7 Motivos para assistir Aquarius
1) Não é um filme político
Uma cena marcante sobre a divulgação foi todos os membros do elenco com placas #foratemer. Isso levou algumas pessoas a acreditarem que o filme tivesse algum cunho político. Não se preocupem quanto a isso. O filme não toma nenhum lado (esquerda ou direita), mas mesmo assim joga na cara do expectador grandes questões político/sociais importantes para a trama.
2) Um enredo moderno
Aquarius tem um enredo moderno, fala de questões atuais da realidade brasileira e pernambucana, quanto a questão imobiliária e como alguns pensamentos sobre caráter, moralidade, encontram em conflito quando há choques de gerações.
3) Sonia Braga
Alguns sites americanos já colocam a atriz Sonia Braga como uma candidata ao Oscar. Acreditem, ela poderá concorrer e tem muita chance de ganhar! Sonia Braga é a alma de Aquarius. Não imagino haver o filme sem ela e sua personagem Clara.
A brasileira natural de Maringá é conhecida e admirada no Brasil e no exterior, com uma extensa carreira e que demonstra que com seus 66 anos ainda mostra toda a beleza da mulher brasileira que não é maior apenas do que seu talento.
4) Trilha Sonora
Temos em Aquarius uma das melhores e mais ecléticas trilha sonora vista em filmes nacionais. Sendo a maior parte das músicas tocadas de forma diegética, ou seja, dentro do universo narrativo, temos músicas clássicas da banda inglesa Queen, passando por Roberto Carlos a Maria Betânia. As músicas do filme refletem o estado de espírita de Clara e tem uma característica que nos leva ao quinto item.
5) Velho X Vintage
O filme em alguns momentos nos faz refletir sobre como a vida é cíclica, e a forma que algumas pessoas não conseguem se desapegar de sua zona de conforto, vivendo em alguns aspectos da mesma forma, por toda sua vida. É muito interessante uma frase da personagem de Sonia Braga ao dizer que: “… se é chato é velho, se é legal é vintage”. Hoje em dia os toca discos estão voltando para um segmento do público, e Clara sempre está escutando os seus discos de vinil, mas sem ser uma personagem avessa as tecnologias, o que fica bem claro em Aquarius.
6)Produção e direção de arte
Uma característica muito presente nos filmes do diretor Quentin Tarantino é trazida para Aquarius, que é separar o filme em capítulos. O primeiro capítulo, se passa em 1980, e é simplesmente fantástico ver essa década ser fielmente retratada. Pouco tempo atrás a série STRANGER THINGS fez o mundo todo voltar aos anos 80, dos Estados Unidos, mas AQUARIUS faz o mesmo com essa década aqui no Brasil. Os carros, roupas, brinquedos, música, tudo, mas tudo é retratado de forma minuciosa para novela da Globo nenhuma botar defeito.
7) Cotidiano brasileiro de sua forma real
Muitas produções nacionais que são exportadas acabam retratando algum segmento muito particular do nosso país que tem tamanho continental. O diretor Kleber Mendonça Filho mostra a todo mundo através de Aquarius, uma história cotidiana na cidade de Recife, que mesmo em sua simplicidade é profundo e apresenta uma história que deve ser realidade para muitas pessoas.