Setembro Amarelo – 5 dicas de Filmes
Há três anos, Setembro ficou mais amarelo para simbolizar a campanha de prevenção ao suicídio. Temas como depressão, morte, tristeza estão diretamente ligados ao ato de tirar a própria vida. Embora esses sejam temas delicados e importantes, ainda são tabus em nossa sociedade. Nunca encaramos a morte como algo natural, tampouco a tristeza. Segundo Robert Gellert Paris (conselheiro do CVV – Centro de Valorização a Vida), todo mundo tem que se sentir ótimo, mas a obrigação de ser feliz gera tensão no jovem. Isso por que o aumento do uso de redes sociais como facebook gera comparação entre a vida e a espetacularização da felicidade.
De Acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil o índice de suicídios entre pessoas na faixa de 15 a 29 anos é de 6,9 casos para cada 100 mil habitantes. Então esse símbolo e a campanha são extremamente necessários para gerar o debate de como devemos combater essa questão. Não é algo fácil, muito menos indolor. Mas campanhas como essa só tendem a ajudar na explanação de um tema demonizado pela sociedade moderna. Demonização que faz com que pessoas que estejam com pensamentos suicidas se reprimam, e até mesmo aparentem estarem bem para seus amigos e familiares para não serem taxado de “fracos”, “frescos” ou qualquer coisa do tipo.
Sendo assim, qualquer ajuda é bem vinda: Seja com posts no Facebook para comentar algo bom para a pessoa, como o evento feito pela CinEvoluir em Londrina que fez uma sessão com o filme As Vantagens de Ser Invisível (2012) e logo depois um debate sobre o tema da obra. No filme, Charlie é um adolescente que sofre problemas de relacionamento, e encontra em Sam e Patrick uma chance de sair de um quadro depressivo. Segundo a psiquiatra participante do debate, Érica Ermel, ver que o problema também atinge outras pessoas pode confortar, desmitificar e facilitar a busca por ajuda.
Entretanto, se por um lado essa campanha tenha gerado bastante comoção por parte de algumas pessoas, outras tentaram fazer pouco caso da questão. É entristecedor ver alguns comentários maldosos na internet, como “Quem comete suicídio é covarde”, “isso é falta de Deus”, ou mesmo a banalização da depressão como páginas fazendo graça com a palavra como “Diva da depressão”, “Game of Thrones da Depressão”, e também a glamourização da doença, pois a mesma está ligada à alguns nomes artísticos como Van Gogh (temas alta e brilhantemente discutidos no episódio 75 do podcast mamilos).
Por fim, tendo a terminar otimista quanto a essa campanha e sua eficácia para a redução da taxa de suicídios no país. Além do mais, minha crença na sétima arte como fonte de conhecimento cultural, social e filosófico me fez listar cinco filmes que ajudarão não só a pessoa que possui dificuldade em reconhecer que existem outras pessoas como ela, que isso não é vergonhoso e tem tratamento, como também ajudar as pessoas a reconhecerem sintomas para poder ajudar seus amigos, familiares e afins. Ah, antes de ir pra lista vou deixar um recado: Setembro não é só um mês, porra.
1 – A Felicidade Não se Compra (1946).

2 – Morangos Silvestres (1957).

3 – 14 Estações de Maria (2014).

4 – Divertida Mente (2015).
5 – As Vantagens de Ser Invisível (2012).
Sinopse: Uma história divertida e emocionante sobre a adolescência. “As Vantagens de Ser Invisível” é um clássico moderno que capta os altos e baixos do ensino médio. O calouro Charlie (Logan Lerman) é um eterno “invisível” até que ele cai sob os encantos da linda e descolada Sam (Emma Watson) e de seu destemido meio-irmão Patrick (Ezra Miller). Juntos, o trio experimenta amor, perda, medo, esperança e a busca pela melhor canção nesta adaptação inesquecível do romance de Stephen Chbosky.
Obs: Os dados contidos no texto foram retirados dos links:
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150922_suicidio_jovens_fd
Escrito por: Will Bongiolo
