meninos vivem suas rotinas quando são sequestrados e presos porque não querem entrar no ciclo que a sociedade impõe. Por isso, eles acabam tentando fugir dessa pressão.
A diretora defende a ideia de que toda a nossa sociedade atual é pautada no homem como centro, e por isso são coisas causadas por homens e que serão ensinadas às novas gerações.
“American Goals” concorreu a três categorias da competição: melhor filme pelo público, e melhor filme geral e melhor filme estrangeiro. Na categoria em que foi vitorioso, a de melhor filme estrangeiro, competiu com países como Irã, Hungria, Egito, Canadá e Israel.
Um dos objetivos do festival é dar oportunidade para que os alunos promovam seus trabalhos e façam contatos com pessoas do mercado internacional.