"Cinco Graças" - (2015) - Cinem(ação): filmes, podcasts, críticas e tudo sobre cinema
Artigo

“Cinco Graças” – (2015)

Ficha Técnica

DireçãoDeniz Gamze Erguven

Roteiro: Deniz Gamze Erguven,  Alice Winocour

Mustang ou Cinco Graças é sobre a história de cinco irmãs jovens que vivem numa casa afastada de uma pequena cidade e que fica localizada à 1000km de Istanbul. É um lar rodeado de falta de discernimento sobre o que é ou não o direito de uma mulher. Todas elas, como a tradição propõe, são obrigadas a casar virgens com quem a família determinar, mesmo que não haja sentimento pelo proponente como também nem o conhecimento de sua pessoa. Contudo, no início no filme observamos o oposto,vemos poesia, liberdade, beleza.

Com a praia à vista as cinco irmãs e amigos de escola se jogam com o vento pelas areias e pelas águas salgadas às quais com o tempo deixam todos ensopados de alegria, divertimento e felicidade. Esse momento puro é esgotado quando com os pés no chão de terra, as meninas chegam ao casarão onde moram. Os ouvidos e olhos da mais jovem são o reflexo do nosso olhar ao presenciar o enredo. Ela percebe, ouve e passa a ter uma certa experiência ao ver suas irmãs mais velhas sendo obrigadas a casar com homens que nunca tiveram algum tipo de relação pessoal. Suas roupas e trejeitos são falseados pela avó com o intuito de mostrar como suas netas são dedicadas e obedientes, isto é, ótimas e perfeitas para um matrimônio.

Cinco Graças (Lale - Gunes Sensoy)

No entanto, ao notarmos que são meninas que têm personalidade, quando sozinhas, tiram todo o traje preto ou marrom que cobre os seus corpos e ficam de calcinhas e camisolas. Temos a sensação de quanto elas se sentem presas e não livres ao vestirem tais vestidos. No caso de uma das irmãs, temos um cenário um pouco diferente, ou seja, ela acaba casando com seu namorado com qual já tem tido relações sexuais escondido da família.

Um pavoroso momento: é aquele da inspeção do sangramento após o sexo. É uma situação completamente embaraçosa e de absoluta falta de privacidade.

É um filme forte, atrevido, com força em dizer o que diz e investiga o que atualmente ocorre de forma muito contundente na rotina de nossas vidas com o machismo exacerbado, com a falta de política para com às mulheres, mas não tratando-as como vítimas, porém, como detentoras de seus direitos como pessoa. O filme traz uma reflexão muito interessante sobre tanto tais acontecimentos arcaicos assim como dialoga com a religião que ali existe.

Deixe seu comentário