Podcast Cinem(ação) #210: Estupro e Abuso no Cinema - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Podcast Cinem(ação)

Podcast Cinem(ação) #210: Estupro e Abuso no Cinema

O cinema é um microcosmos do mundo, e não à toa,  casos de estupro e abuso permeiam o mercado, chegou a hora do Cinem(ação) debater o assunto.

Recentemente, voltou à tona o caso de uma cena de sexo no filme “Último Tango em Paris”, de Bernardo Bertolucci. O diretor já havia declarado que a gravação não foi consensual com a atriz Maria Schneider, e a atriz já tinha declarado que se sentiu “um pouco estuprada” por Marlon Brando. Junto com o caso, vêm à tona diversos temas e casos: atores e diretores dos mais variados são acusados e até condenados por estupro e abuso, e continuam a fazer filmes impunemente. E pior que isso: muitos parecem passar a mão na cabeça deles. Johnny Depp, Charlie Sheen, Woody Allen e Roman Polanski são apenas alguns dos casos de homens envolvidos nesse tipo de caso. E assim, Hollywood se torna um microcosmo da nossa sociedade, machista e misógina.

Rafael Arinelli e Daniel Cury conversam com Camila Cerdeira, do Preta, Nerd & Burning Hell; e Lara Vascouto, do Nó de Oito, sobre o que pode ser feito e como devemos agir em relação a estes filmes: devemos boicotar esses artistas? Devemos parar de ver filmes de um determinado diretor? E de que forma devemos analisar os acontecimentos dentro de um filme ou no campo extra-filme para debater esse importante tema? No fim, é claro que também falamos muita coisa sobre feminismo e questões relacionadas à representatividade, além de abordar temas densos e complexos que precisam vir à tona. Confira um podcast sobre estupro e abuso, e comente o que acha do tema!

Download | iTunes | Feed

> 06m15: Repercussão

> 22m16: Pauta Principal

> 1h40m38: Encerramento & Erros de Gravação

Links do Podcast Cinem(ação):

Críticas, elogios, sugestões para [email protected] ou no facebook.com/cinemacao ou ainda pelo twitter.com/cinemacao

Este Podcast foi editado por: !SSOaí Design Estratégico

Deixe seu comentário