Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo anuncia a programação de sua 26ª edição
Cinema Mundial

Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo anuncia a programação de sua 26ª edição

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo chega à sua 26ª edição. O evento ocorre entre 19 e 30 de agosto de 2015, dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, com chancela do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras e da Sabesp. Serão exibidos cerca de 350 filmes de 52 países, que foram selecionados em meio a mais de 3600 inscritos. A programação é grátis e acontece em diversas salas de cinema da capital paulista: MIS, CineSesc, Cinemateca, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cinusp e espaços do Circuito Municipal de Cultura, além de alguns espaços nas ruas da cidade. Com muita diversidade sendo mostrada nos filmes, em uma cidade bastante propícia como é São Paulo, o festival tem como tema principal a mobilidade urbana. O objetivo é refletir sobre os problemas da cidade através desta importante questão. Além de um passeio ciclístico pelas ruas do centro de São Paulo, com projeção de curtas ao ar livre, o festival traz quatro programas especiais sobre a mobilidade urbana. Alexandra Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos, realizadores do curta “E” – documentário sobre estacionamentos e especulação imobiliária que foi exibido no evento em 2014 –, assinam a curadoria de dois deles: “Carro – um Trajeto”, que aborda os distintos papéis do automóvel no imaginário nacional, e “Personagens em Deslocamento”, com curtas que mostram como a vida das pessoas é afetada pelas possibilidades de movimentação em áreas urbanas.

Reunindo produções de 1991 a 2011 que já foram exibidas em outras edições do evento, Mobilidade Humana revela aventuras humanas vividas em diferentes trajetos. Já o programa “Vélo” (bicicleta, em francês) traz uma seleção de curtas do festival francês Clermont-Ferrand que afirmam a condição de liberdade que a bicicleta proporciona.

A programação é dividida nas tradicionais mostras Internacional, Latino-americana, Programas Brasileiros e Programas Especiais. A lista de filmes selecionados para o 26° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo pode ser consultada no site www.kinoforum.org.br/curtas.

 

26º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO
Datas: 19 a 30 de agosto de 2015 – Entrada gratuita
Locais: MIS, CineSesc, Cinemateca, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cinusp  e espaços do Circuito Municipal de Cultura
Informações: www.kinoforum.org.br/curtas / www.facebook.com/kinoforum

Deixe seu comentário