5 curiosidades sobre o Oscar 2017 - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Cinema Mundial

5 curiosidades sobre o Oscar 2017

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça (24) a lista de indicados ao Oscar 2017. A maior premiação do cinema mundial chega a 89º edição com vários destaques. Nós do Cinem(ação) selecionamos as principais discussões desta edição: uma premiação  histórica de quebra de recordes e paradigmas.

O conquistador de recordes

Depois de se tornar o maior vencedor do Globo de Ouro com 7 estatuetas, “La la land – Cantando estações” conseguiu mais um feito invejável: o musical tornou-se um dos recordistas em indicações ao Oscar.

O filme do diretor Damien Chazelle obteve a impressionante marca de 14 indicações!!! Um recorde que iguala ‘La la land’ aos clássicos ‘Titanic’ (1997) e ‘A Malvada’ (1950).

Consequentemente, La la Land pode transformar-se no maior vencedor de Oscars. Atualmente, a marca pertence a três filmes: Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003). Cada uma dessas produções levou para casa 11 estatuetas.


Olha ela!!!

Falar de Meryl Streep é chover no molhado, a atriz chega a edição de 2017 ampliando seu próprio recorde de indicações. Por sua atuação em ‘ Florence, quem é essa mulher?, Meryl Streep chega a incrível marca de 20 indicações ao Oscar na carreira.

Quer outro dado espetacular? Desde 1979, quando Streep conseguiu a primeira indicação pela atuação em ‘O Franco Atirador’, a atriz  esteve presente em mais de 50% das listas da Academia. Com 3 estatuetas na sua vasta coleção de prêmios, Meryl Streep pode igualar a atriz Katharine Hepburn, a maior vencedora que obteve 4 premiações.


Black Power

Moonlight, filme indicado em oito categorias em 2017.

Ao contrário dos 2 últimos anos, quando a Academia não indicou nenhum artista negro a premiações, o que provocou uma série de protestos e reflexões, a diversidade étnica está bastante presente na lista de candidatos ao Oscar.

Ao todo, 14 artistas Afro-americanos foram indicados em categorias distintas. Pela primeira vez, por exemplo, 3 roteiristas negros concorrem a premiação na categoria roteiro adaptado: August Wilson por “Cercas” e Barry Jenkins e Tarell McCraney por “Moonlight: Sob a Luz do Luar”, dupla favorita a premiação.

Na categoria ‘ Atriz Coadjuvante’, também de forma inédita, 3 atrizes negras foram indicadas: Viola Davis (“Cercas”), Naomie Harris (“Moonlight: Sob a Luz do Luar”) e Octavia Spencer (“Estrelas Além do Tempo”).

Moonlight: Sob a Luz do Luar”, com um elenco composto em sua maioria por atores Afro-americanos, é o grande concorrente de La la land pela premiação mais esperada da noite: o Oscar de Melhor Filme. Independente de resultados, a edição 2017 quebra paradigmas e mostra uma Academia atenta a críticas e reflexões.


Não deu, Deadpool!!!

Apesar de toda a campanha do ator Ryan Reynolds, protagonista de Deadpool, o filme do mercenário tagarela não recebeu nenhuma indicação. Porém, as adaptações de HQs, subgênero cada vez mais explorado pelos estúdios de Hollywood, não foram esquecidas e receberam 2 indicações técnicas.

Com um enredo bastante questionável, mas um visual elogiado pela crítica, ‘Esquadrão Suicida’ ,  adaptação da DC Entertainment, disputa a premiação de ‘Maquiagem e Cabelo‘. Já Doutor Estranho, adaptação da Marvel Studios, concorre à estatueta de efeitos visuais, com excelentes chances de levar o sonhado primeiro Oscar da história da Marvel.


Até que enfim, Austrália

‘Tanna’, primeira produção da Oceania a participar da festa do Tapete Vermelho.

Pela primeira vez uma produção australiana foi escolhida para disputar o Oscar na categoria ‘Melhor Filme Estrangeiro’. A honraria coube ao drama ‘Tanna’, o pioneiro filme da Oceania a tentar levar para casa uma estatueta.

Na história do Oscar, 3 produções brasileiras foram indicadas ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro: O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho(1996) e “O que é isso, companheiro?” (1998). Assim como os australianos, nunca levamos nenhum prêmio…


Deixe seu comentário